ENCONTRO COM A MÚSICA NA MATURIDADE

O curso de extensão Encontro com a Música na Maturidade oferece princípios básicos para apreciação e conhecimento musicais. O desenvolvimento da percepção musical será propiciado através de atividades como o treinamento auditivo, a leitura e a escrita, o estudo da teoria elementar da música, a audição de obras musicais e a prática da música vocal em conjunto. Conteúdos variáveis da apreciação musical serão ministrados pelo professor do curso e por palestrantes convidados.

INFORMAÇÕES GERAIS

O curso está estruturado em dois módulos semestrais, com entrada para os iniciantes (Módulo I) no 1º semestre letivo de cada ano.

Carga horária – 01 aula semanal de 02 (duas) horas, durante quinze semanas, totalizando 30 horas por módulo semestral.

Carga horária total do curso – 02 (dois) módulos = 60 horas. Público alvo – Prioridade para maiores de 40 anos.

Idade mínima: 25 anos.

Professor: Adalmário Pacheco Júnior, do Departamento de Instrumentos e Canto da EM UFMG.

Vagas por turma: 20 alunos – número máximo 08 alunos – número mínimo para viabilização da turma.

Preenchimento das vagas: Módulo I: não há testes de seleção, as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição/matrícula. Módulo II: para ingresso no Módulo II, o domínio do conteúdo programático do Módulo I será avaliado através de entrevista individual.

Local de realização do curso – Escola de Música da UFMG (Campus Pampulha).

Sala: 09

Horário: 4ª feira, das 16:15 às 18:15 horas.

Importante: após o término da cada aula, o aluno terá oportunidade de assistir aos concertos da Série VivaMúsica, no Auditório da Escola de Música, com entrada gratuita. As apresentações acontecem durante todo o ano, às quartas-feiras, no horário das 18:30.

Matrícula veteranos: 25 de julho a 23 de agosto, das 08:00 às 18:00.

Inscrições para entrevista (novatos): 25 de julho a 15 de agosto, das 08:00 às 17:00. Entrevista: dia 16 de agosto (sexta-feira), às 18 h, na Escola de Música.

Resultado: ao término da entrevista.

Matrícula novatos (idade mínima – 25 anos): 19 a 23 de agosto das 08:00 às 17:00. Local: FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa UFMG – Campus Pampulha – Praça de Serviços, Tel: 3409 4220 Homepage: www.fundep.ufmg.br

Período letivo: 28 de agosto a 11 de dezembro (com previsão de 16 semanas, para eventual reposição de aula)

INVESTIMENTO

Valor de cada módulo: R$ 634,00 (seiscentos e trinta e quatro reais) Taxa de material: R$ 27,00 (vinte e sete reais) Valor Total: (módulo + taxa de material) = R$ 661,00 (seiscentos e sessenta e um reais).

Formas de pagamento:

1. À vista, com 5% de desconto no ato da matrícula: R$ 651,17 (seiscentos e cinquenta e um reais e dezessete centavos) 2. Em cinco vezes: matrícula de R$153,80 (R$ 126,80 da 1ª parcela + 27,00 da taxa de material) + 04 parcelas de R$126,80; com vencimentos em 16/09; 16/10; 16/11 e 16/12

BOLSAS:

1. Respeitadas a Resolução nº 07/2004 do Conselho Universitário da UFMG e as possibilidades do curso, avaliadas a cada semestre, poderá haver a concessão de bolsas parciais ou integrais. Sujeitas à previsão orçamentária e ao número de alunos matriculados, as bolsas obtidas no Módulo I não serão automaticamente concedidas para o Módulo II.

2. O interessado em pleitear uma bolsa parcial ou integral deverá dirigir-se à FUMP (Fundação Mendes Pimentel) para fazer a sua avaliação sócioeconômica. Após esta avaliação, terá até o dia 16 de setembro (prazo limite após o início do semestre letivo) para levar ao CENEX o documento que ateste a sua carência. A solicitação será avaliada de acordo com a pontuação emitida pela FUMP. 3. OS ALUNOS BOLSISTAS (INTEGRAIS OU PARCIAIS) NÃO ESTARÃO ISENTOS DA TAXA DE MATERIAL (R$27,00), QUE DEVERÁ SER PAGA NO PERÍODO DE MATRÍCULA DO CURSO.