Concurso de Composição

Edital

Formulário de inscrição

Como funciona a música em tempos de pandemia? Qual é o papel da cultura em um contexto de incertezas, marcado pelo isolamento social?

Assim como a grande maioria da população mundial, o Ars Nova-Coral da UFMG, em 2020, precisou se reinventar.

Acreditamos que a cultura sempre caminha ao lado da sociedade. A cultura sempre expressa o tempo presente: seus desafios e também as suas potencialidades.

O impedimento de aglomerações em 2020 provoca o impedimento da realização de grande parte dos eventos culturais. A música como conhecíamos, realizada em concertos e festivais, não é mais viável. E todos nós sentimos a dor dessa mudança. Cantores, instrumentistas, regentes, público, produtores, artistas de modo geral e tantos outros.

Para continuar fazendo música coral sem encontros presenciais, seguindo o isolamento social imposto pela quarentena, o Ars Nova começou a realizar peças à distância, gravadas individualmente, com cada cantor em sua casa, montadas e editadas em vídeo – as quais chamamos de coros virtuais.

Em meio às dificuldades que se revelaram no processo de realização dos coros virtuais, também se mostrou verdadeira uma das principais características da internet: um alcance amplificado que excede limitações geográficas. Até o início de julho, o Ars Nova realizou o lançamento de 4 coros virtuais, que hoje contabilizam mais de 13 mil visualizações – um número 4,7 vezes maior que o público do Coral durante todo o ano de 2019. Essa é só uma das possibilidades.

Para o Ars Nova, o que era, a princípio, uma adaptação, tornou-se uma nova frente de atuação. Acreditamos que a cultura não apenas sobrevive a tempos difíceis. Ela os retrata. Ela conta (e canta) a sua história.

A pandemia rearranja a experiência musical em todo o mundo. Vivemos hoje novas formas de fruição, novas formas de conexão, e também – por que não? – novas formas de composição.

Assim surgiu o Concurso de composição de obra coral para execução através de gravação virtual pelo Ars Nova – Coral da UFMG. Voltado para profissionais e estudantes de composição, desejamos selecionar uma obra autoral inédita especialmente criada para execução em formato virtual, considerando características como ensaios à distância e gravações individuais.

Dessa forma, convidamos os compositores brasileiros a se reinventarem conosco. Vamos fazer, juntos, a cultura do nosso tempo. Um tempo que pede paciência, responsabilidade e, como sempre, muita criatividade.