GGI - Orquestra de Choro

Crédito da foto – Marcos Flávio

A importância do choro na gênese da música brasileira é inequívoca, sendo a base para o desenvolvimento do Samba e da Bossa Nova.

A ideia da formação da Orquestra de Choro da UFMG nasceu da disciplina Práticas Interpretativas do Choro, disciplina realizada desde 2005, e que atualmente tem dois módulos.

A Orquestra se baseia, em sua maioria, em arranjos escritos por Alfredo da Rocha Viana Filho (Pixinguinha), o maior compositor da história do gênero Choro. Estes arranjos foram escritos por Pixinguinha durante sua passagem como orquestrador para grupos de rádios, pequenas orquestras de dança e carnaval. Além disso o grupo também trabalha com orquestrações de músicos convidados, alunos de composição, regência, etc. O grupo conta atualmente com alunos do bacharelado em instrumento, licenciatura, música popular, musicoterapia e externos.

São objetivos do grupo, servir de apoio às atividades acadêmicas e extensionistas da Escola de Música, além de contribuir com a difusão cultural por meio de realização de concertos, masterclasses e workshops destinados a públicos diferenciados. Contribuir com a difusão cultural através de montagem de repertório de qualidade. Servir de referencial sonoro para outras formações instrumentais e incentivar a formação de outros grupos. Proporcionar aos integrantes a oportunidade de se desenvolverem musicalmente por meio da prática individual e em conjunto. Servir de apoio a outras disciplinas tais como composição, orquestração, música popular, licenciatura, percussão e regência. Incentivar a escrita de composições e arranjos para este tipo de formação instrumental. Realizar apresentações musicais em solenidades, encontros e eventos específicos da UFMG como também em outras localidades, que se justifiquem pelos seu caráter social e comunitário. Criar um espaço virtual para divulgação de temas e atividades vinculadas a prática do choro.

O grupo realiza ensaios regulares, com o intuito de trabalhar a técnica instrumental, montagem de repertório e interpretação musical do gênero Choro. Realiza encontros semanais entre o coordenador e bolsistas para planejamento e acompanhamento dos trabalhos. Participa de apresentações musicais em eventos diversos dentro e fora da universidade. Apoia e desenvolve projetos de pesquisa na área do Choro e áreas correlatas ao trabalho desenvolvido pelo grupo.

Link desativado momentaneamente.

Link desativado momentaneamente.

Link desativado momentaneamente.

Grandes Grupos Instrumentais

Cialis hapi sizinle birlikte guc buldu. Orjinal Cialis hapi sadece https://cialispillshop.com web sitesinde. mert tesisat