PERCEPÇÃO MUSICAL E APRECIAÇÃO Iniciação e Atualização

O curso CEMT – Curso de Extensão em Música / Teoria, do Departamento Teoria Geral da Música – foi implementado em 1997, com 04 módulos semestrais da disciplina Percepção Musical e carga horária de 22,5 horas por módulo. No início da década de 2000, transformou-se no curso Percepção Musical e Canto Coral, com a inclusão em sua grade curricular da prática do canto coral (02 ensaios/semana), o que resultou no aumento da carga horária para 90/h semestrais.

Durante sua existência, o curso passou por outras necessárias reformulações pedagógicas e administrativas, adequando-se às variáveis internas referentes à disponibilidade de pessoal docente, às perspectivas pedagógicas e à infraestrutura física da Escola de Música.

Em sua versão atual, o Curso de Extensão em Música Percepção Musical e Apreciação – Iniciação e Atualização é oferecido a um público com faixa etária a partir de 15 anos, sem limite máximo de idade. Com carga horária total de 180 horas – em 04 módulos semestrais de 45 horas -, é direcionado aos interessados em iniciação ou atualização em Música.

O curso está estruturado em dois níveis, cada um deles com dois módulos semestrais:

Iniciação; Módulos I e II – Clique no módulo desejado para baixar o conteúdo:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image.png Download Módulo I e O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image.png Download Módulo II

Atualização; Módulos I e II – Clique no módulo desejado para baixar o conteúdo:

Nos dois níveis do curso, o Módulo I é oferecido no 1º semestre e o Módulo II no 2º semestre de cada ano.

Resultados teste de seleção Percepção Musical e Apreciação 1º semestre 2020

Informações Gerais

Carga horária – 01 aula semanal de 03 (três) horas durante quinze semanas, totalizando 45 horas por módulo semestral.

Carga horária total do curso – 04 (quatro) módulos = 180 horas.  Público alvo – adolescentes a partir dos 15 anos e adultos.

Calendário para o 1º semestre de 2020

Seleção de novatos

Iniciação – Módulo I e  Atualização – Módulo I:

Seleção de novatos

Iniciação / Módulo I: O teste de aptidão busca avaliar o potencial musical dos candidatos. As questões, elaboradas especificamente para leigos, enfocam capacidades de atenção, memória e percepção auditivas.

Atualização / Módulo I: Os candidatos farão testes de ditado, solfejo, leitura rítmica e teoria musical, de acordo com os conteúdos programáticos do Nível 1 (Módulos I e II), disponíveis no site da Escola de Música (www.musica.ufmg.br/cursos.html) e no CENEX/Música (tel. 3409 4715).

Inscrição para Testes de Seleção: 06 de fevereiro a 06 de março, das 08:00 às 17:00.

Local (inscrições e matrículas): FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

UFMG – Campus Pampulha – Praça de Serviços, Tel: 3409 4220

Homepage: www.fundep.ufmg.br

Testes de Seleção: 07 de março, sábado, às 10 horas, na Escola de Música.

MATERIAL: O CANDIDATO DEVERÁ TRAZER LÁPIS E BORRACHA PARA A REALIZAÇÃO DOS TESTES.

Resultado dos Testes: 2ª feira, dia 09 de março, às 13 h, na Fundep.

• Matrícula dos novatos: 09 a 13 de março
  • Matrícula dos veteranos: 17 de fevereiro a 13 de março

Período letivo: 16 de março a 07 de julho (com previsão de 16 semanas, para eventual reposição de aula)

Taxa de inscrição – R$ 32,00 (trinta e dois reais)

Valor de cada Módulo:  R$ 801,00 (oitocentos e um reais)

Taxa de material – R$ 35,00 (trinta e cinco reais)

Total – (Módulo + taxa de material) = R$ 836,00 (oitocentos e trinta e seis reais)

Formas de pagamento

1. Desconto de 5% à vista, com pagamento no ato da matrícula: R$ 794,20 (setecentos e noventa e quatro reais e vinte centavos)
  2. Em cinco vezes: matrícula de R$ 195,20 (R$ 160,20 da 1ª parcela + R$ 35,00 da taxa de material), mais 04 parcelas de R$ 160,20; com vencimentos em 09/04; 09/05; 09/06 e 09/07

Observações: Respeitadas a Resolução nº 07/2004 do Conselho Universitário da UFMG e as possibilidades do curso, avaliadas semestralmente, poderá haver a concessão de bolsas parciais ou integrais. Sujeitas à previsão orçamentária e ao número de alunos matriculados, as bolsas obtidas em cada módulo não serão automaticamente concedidas para os módulos subsequentes.

O interessado em pleitear uma bolsa parcial ou integral deverá dirigir-se à FUMP (Fundação Mendes Pimentel) para fazer a sua avaliação sócioeconômica. Após esta avaliação, terá até o dia 07 de abril (prazo limite após o início do semestre letivo) para levar ao CENEX o documento que ateste a sua carência. A solicitação será avaliada de acordo com a pontuação emitida pela FUMP.

O aluno contemplado com bolsa parcial ou integral não estará isento da taxa de material, que deverá ser paga no período estipulado para a matrícula no curso.

Horários e salas – 2020 /1º

Prédio principal