3º Nas Nuvens… Congresso de Música: Anais (2017)

ISBN: 978-85-60488-32-2

Conferência de Abertura:

Relações Gestuais entre som e imagem
Prof. Dr. João Pedro Oliveira

AMORIM, Leonardo Souza; BARBEITAS, Flavio Terrigno. Levantamento bibliográfico acerca do “Concerto para Violão e Pequena Orquestra”, de Heitor Villa-Lobos, no período de 2000 a 2017. p. 326-336.

OLIVEIRA, Amanda. Mulheres musicistas na crítica de Oscar Guanabarino: a interpretação sob os estereótipos de gênero. p. 95.105.

ANASTÁCIO, Luiza Gaspar; ASSIS, Ana Claudia de. Estrutura n.1 para violino e piano: desvelando sons dodecafônicos na obra de Carlos Alberto Pinto Fonseca. p. 215-227.

OLIVEIRA, Márcio Pizzi de; SCARVADA, Annibal. O modelo do contexto e a audição musical. p. 135-146.

ARMONDES, Augusto. GuiaRT, um sistema em tempo real de extração e re-criação de texturas musicais utilizando um violão de nylon. p. 40-45.

OLIVEIRA, Márcio Pizzi de; SCARVADA, Annibal. Os conhecimentos e as habilidades do consumidor de música. p. 167-180.

BRACHER, Gustavo. Juarez Moreira e uma breve história musical. p. 284-297.

OLIVEIRA, Gleisson do Carmo; PARIZZI, Maria Betânia; SAMPAIO, Renato Tocantins. Relações entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento vocal de crianças com autismo. p. 228-236.

CARNEIRO, Emília; BRAGA, Natália; LOUREIRO, Maurício. A clarineta nos Boletíns Latino Americanos de Música: exposição do repertório de música de câmara. p. 118-134.

PEREIRA, Leonardo Corrêa Botta. Música e Prosódia: uma análise sobre a ‘Fuga Proverbial’ de Osvaldo Lacerda. p. 237-253.

FERREIRA, Rhainara Lima Celestino et. al. Atendimento musicoterapêutico hospitalar breve nos cuidados progressivos: relatos de experiência. p. 65-70.

RODRIGUES, Renato Santos; OLIVEIRA, Ravik Ritiely Gomes. Núcleo de música coral da UFMG: um relato de experiência sobre Canto Coral e interdisciplinaridade. p. 71-81.

FONSECA, Marilene Clara; DIAS, Ricardo Luiz; SAMPAIO, Renato. A voz cantada e a expressão emocional em trabalhos acadêmicos: resultados parciais de uma revisão sistemática. p. 311-325.

ROSSI, Nathalia Angela Fragoso; VASCONCELOS, Rogério. Treatise (Cornélius Cardew): análise visual e musical das páginas 1 a 4. p. 388-414.

LELIS JÚNIOR, Márcio Gonzaga; CAMPOS, Fernando Braga. Gravação de violão utilizando duas técnicas de captação estéreo. p. 46-64.

SANTOS, Marcos Antônio Silva. Técnica da Regência: para além dos padrões métricos silenciosos. p. 268-297.

LIMA, Urbano Francisco Peres de; SANTOS, Mauro Camilo de Chantal. Praia vermelha, de Maria Helena Buzelin (1931-2005): resgate histórico por meio de análise estilística da obra, edição e dados biográficos da compositora. p. 298-310.

SIMÕES, Alan Caldas. Conscientização musical crítica: um ensaio sobre musicalidade crítica. p. 147-151.

MACHADO, Alexandre; PAIVA, Allan; PARIZZI, Betânia. O Canto Espontâneo como indicador do desenvolvimento musical de uma criança de quatro anos. p. 82-94.

SILVA, Barbara Viggiano Rocha da. Crianças indígenas e música: cantos e formação da pessoa entre os povos Tikmũ’ũn. p. 363-374.

MACIEL, Thais Fernanda Vicente Rabelo. João Batista Prado: atividade musical do maestro na cidade de São Cristóvão (SE). p. 375-387.

SILVA, Luiza Graciolly Z; SANTIAGO, Patrícia Furst. Ouvido absoluto: definição, funcionamento e caminhos para a aquisição. p. 26-39.

MARINO, Gislene. Aspectos da colonialidade e seus impactos nas práticas musicais e no ensino de música em contextos latino-americano. p. 152-166.

SILVA, Régis Luís de Carvalho. Vocal acoustic analysis: Collection, analysis, and discussion of spectral data generated from vocal emission with the larynx in two different positions. p. 181-197.

MARTELLI, Jéssica et. al. Monitoria nos corais infanto juvenis do projeto “Música para Todos”: um relato de experiência. p. 106-117.

SILVA, Régis Luís de Carvalho. Análise acústica vocal: Coleta, análise, e discussão sobre dados espectrais gerados a partir de emissão vocal com a laringe em duas diferentes posições. p. 198-214.

MONTEIRO, Marcus; VASCONCELOS, Rogério. Análise do gesto instrumental na obra Salut für Caudwell, de Helmut Lachenmann. p. 9-25.

SIMÕES, Thays Lana Peneda; PENIDO, Bárbara Guimarães. Musicorporeidade: a importância da aplicação de abordagens holísticas no ensino-aprendizagem do canto. p. 337-352.

NEVES, Maria Teresa de Souza;  FILHO, Eduardo Dias de Barros; REIS, Carla Silva. Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais: O Estado de Arte. p. 254-267.

VIRGÍLIO, Luciano Soares; RODRIGUES, Mauro. O uso do MIDI para a transcrição. p. 353-362.