Normas para publicação

Poderão ser aceitos trabalhos redigidos e apresentados em português, inglês e espanhol. As submissões deverão ser realizadas por meio do envio do trabalho escrito e também da apresentação em formato audiovisual, de acordo com as seguintes especificações:

1. Trabalho escrito:

1.1 Texto completo (ata de congresso) – até 30.000 caracteres com espaços (ver template), ou

1.2 Resumo expandido – até 10.000 caracteres com espaços (ver template), ou

1.3 Resumo simples – até 2000 caracteres com espaços (ver template)

2. Apresentação multimídia
2.1. Vídeo do conteúdo da comunicação, com duração máxima de 15 minutos. A edição do vídeo ficará a critério dos(as) autores(as), que poderão incluir ilustrações, áudios e/ou outros recursos na composição de sua apresentação. O vídeo produzido não deverá conter aberturas personalizadas ou letreiros com o nome dos autores, pois, antes da publicação oficial, uma vinheta padronizada será incluída pela organização do evento. Informações como apoios, afiliações institucionais, contato dos autores, referências, dentre outras, poderão ser inseridas ao fim do vídeo como créditos. O título do vídeo não poderá ultrapassar 100 caracteres com espaços, devendo ficar o mais próximo do título do trabalho escrito, sem incluir nomes de autores ou do evento. A comunicação deverá ser enviada por meio de um link não-listado no YouTube, que será encaminhado aos pareceristas e membros da comissão científica para avaliação, ou
2.2. Recital-conferência / Performance artístico-musical com gravação autoral inédita, sem duração determinada em função do repertório proposto. A edição do mesmo ficará a critério dos(as) autores(as), que poderão incluir ilustrações, áudios e/ou outros recursos na composição de sua apresentação. O vídeo produzido não deverá conter aberturas personalizadas ou letreiros com o nome dos autores, pois, antes da publicação oficial, uma vinheta padronizada será incluída pela organização do evento. Informações como apoios, afiliações institucionais, contato dos autores, referências, dentre outras, poderão ser inseridas ao fim do vídeo como créditos. O título do vídeo não poderá ultrapassar 100 caracteres com espaços, devendo ficar o mais próximo do título do trabalho escrito, sem incluir nomes de autores ou do evento. O recital-conferência deverá ser enviado por meio de um link não-listado no YouTube, que será encaminhado aos pareceristas e membros da comissão científica para avaliação, ou
2.3. Podcast / Ensaio Sonoro, com duração máxima de 30 minutos. Esta modalidade reflete a atual demanda de material sonoro sem a presença de imagens, no entanto com características artísticas para além da informativa, como sonoplastia, exemplos sonoro-musicais, excertos de entrevistas, performances etc. Solicitamos que este formato não se limite a uma mera leitura do texto escrito, priorizando uma versão dinâmica e áudio-criativa para os ouvintes. O título do áudio não poderá ultrapassar 100 caracteres com espaços; devendo ficar o mais próximo do título do trabalho escrito, sem incluir nomes de autores ou do evento.

As produções em áudio e audiovisuais aprovadas serão disponibilizadas no site do 10º Nas Nuvens… Congresso de Música na data do evento. Destacamos que durante os dias de realização do congresso (de 1 a 8 de Dezembro 2024), os participantes se comprometem a acompanhar os comentários de seu próprio trabalho, esclarecendo possíveis dúvidas e/ou complementando com outras informações. A partir desta edição, sugerimos enfaticamente uma participação mais ativa nos trabalhos publicados no Nas Nuvens. Assim, será sugerido realizar comentários analíticos de trabalhos da sua escolha de outros autores desta edição através do canal do evento no Youtube.

Inscrição e Avaliação das submissões: 

A data da submissão será até 15 de outubro de 2024 através do formulário de inscrição cujo link também está disponível no site do evento. No ato da inscrição, deverá enviar o link do áudio ou vídeo e o arquivo contendo seu trabalho escrito (em formato .doc .docx ou .odt. com tamanho até 10MB). Ao submeter sua proposta, os autores/as autorizam a veiculação de seus trabalhos e imagem aos canais do evento.

Os trabalhos áudio/audiovisuais e escritos serão avaliados por dois pareceristas, sendo submetidos, em caso de dúvidas, a uma terceira avaliação. Dadas as especificidades deste congresso, os trabalhos serão submetidos à avaliação com a identificação nominal do(s) autor(es).

Os autores aprovados serão notificados até dia 19 de novembro de 2024.

Para mais informações contate a Comissão Organizadora do evento através do e-mail congressonasnuvens@gmail.com.

Distinção de melhores trabalhos 

Serão conferidas cinco distinções às apresentações de trabalhos que mais se destacaram pela criatividade, originalidade, realização técnica, harmonia entre o viés científico e artístico-musical e conteúdo da pesquisa, nas seguintes categorias:

  • Prêmio 10º Nas Nuvens… Comunicação – Vídeo selecionado pela comissão organizadora a partir das indicações da Comissão Científica
  • Prêmio 10º Nas Nuvens… Recital-Conferência / Performance artístico-musical – Vídeo selecionado pela comissão organizadora a partir das indicações da Comissão Científica
  • Prêmio 10º Nas Nuvens… Podcast / Ensaio Sonoro – Produção em áudio selecionado pela comissão organizadora a partir das indicações da comissão científica
  • Prêmio 10º Nas Nuvens… Iniciação Científica – Vídeo selecionado pela comissão organizadora a partir das indicações da Comissão Científica para trabalhos realizados por graduandos e/ou graduados.
  • Prêmio 10º Nas Nuvens… Público – Vídeo ou áudio mais curtido e compartilhado durante a realização do evento. O cálculo de compartilhamentos e curtidas (likes) em redes sociais será considerado através do sistema interno de análises do canal no YouTube do evento. 

Salientamos que as premiações não incluem valores monetários, mas configuram-se como distinções no âmbito do evento.