PERCEPÇÃO MUSICAL E APRECIAÇÃO Iniciação e Atualização

O curso CEMT – Curso de Extensão em Música / Teoria, do Departamento Teoria Geral da Música – foi implementado em 1997, com 04 módulos semestrais da disciplina Percepção Musical e carga horária de 22,5 horas por módulo. No início da década de 2000, transformou-se no curso Percepção Musical e Canto Coral, com a inclusão em sua grade curricular da prática do canto coral (02 ensaios/semana), o que resultou no aumento da carga horária para 90/h semestrais.

Durante sua existência, o curso passou por outras necessárias reformulações pedagógicas e administrativas, adequando-se às variáveis internas referentes à disponibilidade de pessoal docente, às perspectivas pedagógicas e à infraestrutura física da Escola de Música.

Em sua versão atual, o Curso de Extensão em Música Percepção Musical e Apreciação – Iniciação e Atualização é oferecido a um público com faixa etária a partir de 15 anos, sem limite máximo de idade. Com carga horária total de 180 horas – em 04 módulos semestrais de 45 horas -, é direcionado aos interessados em iniciação ou atualização em Música.

4. JUSTIFICATIVA

Em consonância com a política institucional para a Extensão, o curso busca proporcionar à comunidade externa oportunidades de atendimento especializado nos campos da iniciação e da atualização em conhecimentos musicais de nível intermediário. Para atingir esta meta em sintonia com diretrizes da Extensão, suas ações pedagógicas são destinadas a uma clientela diversificada em sua faixa etária, em seus campos de atuação profissional, em suas perspectivas pessoais e interesses com relação à Música.

5. OBJETIVOS

Gerais

Oferecer a formação inicial e a atualização em Música, nos campos da Percepção e da Apreciação Musicais.

Viabilizar a experiência pedagógica orientada aos alunos da Graduação e da Pós-Graduação, através de possibilidades curriculares, na prática musical e em diversas linhas de pesquisa.

Específicos

Desenvolver as capacidades musicais de apreciação, criação e performance, através do estudo da teoria musical e das práticas de leitura e notação, da literatura vocal, da música em conjunto, do treinamento auditivo, da análise auditiva (música instrumental/vocal) e de conteúdos variáveis da apreciação musical.

6. ESTRUTURAÇÃO

O curso está estruturado em dois níveis, cada um deles com dois módulos semestrais:

Nível 1 – Iniciação; Módulos I e II

Nível 2 – Atualização; Módulos I e II

As aulas são coletivas e ofertadas em turmas com número máximo de 20 alunos.

Sistema de Avaliação e Acompanhamento

Avaliação Pedagógica e Administrativa: equipe de participantes

O processo será efetuado através de reuniões da equipe de professores para planejamento semestral, com avaliações periódicas dos aspectos pedagógicos e administrativos.

Avaliação dos alunos: critérios para aprovação

Para a aprovação e progressão nos módulos do curso, o aluno será avaliado nos quesitos participação, desempenho e frequência.

7.  INFORMAÇÕES GERAIS

Público alvo – adolescentes a partir dos 15 anos e adultos.

Carga Horária

Carga horária dos dois níveis – 01 aula semanal de 03 (três) horas, durante quinze semanas, totalizando 45 horas por módulo semestral.

Carga horária total do curso: Nível I e Nível II – 04 Módulos = 180 horas.

Infraestrutura – a Escola de Música disponibiliza infraestrutura física e administrativa para o desenvolvimento das atividades do curso.

Ingresso no curso – A cada período letivo haverá testes de seleção para os Módulos ofertados: ímpares no primeiro semestre e pares no segundo semestre de cada ano

Preenchimento de vagas: as vagas disponíveis a cada semestre serão preenchidas de acordo com a ordem de classificação dos candidatos nos testes de seleção.

Nível 1 – Iniciação

Módulo I: aprovação no teste de seleção.

Módulo II: aproveitamento suficiente no Módulo I, ou aprovação no teste de seleção para o Módulo II

Nível 2 – Atualização

Módulos I e II:  conclusão do Nível 1 – Iniciação, com aproveitamento suficiente, ou aprovação nos testes específicos de seleção.

Testes de Seleção para novatos

Nivel 1 – Iniciação

Módulo I: Serão admitidos candidatos iniciantes, sem conhecimento formal de música. O teste de seleção, elaborado especificamente para leigos, enfoca as capacidades de atenção, memória e percepção auditivas.

Módulo II: Será avaliado o conhecimento prévio do interessado, que fará testes de acordo com o respectivo conteúdo programático.

Nível 2 – Atualização

Módulos I e II: Para ingresso nestes Módulos será avaliado o conhecimento prévio do interessado, que fará testes de acordo com os respectivos conteúdos programáticos

Conteúdos dos Testes de Seleção

Iniciação: Módulo II / Atualização: Módulos I e II.

Os conteúdos programáticos estão disponíveis no CENEX/Música (tel.: 3409 4715) e no site da Escola de Música (www.musica.ufmg.br – entrar em Extensão e Cursos).

Bolsas

Respeitadas a Resolução nº 07/2004 do Conselho Universitário da UFMG e as possibilidades do curso, avaliadas semestralmente, poderá haver a concessão de bolsas parciais ou integrais. Sujeitas à previsão orçamentária e ao número de alunos matriculados, as bolsas concedidas em cada módulo/semestre não serão automaticamente renovadas para os módulos/semestres subsequentes. O interessado em pleitear uma bolsa parcial ou integral deverá dirigir-se à FUMP (Fundação Mendes Pimentel) para fazer a sua avaliação socioeconômica na categoria EXTENSÃO. Após esta avaliação, terá até a data estabelecida pelo CENEX-Música para levar o documento que ateste a sua carência e entregá-lo no CENEX (sala 1016) . A solicitação será avaliada de acordo com a pontuação emitida pela FUMP.

Certificado de conclusão

O aluno que obtiver aproveitamento satisfatório nos 04 módulos dos 02 níveis (1 – Iniciação; 2 – Atualização) poderá solicitar o certificado de conclusão do curso e, a cada semestre, uma declaração de participação (mediante o pagamento das taxas estipuladas pela UFMG).