Setores Administrativos/Acadêmicos

Alberto Silva – Assistente em Administração – (Almoxarifado)

Tel: (31) 3409-4705

E-mails:

salmox@musica.ufmg.br – almoxarifado

spatri@musica.ufmg.brPatrimônio

Atribuições: Almoxarifado e Patrimônio (RECEBIMENTO, REGISTRO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE)

Receber, conferir, armazenar e registrar os materiais de consumo e permanentes adquiridos de acordo com o documento de compra (Nota de Empenho e Nota Fiscal) ou equivalentes e buscar o ateste;

Classificar contabilmente os produtos com carimbo específico conforme plano de contas nacional;

Encaminhar as notas fiscais devidamente lançadas e carimbadas, juntamente com as solicitações de pagamento para a Contabilidade, Compras e arquivar uma cópia no setor;

Efetuar o registro no Sistema de Informações Patrimoniais das notas fiscais atestadas bem como outras informações necessárias para a incorporação dos materiais permanentes adquiridos pela Escola de Música;

Estruturar procedimentos relativos a estoques, programação de aquisição e fornecimento de material de consumo;

Distribuir os materiais de consumo conforme necessidade dos setores e departamentos da Escola de Música e preservar a qualidade e as quantidades dos materiais estocados;

Administrar a necessidade de reposição do estoque dos materiais de consumo e solicitar sua aquisição;

Emitir relatório contábil mensal dos materiais de consumo;

Viabilizar o inventário anual dos materiais estocados;

Emitir os termos de responsabilidade e gerar as etiquetas de numeração do patrimônio, efetuando sua fixação nos materiais adquiridos pela Escola de Música;

Organizar a distribuição conforme os termos de responsabilidade/transferência e coletar a assinatura, bem como acompanhar o retorno dos documentos dos materiais dos campi;

Acompanhar as movimentações físicas, efetuar as movimentações dos bens permanentes no sistema, emitir os termos de transferência e coletar as assinaturas;

Programar e organizar a movimentação dos bens, conforme solicitações;

Realizar os inventários periódicos previstos na I.N nº 205/88/SEDAP/PR e proceder ao tratamento das informações obtidas nos inventários anuais da Reitoria;

Fiscalizar o cumprimento das Instruções Normativas referentes à gestão patrimonial e demais disposições legais que forem pertinentes aos materiais permanentes.

Manter a organização das áreas de recebimento, conferência e armazenagem do depósito, atendendo às normas legais e instruções dos fornecedores, zelando pela limpeza e conservação.

Horário de Funcionamento: 08: 00 às 22: 00 horas.

Técnico responsável: 

Leonardo Pires Rosse
Tel: (31) 3409.4725
E-mail: audiovisual@musica.ufmg.br

Atribuições: Produção de conteúdo audiovisual desde a gravação, edição e publicação de áudios e vídeos  relacionados aos eventos  da Escola de Música da UFMG.

Biblioteca Professor Flausino Vale

Coordenação: Felipe Lopes Alves
Endereço: Escola de Música
Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha, 31270-901, Belo Horizonte/MG
Tel:
(31) 3409-4758 (Processamento Técnico e Referência)
(31) 3409-4712 (Empréstimos e Devoluções)
(31) 3409-4709 (Preparo Técnico e Registro Patrimonial)
(31) 3409-4713 (Coordenação)
(31) 3409-6522 (Processamento Técnico e Referência)

Descrição:

A Biblioteca Flausino Vale reúne em seu acervo materiais especiais como partituras musicais, cd’s, discos vinil, fitas de vídeo, além de monografias, dissertações, teses, folhetos e periódicos específicos de música.

É  a única Biblioteca do Estado de Minas Gerais, aberta ao público, a  abrigar um acervo específico de obras musicais, tornando-se referência na área. Também oferece aos seus usuários os seguintes serviços:

 . Empréstimo domiciliar* (livros, partituras, dissertações, teses, cd’s, folhetos e revistas). *O empréstimo domiciliar é vinculado apenas aos usuários com vínculo institucional com a UFMG.
 
