1º Nas Nuvens… Congresso de Música: Anais (2015)

ISBN: 978-85-60488-10-0

Conferência de Abertura:
Nas Nuvens…
Prof. Dr. Oilian Lanna

ALVES, Isabella Cristina Diniz de Paula; SOARES, Mariana de Assis. Entre análises e escutas: Um estudo de caso sobre a influência da música ambiente sobre o consumidor.

.pdf          vídeo YouTube

ALVES, Jéssica Dayana. Recursos e Ferramentas Tecnológicas no Ensino a Distância de Canto na Universidade de Brasília – UNB.

.pdf          vídeo YouTube

AMADO, Paulo VInícius. O Choro em estudos da Etnomusicologia: os ambientes e ferramentas de pesquisa, o estado da arte em aspectos quantitativos e apontamentos críticos.

.pdf          vídeo YouTube

ANDRÉ, Aline Moreira et al. . Tecnologia e atraso do desenvolvimento: Relações com a Musicoterapia.

.pdf          vídeo YouTube

BOTELHO, Liliana Pereira; PARIZZI, Maria Betânia. Articulando competências do músico-educador: a atuação do egresso do Curso de Licenciatura em Música da UFSJ.

.pdf          vídeo YouTube

DUARTE, Tamiris. Desenvolvimento de arranjos musicais para repertórios de música popular brasileira.

.pdf          vídeo YouTube

EUFRÁSIO, Vinícius. ROCHA, Edite. O ritual de Encomendação das Almas: A produção bibliográfica e audiovisual digital no Brasil e em Portugal.

.pdf          vídeo YouTube

FERREIRA, Gustavo; ROCHA, Edite. Acervo de partituras da Banda de Música Lira Santa Cecília de Pará de Minas/MG: Relato descritivo.

.pdf          vídeo YouTube

FREITAS, Maicol Nunes Navarro; SALGADO, Juan Carlos Pereira. A lateralidade na música: influência da psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem do aluno canhoto de violão.

.pdf          vídeo YouTube

MARTINS, Pedro. Tropicália: uma leitura musical da antropofagia.

.pdf          vídeo YouTube

MENDES, Renata Ribeiro de Oliveira; BARBEITAS, Flavio Terrigno; ROCHA, Edite. Performance historicamente informada e suas variantes: Um levantamento bibliográfico (2000-2015).

.pdf          vídeo YouTube

OLIVEIRA, Patricia Valadão Almeida de; KAYAMA, Adriana Giarola; FERNANDES, Ângelo José. Ópera Tiradentes de Manoel Joaquim de Macedo (1845 – 1925): resgate histórico.

.pdf          vídeo YouTube

PEREIRA, Marija Mihajlovic. Uma abordagem interpretativa do terceiro movimento da Sonata Op. 36 para violino e piano de Henrique Oswald.

.pdf          vídeo YouTube

PICCOLI, Lucas Ferreira. Planejamento de sessões de estudo por estudantes de violão: resultados parciais e impressões preliminares.

.pdf          vídeo YouTube

REIS, Carla Silva; ANJOS, Ighor Patrick Andrade dos. Piano.Pérolas: o repertório didático brasileiro on-line.  (Vencedor do “Prêmio Nas Nuvens”).

.pdf          vídeo YouTube

RICARDO, Felipe Novaes. Acervo Maestro Chico Aniceto: o fato e a norma musical.

.pdf          vídeo YouTube

SANTOS, Mauro Camilo de Chantal et al.. “Chi sà le mie pene”, lamento napolitano datado de 1620 e de autor ignorado: edição e estudos sobre aspectos de retórica da obra, com vistas a uma melhor interpretação.

.pdf          vídeo YouTube

SILVA, Hevelyn Costa da; HON, Yangmei. IMSLP, LIEDERNET e YOUTUBE: ferramentas tecnológicas para o estudo do cantor lírico.

.pdf          vídeo YouTube

SILVA, Luciana Rodrigues de Mesquita e. Educação Musical nos ensinos infantil e fundamental: alguns anos depois, a Lei 11.769 de 2008 e sua efetivação.

.pdf          vídeo YouTube

SIMÕES, Thays Lana Peneda; SANTIAGO, Patrícia Furst. A pesquisa-ação e seus desafios éticos.

.pdf          vídeo YouTube

SIMÕES, Thays Lana Peneda; LANA, Éric Vinícius de Aguiar. A plataforma web como ferramenta para o performer: Leoni e o meio digital (2011-2015).  (Vencedor do “Prêmio Nas Nuvens”).

.pdf          vídeo YouTube

TEIXEIRA, Greyce Ornelas Viana; PARIZZI, Betânia. Softwares de análises acústicas e feedback visual: Um relato de experiência na aprendizagem do canto.

.pdf          vídeo YouTube

TELLES, Lucas Pimente; BARBOSA, Rogério Vasconcelos. Análise do primeiro movimento da Brasiliana nº7 de Radamés Gnattali.

.pdf          vídeo YouTube

TOLEDO, Reinaldo Honório. A dor da saudade: um relato de experiência sobre o ensino coletivo de viola caipira para adolescentes do Projeto Guri, polo Acif-Franca.

.pdf          vídeo YouTube

WINK, Lucas. Sonoridades e idealizações de brasilidade na “Baixa” da cidade do Porto, em Portugal: um estudo sobre a prática de música brasileira em bares noturnos da região. (Vencedor do “Prêmio Nas Nuvens”).