Encontro Com A Música na Maturidade 2022

O curso de extensão Encontro com a Música na Maturidade oferece princípios básicos para apreciação e conhecimento musicais. O desenvolvimento da percepção musical será propiciado através de atividades como o treinamento auditivo, a leitura e a escrita, o estudo da teoria elementar da música, a audição de obras musicais e a prática da música vocal em conjunto. Conteúdos variáveis da apreciação musical serão ministrados pelo professor do curso e por palestrantes convidados.

INFORMAÇÕES GERAIS

O curso está estruturado em dois módulos semestrais, com entrada para os iniciantes (Módulo I) no 1º semestre letivo de cada ano.

Clique no botão ao lado para baixar o conteúdo:

Carga horária – 01 aula semanal de 02 (duas) horas, durante quinze semanas, totalizando 30 horas por módulo semestral.

Carga horária total do curso – 02 (dois) módulos = 60 horas.

Público alvo:
Prioridade para maiores de 40 anos.

Idade mínima: 25 anos.

Professor: Adalmário Pacheco Júnior, do Departamento de Instrumentos e Canto da EM UFMG

Vagas por turma:

20 alunos – número máximo

08 alunos – número mínimo para viabilização da turma

Preenchimento
das vagas
: Módulo I: não há testes de seleção, as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição/matrícula. Módulo II: para ingresso no Módulo II, o domínio do conteúdo programático do Módulo I será avaliado através de entrevista individual.

Os conteúdos dos Módulos I e II encontram-se disponíveis nos links abaixo:

Clique no botão ao lado para baixar o conteúdo:

Também através do CENEX/Música – tel.: 34094715.

Local de realização do curso – Escola de Música da UFMG (Campus Pampulha)

Sala: A definir.

Horário: 4ª feira, das 16:15 às 18:15 horas

Importante: após o término da cada aula, o aluno terá oportunidade de assistir aos concertos da Série VivaMúsica, no Auditório da Escola de Música, com entrada gratuita. As apresentações acontecem durante todo o ano, às quartas-feiras, no horário das 18:30.

Calendário para o 2º semestre de 2022 (Módulo I)

Matrículas:

19 de julho a 19 de agosto, das 08:00 às 18:00.

19/07 a 09/08: Prioridade para maiores de 40 anos

10/08 a 19/08: Maiores de 25 anos, de acordo com as vagas existentes

Local:

FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

UFMG – Campus Pampulha – Praça de Serviços, Tel: 3409 4220

Homepage: www.fundep.ufmg.br

Período letivo:

24 de agosto a 21 de dezembro

Valor de cada módulo: R$ 731,50 (setecentos e trinta e um reais e cinquenta centavos)

Taxa de material: R$ 31,00 (trinta e um reais)

Valor Total: (módulo + taxa de material) = R$ 762,50 (setecentos e sessenta e dois reais e e cinquenta centavos)

Formas de pagamento:

1. À vista, com 5% de desconto no ato da matrícula: R$ 724,37(setecentos e vinte e quatro reais e trinta e sete centavos)
  2. Em cinco vezes: matrícula de R$177,30 (146,30 da 1ª parcela + 31,00 da taxa de material) + 04 parcelas de R$146,30 com vencimentos em 20/09; 20/10; 21/11 e 20/12.

Observações:

1. Respeitadas a Resolução nº 07/2004 do Conselho Universitário da UFMG e as possibilidades do curso, avaliadas a cada semestre, poderá haver a concessão de bolsas parciais ou integrais. Sujeitas à previsão orçamentária e ao número de alunos matriculados, as bolsas obtidas no Módulo I não serão automaticamente concedidas para o Módulo II.
  2. O interessado em pleitear uma bolsa parcial ou integral deverá dirigir-se à FUMP (Fundação Mendes Pimentel) para fazer a sua avaliação sócioeconômica. Após esta avaliação, terá até o dia 14 de setembro (prazo limite após o início do semestre letivo) para levar ao CENEX o documento que ateste a sua carência. A solicitação será avaliada de acordo com a pontuação emitida pela FUMP.
  3. OS ALUNOS BOLSISTAS (INTEGRAIS OU PARCIAIS) NÃO ESTARÃO ISENTOS DA TAXA DE MATERIAL (R$31,00), QUE DEVERÁ SER PAGA NO PERÍODO DE MATRÍCULA DO CURSO.

CENEX/Música: Tel: 3409 4715

cenex@musica.ufmg.br