O curso de extensão Encontro com a Música na Maturidade oferece princípios básicos para apreciação e conhecimento musicais. O desenvolvimento da percepção musical será propiciado através de atividades como o treinamento auditivo, a leitura e a escrita, o estudo da teoria elementar da música, a audição de obras musicais e a prática da música vocal em conjunto. Conteúdos variáveis da apreciação musical serão ministrados pelo professor do curso e por palestrantes convidados.

INFORMAÇÕES GERAIS

O curso está estruturado em dois módulos semestrais, com entrada para os iniciantes (Módulo I) no 1º semestre letivo de cada ano.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image.png Clique para baixar o conteúdo: Módulo II

Carga horária – 01 aula semanal de 02 (duas) horas, durante quinze semanas, totalizando 30 horas por módulo semestral.

Carga horária total do curso – 02 (dois) módulos = 60 horas.

Público alvo:
Prioridade para maiores de 40 anos.

Idade mínima: 25 anos.

Professor: Adalmário Pacheco Júnior, do Departamento de Instrumentos e Canto da EM UFMG

Vagas por turma:

20 alunos – número máximo

08 alunos – número mínimo para viabilização da turma

Preenchimento
das vagas
: Módulo I: não há testes de seleção, as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição/matrícula. Módulo II: para ingresso no Módulo II, o domínio do conteúdo programático do Módulo I será avaliado através de entrevista individual.

Os conteúdos dos Módulos I e II encontram-se disponíveis nos links abaixo:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image.png Clique para baixar o conteúdo: Módulo II

e no CENEX/Música – tel.: 34094715.

Local de realização do curso – Escola de Música da UFMG (Campus Pampulha)

Sala: 09

Horário: 4ª feira, das 16:15 às 18:15 horas

Importante: após o término da cada aula, o aluno terá oportunidade de assistir aos concertos da Série VivaMúsica, no Auditório da Escola de Música, com entrada gratuita. As apresentações acontecem durante todo o ano, às quartas-feiras, no horário das 18:30.

Calendário para o 1º semestre de 2020 (Módulo I)

Matrícula:

18/02 a 17 -03: Das 08:00 às 18:00.

18/02 a 02/03: Prioridade para maiores de 40 anos

03/03 a 17/03: Maiores de 25 anos, de acordo com as vagas existentes

Local:

FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa UFMG – Campus Pampulha – Praça de Serviços, Tel: 3409 4220

Homepage: www.fundep.ufmg.br

Período letivo:

18 de março a 01 de julho (com previsão de 16 semanas, para eventual reposição de aula)

Valor de cada módulo: R$ 655,00(seiscentos e cinquenta e cinco reais)

Taxa de material: R$ 28,00 (vinte e oito
reais)

Valor Total:
(módulo + taxa de material) = R$ 683,00 (seiscentos e oitenta e três reais)

Formas de pagamento:

1. À vista, com 5% de desconto no ato da matrícula: R$ 648,85 (seiscentos e quarenta e oito reais e oitenta e cinco centavos)

2. Em cinco vezes: matrícula de R$159,00 (R$ 131,00 da 1ª parcela + 28,00 da taxa de material) + 04 parcelas de R$131,00; com vencimentos em 10/04; 10/05; 10/06 e 10/07.

Observações:
1. Respeitadas a Resolução nº 07/2004 do Conselho Universitário da UFMG e as possibilidades do curso, avaliadas a cada semestre, poderá haver a concessão de bolsas parciais ou integrais. Sujeitas à previsão orçamentária e ao número de alunos matriculados, as bolsas obtidas no Módulo I não serão automaticamente concedidas para o Módulo II.

2. O interessado em pleitear uma bolsa parcial ou integral deverá dirigir-se à FUMP (Fundação Mendes Pimentel) para fazer a sua avaliação socioeconômica. Após esta avaliação, terá até o dia 08 de abril (prazo limite após o início do semestre letivo) para levar ao CENEX o documento que ateste a sua carência. A solicitação será avaliada de acordo com a pontuação emitida pela FUMP.

3. OS ALUNOS BOLSISTAS (INTEGRAIS OU PARCIAIS) NÃO ESTARÃO ISENTOS DA TAXA DE MATERIAL (R$27,00), QUE DEVERÁ SER PAGA NO PERÍODO DE MATRÍCULA DO CURSO.

CENEX/Música: Tel: 3409 4715

cenex@musica.ufmg.br