7º Nas Nuvens… Congresso de Música: Anais (2021)

In: ROCHA, Edite et. al. 7º Nas Nuvens… Congresso de Música: anais. Escola de Música da UFMG, Belo Horizonte/MG, 2021.

ISBN: xxx-xx-xxxxx-xx-x

FILHO, José Ronaldo de Campos; SANTOS, Gleidson Jordan dos. “Desenvolvimento da espontaneidade na performance musical de alunos de saxofone: Estudo em uma corporação musical do interior de Minas Gerais”

.pdf vídeo YouTube

EID, Dagma Cibele. “Alfabeto musical, tablaturas mistas e a técnica do rasgueado: a historiografia da guitarra flamenca na reconstituição da performance musical”

.pdf vídeo YouTube

BÔRRAS, Sofia dos Santos Gomes. “Inteligência emocional aplicada à performance musical: Utilização dos seus princípios no estudo instrumental do instrumento de sopro”

.pdf vídeo YouTube

ROCHA, Miriam Bastos. “Os brinquedos musicais de Villa-Lobos: o gatinho de papelão e o cachorrinho de borracha”

.pdf vídeo YouTube

ANDRADE, Alessandra Maria de Faria; CASTRO, Clarissa Andrade de. “Experiência de formação docente de graduandos em música a partir de um projeto social do interior de Minas Gerais”

.pdf vídeo YouTube

VASCONCELOS, Penha; VALADÃO, Patrícia. “Francisco Mignone (1897-1986) e a canção Si eu sei o que é saudade…: aspectos históricos, análise e edição da obra”

.pdf vídeo YouTube

VERTHEIN, Karin Peres; DAU, Elizabeth Mendonça; LOPES, Rogério Barroso. “Pandemia, gênero e educação musical: reflexões sobre um currículo inclusivo e para o acolhimento”

.pdf vídeo YouTube

OLIVEIRA, Mariana Correa de; SILVA, Ligia Ishitani. “A ansiedade dos cantores líricos na pandemia de COVID-19: uma pesquisa preliminar”

.pdf vídeo YouTube

LAKSCHEVITZ, Eduardo; COELHO, Dalton Santos. “Arranjo vocal: técnicas básicas de arranjo para coros a duas e três vozes acompanhados”

.pdf vídeo YouTube

LOPES, Rogério. “Os modos de Messiaen e a rítmica do sul da Índia: uma proposta para a improvisação”

.pdf vídeo YouTube

VITAL, André Henrique Farias. “Android e iOS: possibilidades para educação musical”

.pdf vídeo YouTube

OLIVEIRA, Mariana Correa de. “Lorelei: uma breve reflexão sobre a expressão de Clara Schumann através do Lied”

.pdf vídeo YouTube

MARTINS, Ana Carolina dos Santos; SANTOS, Ana Roseli Paes dos. “Educação musical, muito além do som”

.pdf vídeo YouTube

GARCIA, Gabriel Formagio Perez; PARIZZI Betânia. “Dislexia em músicos: um estudo exploratório”

.pdf vídeo YouTube

MOTA, Lúcius Batista; RIBEIRO, Júlia Coutinho Ruggieri. “Considerações sobre o processo de edição da Partita Opus 19 para oboé de Ernst Widmer”

.pdf vídeo YouTube

MARTINS, Pedro Henrique. “Descontinuidades do algo musical: teoria estética e crítica jornalística”

.pdf vídeo YouTube

CHAGAS, Robson Miguel Saquett. “A pesquisa sobre regência e regentes: levantamento, organização e apontamentos iniciais sobre a produção”

.pdf vídeo YouTube

ZAJDSZNAJDER, Enzo Schilirò. “Só se não for brasileiro nessa hora: uma análise dos processos composicionais de Moraes Moreira no grupo Novos Baianos a partir de um estudo de caso”

.pdf vídeo YouTube

PRESTES, Kleiton da Cruz; NÜSKE, Glaubert Gleizes Faber. “Solo para Clarone (Clarineta) de Ernst Mahle: abordagens metodológicas para uma interpretação musical”

.pdf vídeo YouTube

BETTIN, Bibiana Pedra Cru; ROSÁRIO, Verônica Magalhães; SAMPAIO, Renato Tocantins. “Da interdisciplinaridade às especificidades, atribuições e limitações: o uso da música como recurso terapêutico por profissionais não musicoterapeutas”

.pdf vídeo YouTube

LIMA, Diego Dias; ZANON, Fernanda Torchia. “Ansiedade na performance musical: analisando sua ocorrência entre os diferentes níveis de formação musical e a prática do Mindfulness e Técnica Alexander como estratégia de enfrentamento”

.pdf vídeo YouTube

ESTEVAN, Flávia Alvarenga; LOUREIRO, Cybelle Maria Veiga. “Música, lateralidade e aprendizagem: um estudo metodológico para prevenção de dificuldades de aprendizagem”

ALMEIDA, Paulo Eduardo Souza de. “A edição crítica do concerto Ibira Guira Recê para saxofone alto e piano de Edmundo Villani-Côrtes”

.pdf vídeo YouTube

SANTIAGO, Pedro Ricardo Bücker; CUERVO, Luciane. “Redes sociais e novas tecnologias digitais: seus usos e funções no contexto das práticas musicais entre estudantes do ensino superior de música”

.pdf vídeo YouTube

PRAZERES, João Paulo. “O Soundpainting como Estratégia Criativa na Contemporaneidade”

.pdf vídeo YouTube

GABORIM-MOREIRA, Ana Lúcia Iara; et. al. “Cantemus, sempre: relatos de experiências presenciais e virtuais em um projeto de extensão universitária”

.pdf vídeo YouTube

QUEIROZ, Andréa Matias; SAMPAIO, Renato Tocantins. “Afetividade e cognição: uma revisão de literatura sobre as relações e influências que exercem na aprendizagem musical”

.pdf vídeo YouTube

BRAGA, Simone Marques; et. al. “O piano a 4 Artes e a popularização do piano: pesquisa em diálogo com performances musicais”

.pdf vídeo YouTube

EUFRÁSIO, Vinícius; FREITAS, Lucas. “Francisco Fonseca (1884-1970): valsas de um compositor formiguense”

.pdf vídeo YouTube

PEREIRA, Luiz Carlos; EUFRÁSIO, Vinícius. “O uso de brincadeiras e sua importância no contexto da musicalização de crianças: um estudo preliminar.”

English EN Portuguese PT Spanish ES