. Empréstimo entre Bibliotecas (instituições externas à UFMG)
 
. Acesso ao COMUT — Serviço de Comutação Bibliográfica
 
. Acesso ao CCN — Catálogo Coletivo Nacional (Publicações Seriadas)
 
. Treinamento de usuários
 


Bibliotecários
:

Carolina Carvalho Andrade Pereira – carolcristhie@ufmg.br 

Elizabeth Almeida Rolim – elizabethrolim@ufmg.br

Felipe Lopes Alves – felipelalves@ufmg.br – Coordenador 

Rachel Mariana Mateus de Oliveira – racheloliveira@ufmg.br

Assistente em Administração: 

Marilene Costa – mcosta@ufmg.br

 

Links:

· Fundação Biblioteca Nacional – https://www.bn.gov.br/
· Biblioteca Digital de Teses e Dissertações IBICT– http://bdtd.ibict.br
· Portal de Periódicos Capes – https://www.periodicos.capes.gov.br/
· Biblioteca Universitária da UFMG – www.bu.ufmg.br
Renovação de empréstimos: https://catalogobiblioteca.ufmg.br
· Revista Per Musi – http://www.musica.ufmg.br/permusi
· Resgate da Canção Brasileira– https://www.grude.ufmg.br/cancaobrasileira
· Selo minas de Som – http://www.musica.ufmg.br/selominasdesom/
· Dicionário Cravo Albin – http://dicionariompb.com.br/

· Rede Social (Instagram) – https://instagram.com/bibliotecamusicaufmg?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Resoluções:

Cadastramento para uso dos computadores

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 04 DE AGOSTO DE 2022 – Regulamenta o uso de equipamento de mídia (vitrola multifuncional) localizado na Biblioteca Flausino Vale (Leia a Resolução)

Plano de Contingência – (Clique aqui para abrir o arquivo)

Coordenador: Prof. Marcos Flávio Aguiar 

Subcoordenador: Cléber José Bernardes Alves

Pessoal:

Ana Paula Rinuphi Pereira – Técnico Administrativo

Contatos:

(31) 3409-4715

E-mail: cenex@musica.ufmg.br

Horário de Funcionamento:

08:00 às 12:00, 14:00 às 16:0

Coordenador: Prof. Jessé Máximo Pereira

jmpviola@yahoo.com.br

Sub-Coordenadora: Profa. Stefanie Grace Azevedo de Freitas

freitas.stefanie@gmail.com

Vigência: 12/03/2021 – 11/03/2023

Pessoal:

Andréa Corrêa e Silva –  Secretária Executiva

Alan Antunes – Técnico em administração

Contato: colgradmus@musica.ufmg.br

Tel: 3409-4716

Links:
COPEVE – Comissão Permanente do Vestibular

Departamento de Registro e Controle Acadêmico da UFMG

Coordenação

Coordenadora
Profa. Helena Lopes da Silva

Subcoordenador
Prof. Igor Leão Maia

Membros do Colegiado
Prof. Fausto Borém de Oliveira – representante da linha Performance Musical
Prof. José Henrique Padovani Velloso – representante da linha Processos Analíticos e Criativos
Profa. Helena Lopes da Silva – representante da linha Educação Musical
Prof. Sérgio Freire Garcia – representante da linha Sonologia
Aline Parreiras Gonçalves – representante discente

Secretaria
Geralda Martins Moreira – Secretária

Ariálisson de Freitas – Secretário Executivo

Contato: ppgmus@musica.ufmg.br

Tel: 3409-4717 | 3409-4747

Horário de atendimento da secretaria: 08:00 às 16:00 horas.

Paulo Henrique Pio de Oliveira – Assistente em Administração

Vitória Ventura – Estagiária

Tel: (31) 3409.4718

E-maildivulga@musica.ufmg.br

Horário de Funcionamento:

07:00 às 17:00

Atribuições:  Gerenciar e promover a comunicação interna e externa da instituição, estabelecendo uma conexão efetiva com seu público-alvo, Elaborar estratégias de comunicação para transmitir a missão, visão e valores da escola, bem como promover suas atividades e eventos, gestão dos canais de comunicação da instituição, como o site oficial, redes sociais, boletins informativos, murais internos, entre outros. Eles garantem que esses canais estejam atualizados, relevantes e alinhados com a identidade e objetivos da Escola de Música, Produzir conteúdos e desenvolver materiais como notícias, artigos, entrevistas, vídeos, fotos e outros recursos que informam e engajam o público, destacando as realizações, projetos, eventos e oportunidades da Escola de Música, manter um relacionamento próximo com veículos de comunicação, respondendo a consultas, fornecendo informações e divulgando as atividades da escola por meio de releases e notas à imprensa. Eles também podem coordenar entrevistas e eventos de mídia, oferecer assessoria de comunicação interna e externa, apoiando outros setores da instituição na elaboração de comunicados, materiais promocionais e estratégias de divulgação, organizar e promover eventos institucionais da Escola de Música, como concertos, recitais, palestras, simpósios e workshops. Eles cuidam dos aspectos de comunicação relacionados a esses eventos, como divulgação, convites e cobertura midiática.

