PRAVIEMUS - Práticas Vocais e Instrumentais Em Música

Os Cursos “Práticas vocais e instrumentais em Música” – PRAVIEMUS (antigo CEM-INC) têm como objetivo a promoção de aulas de Instrumentos e Canto à comunidade em níveis de Iniciação e Atualização, a serem ministradas por bacharelandos em Música da EMUFMG, sob a orientação de seus professores na Graduação. Os cursos visam proporcionar aos bacharelandos a prática da docência em forma de estágio, articulando as atividades de Extensão com as atividades de Ensino e Pesquisa desenvolvidas na EMUFMG. Os cursos objetivam ainda promover a interação dialógica e transformadora entre a Universidade e a sociedade, de acordo com as Diretrizes Nacionais da Extensão Universitária definidas pela Resolução MEC 07/2018. A gestão e orientação didático-pedagógica dos cursos PRAVIEMUS será feita pelos professores do Departamento de Instrumentos e Canto da EMUFMG. A gestão administrativa e financeira será feita pela secretaria do CENEX–Música e pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP, sob a supervisão do CENEX-Música.

Boletim Informativo -  2º Semestre de 2021

Informações gerais

• O curso é oferecido nas modalidades: violino, violoncelo, canto erudito, canto popular, flauta transversal, piano, contrabaixo e violão. Outros instrumentos poderão ser oferecidos mediante demanda específica.
  • Clique no link abaixo para acessar o regulamento completo dos cursos PRAVIEMUS
  • Clique aqui para baixar o regulamento
  • Carga horária total: 15 horas – 1 hora/aula por semana.
  • Horário: As aulas acontecerão em regime remoto, em dias, horários e plataformas digitais a combinar com os professores, entre os turnos da manhã, tarde e noite.
  • Público-alvo: jovens e adultos interessados na iniciação ou na atualização em instrumentos musicais e no canto. Idade mínima: 14 anos.
  • Para efetivar a matrícula neste curso, o aluno deverá estar em dia com quaisquer outros pagamentos devidos à FUNDEP.
  • A concessão de bolsas é regulada pela Resolução 07/2004 do Conselho Universitário da UFMG, maiores informações estão disponíveis no link http://www.fump.ufmg.br/conteudo.aspx?pagina=28
  • O aluno regularmente matriculado que desejar cancelar o contrato deverá se dirigir à FUNDEP através do email suporte.extensao@fundep.ufmg.br.
  • A entrevista de seleção visa  classificar os candidatos no nível  Atualização. Para o nível Iniciação não haverá seleção.

Nível Iniciação:

• Valor: R$ 900,00 (novecentos reais)
  • Pagáveis à vista, no ato da matrícula ou em 03 vezes.
  • Matrícula (R$315,00), mais 02 parcelas de R$ 315,00 (trezentos e quinze reais), com vencimentos em 10/09/2021 e 10/10/2021.

Nível Atualização:

• Seleção: gratuita
  • Valor: R$ 1.000,00
  • Pagáveis à vista, no ato da matrícula ou em 03 vezes.
  • Matrícula (R$350,00), mais 02 parcelas de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) com vencimentos em 10/09/2021 e 10/10/2021.

Cronograma:

Inscrições:

Nível Iniciação:

• Data da matrícula: 16 de agosto a 31 de agosto de 2021. Não haverá seleção para o nível Iniciação.

Nível Atualização:

• Inscrição para a seleção: 116 de agosto a 31 de agosto de 2021.
  • Seleção: 01 de setembro de 2021.
  • Data do resultado: 01/09 às 17h.
  • Matrícula: 02 de setembro a 6 de setembro de 2021.

Local das inscrições:  através do site

Obs.:

a) O candidato que se inscrever para a seleção do nível Atualização, deverá encaminhar um vídeo curto, tocando o instrumento escolhido ou cantando para o e-mail cenex@musica.ufmg.br.

b) As vagas serão preenchidas por ordem de classificação, havendo possibilidade de remanejamento entre as classes. Se houver interesse, o candidato aprovado, mas não classificado, poderá ser convocado em 2ª chamada.

Período Letivo:

06 de setembro a 17 de dezembro.

• Centro de Extensão da Escola de Música da UFMG – CENEX-Música

Telefone: 34094715 – e-mail:   cenex@musica.ufmg.br