É diretamente ligado a Diretoria.

 

Francisco de Assis Caldas – Técnico em Contabilidade

Fernando Henrique França Becho FreitasAssistente Administrativo

Tel: (31) 3409.4714
E-mailscontab@musica.ufmg.br

 Atribuições: O Setor é responsável pela administração dos recursos financeiros que a Unidade recebe do Tesouro nacional e outras fontes. Entre outras atribuições, destacam-se:

  • Registrar empenho no Sistema Integrado Administração Financeira — SIAFI;
  • Efetuar pagamentos;
  • Receber a documentação para pagamento;
  • Gerenciar o setor;
  • Assessorar setores da Unidade;
  • Atender ao público em geral

__________________________________________________________

transparência nos pagamentos:

__________________________________________________________

Quadro de Funcionários:

Francisco de Assis Caldas

facaldas@musica.ufmg.br

Fernando Henrique França Becho Freitas

fernandofreitas@musica.ufmg.br

Sala: 1005

Chefe:  Carlos Ernest Dias
 

Subchefe: Fernando Araújo de Paula

 Secretária: Poliane Pereira Paulino

 

Pianistas Acompanhadores:

Heron Alvin Moreira 

Robério Molinari Neves

Wagner Sander Delmondes

 

 Contatos:

Email: dinc@musica.ufmg.br

Tel:(31) 3409-4706 

O Departamento de Instrumentos e Canto (INC) tem presença marcante nos níveis de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola de Música da UFMG. Oferece atividades acadêmicas para a graduação e para a pós-graduação, nas áreas de Performance Musical, Musicoterapia e Música Popular. Os docentes do INC desenvolvem trabalhos de pesquisa e orientam alunos em linhas e projetos que exploram as interfaces da Performance Musical com Musicologia, Composição, Análise, Sonologia e Educação. 
Mais recentemente, com a criação da habilitação em Musicoterapia e  em Música Popular no currículo de graduação, o INC alargou seu campo de reflexão também para essas áreas. 
O INC tem uma forte aptidão para realização de projetos de Extensão que, ao longo do tempo, testemunham a crescente participação de docentes e discentes no cenário musical e cultural de Belo Horizonte.
Entre as principais ações de Extensão promovidas por docentes do INC em funcionamento na EMUFMG estão a série de palestras e concertos VivaMúsica! A Big Band, a Banda Sinfônica, a Orquestra Sinfônica, o Coral de Trombones, o Grupo de Percussão e o programa interdepartamental Núcleo de Educação Musical e Cultura, que evidenciam a integração tanto com a universidade quanto com a comunidade externa.

Chefe: Prof. Eduardo Pires Rosse
 

Subchefe: Prof. Arnon Sávio Reis de Oliveira

Secretário: Antônio Marcos de Sousa Barbosa Miranda

 

Contatos:

E-mail: tgm@musica.ufmg.br

Tel: (31) 3409-4707

Diretoria Executiva

Período de vigência: maio de 2021 a março de 2022

Presidente: Núbia Eunice Viana Ferreira
Vice-presidente: Leandro Fernandes Martins
Tesoureiro: Paulo Augusto Mendes Porto
Secretário: Aurélio Luís Bernardes de Carvalho

Setor de Divulgação
Núbia Eunice Viana Ferreira
Marina Leite Lopes
Setor de Eventos
Marina Leite Lopes

Setor de Recepção e Orientação de Calouros
Aurélio Luís Bernardes de Carvalho
Leandro Fernandes Martins

Setor de Assuntos Discentes e Direitos Humanos
Mariana Malloy Mota de Oliveira

Contato: da@musica.ufmg.br

Gestor Administrativo: Marco Aurélio

Tel: 3409-4738
E-mail: marco@musica.ufmg.br

Gestora Administrativa: Sandra Pugliese Vieira

Tel: 3409-4710
E-mailsandrapugliese.musica@gmail.com 

Horário de Funcionamento:

07:00 às 16:00

Técnicos responsáveis: 

Kennedy Fontana

Wilson Sant’ Anna

E-mailsuporte@musica.ufmg.br
Tel: (31) 3409-4711

Atribuições: O Setor é responsável pelo controle da rede de informática da Escola de Música. Entre outras atribuições, destacam-se:
Configuração de máquinas e instalação de aplicativos; Controle da Sala de Microcomputadores;
Controle dos Serviços de Rede:
. Servidor de arquivos
. Servidor de páginas Web

Coordenador: Prof. Jessé Máximo Pereira

jmpviola@yahoo.com.br

Sub-coordenadora: Profa. Stefanie Grace Azevedo de Freitas

freitas.stefanie@gmail.com

Vigência: 12/03/2021 – 11/03/2023

Pessoal:

Marco Aurélio Zambalde – Assistente Administrativo
Ícaro Luiz Rodrigues de Melo – Assistente Administrativo

E-mail: sensino@musica.ufmg.br
Tel: (31) 3409-4704

Atribuições: O setor é responsável pelo controle da vida acadêmica dos estudantes de graduação, ou seja, controlar matrícula, expedir atestados, expedir certidões e declarações, monitorar o rendimento dos alunos nas disciplinas lançando notas no sistema acadêmico.

Talita Soares dos Santos – Assistente Administrativo

E-mailspessoal@musica.ufmg.br

Tel: (31) 3409.4708

Horário de Funcionamento: 07:00 às 16:00.

Atribuições:

A Seção de Pessoal é responsável pela abertura e tramitação dos processos referentes a questões de pessoal; encaminhamento das demandas dos servidores via SEI; controle e assessoramento na avaliação de desempenho individual; orientação e conferência das solicitações de afastamento pelo sistema Arcos Lecom; homologação de férias no sistema SIAPENET; recepção de novos servidores técnicos e docentes; lançamento dos abonos de ponto e encaminhamento das demandas referentes ao registro eletrônico de ponto; lançamento das comprovações de ressarcimento dos planos de saúde, entre outras. Além disso, é responsável pela orientação aos servidores da Unidade (ativos e inativos) sobre as demandas referentes à Carreira e pelo assessoramento à Diretoria da Unidade sobre questões de pessoal. Funciona como interlocutor entre os servidores e a Pró-Reitoria de Recursos Humanos(PRORH), o Departamento de Administração de Pessoal (DAP), e o Departamento de Recursos Humanos (DRH).
 

Secretária Geral: Aline Kellen de Araújo Coelho

Tel: 3409-4702
E-mail: secrgeral@musica.ufmg.br

Secretária da Diretoria: Claudia Mendonça Navarro Penna
Tel: 3409-4726
E-maildiretor@musica.ufmg.br

Bárbara Lemos – Assistente em Administração

Tel: 3409-4726

Assistente em AdministraçãoBárbara Lemos
Tel: 3409-3913

A Secretaria Geral é o setor responsável pela condução dos encaminhamentos da Diretoria da Escola de Música, auxilia na elaboração dos documentos oficiais, tais como: ofícios, editais, portaria e pelo gerenciamento de correspondências enviadas e recebidas pela Diretoria.

Dentre várias atividades desenvolvidas, a Secretaria Geral é responsável por assessorar a Diretoria e a Congregação preparando pautas, redigindo atas, encaminhando as deliberações, além de assessorar as comissões designadas pela Diretoria e Congregação, os processos administrativos e os eventos ligados à Congregação.

A Secretaria também é responsável por processos eleitorais no âmbito da Unidade e por atender alunos, funcionários e professores, orientando-os de acordo com o regimento interno e resoluções da Unidade.

Principais atividades desenvolvidas:
– Secretariar reuniões da Congregação;
– Redigir portarias e editais conforme legislação vigente;
–Realizar as inscrições e as convocações dos candidatos e da banca dos concursos para a carreira de magistério de professores efetivos;
– Garantir o correto arquivamento de documentos do setor;
– Organizar a cerimônia de Colação de Grau oficial dos formandos da Escola de Música;
– Receber e encaminhar processos de estágio probatório de docente;
– Realizar o procedimento dos processos de progressão e promoção da carreira docente;
– Controle da agenda do Diretor e Vice-Diretor;
– Atendimento ao público;
– Assessorar a Diretoria nas questões administrativas da Unidade;
– Coordenar e averiguar a execução das demais atividades do setor.

Jander Rodrigues – Assistente Administrativo (Serviços Gerais)

Sérgio Araújo – Assistente Administrativo (Serviços Gerais)

Ronaldo  Marcio – Assistente Administrativo (Agente de Compras)

Tel: (31) 3409-4725

E-mailsgerais@musica.ufmg.br

 

O Setor de Serviços Gerais é responsável pelo gerenciamento da Infraestrutura da Ecola de Música, entre outras atribuições destacam-se:

 
  • Manutenção predial
  • Serviços de limpeza
  • Serviços de portaria
  • Organização das áreas de uso comum
  • Transporte utilizado pela Unidade.
  • Envio de materiais pelo correio
  • Suporte à organização de eventos