MT UFMG

Musicoterapia na UFMG

Grade Curricular 2017 (PDF)

Editais Musicoterapia UFMG

Projetos de Extensão Musicoterapia UFMG

Projetos de Pesquisa Musicoterapia UFMG

Trabalhos em MT UFMG

Corpo Docente

  • Cybelle Maria Veiga Loureiro – Professora de Musicoterapia da UFMG desde 2009
    Nome Artístico: Cybelle Loureiro
    Classe: Professora Adjunto
    E-mail: cybelleveigaloureiro@gmail.com

    Bacharelado em Música Instrumento Piano – Conservatório Musical Carlos Gomes (1975); Bacharelado em Musicoterapia – University of Iowa (1991); Mestrado em Música área de conhecimento Educação Musical – Escola de Música – UFMG (2005) ; Doutorado em Medicina área de conhecimento Ciências Aplicadas à Cirurgia e Oftalmologia – Faculdade de Medicina-UFMG (2009); Representante da América Latina na Federação Mundial de Musicoterapia-WFMT ( 2009-2014); Membro da Comissão em Formação e Clínica na WFMT (2014); Professora de Musicoterapia na Universidade Federal de Minas Gerais (2009), Coordenadora do Bacharelado em Musicoterapia (2009); Professora Colaboradora no PPG em Neurociências – ICB-UFMG linha de pesquisa:neurociências, música e artes (2011) ; Professora Permanente do PPG em Música – EM-UFMG (2011). Tem experiência na área de Música, com ênfase em Musicoterapia, atuando principalmente nas áreas: musicoterapia neurológica; educação musical especial; paralisia cerebral; deficiência física; Síndrome de West; esclerose múltipla; neurite óptica; neuromielite; neonatologia; atraso do neurodesenvolvimento; AVE; Parkinson; Alzheimer; e demência semântica

  • Renato Tocantins Sampaio – Professor de Musicoterapia da UFMG desde 2010
    Nome Artístico: Renato Tocantins
    Classe: Professor Assistente
    E-mail: renatots@musica.ufmg.br

    Possui graduação em Musicoterapia (1996) e em Educação Artística – Licenciatura Plena em Música (1997), mestrado em Comunicação e Semiótica (2001) e doutorado em Neurociências (2015). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na Graduação em Música, na Especialização em Neurociências e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Música. Tem experiência na área de Musicoterapia, Neurociências e Arte-Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: prática clínica em musicoterapia, transtornos do desenvolvimento, educação musical e educação inclusiva.

  • Verônica Magalhães Rosário – Professora de Musicoterapia da UFMG desde 2015
    Nome Artístico: Verônica Magalhães
    Classe: Professora Assistente A
    E-mail: veronica@musica.ufmg.br

    Doutoranda em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Possui Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação com especificidade em Educação Especial pela Faculdade Internacional de Curitiba (2005), Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2004),Bacharelado em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2003) e Curso Técnico de Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música (1997). É Professora Assistente na Universidade Federal de Minas Gerais, membro da comissão do Fórum de Trabalhadores(as) do FETSUAS-MG e membro da comissão nacional dos musicoterapeutas no SUAS da UBAM. Tem experiência na área de musicoterapia, educação musical, educação especial e geriatria

  • Marina Horta Freire – Professora de Musicoterapia da UFMG desde 2016
    Nome Artístico: Marina Horta
    Classe: Professora Assistente A
    E-mail: marinahf@gmail.com

    Musicoterapeuta, Docente do curso de Musicoterapia (Bacharelado em Música – Habilitação em Musicoterapia) da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutoranda em Música (Linha de pesquisa Educação Musical) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016-cursando). Mestre em Neurociências (Linha de pesquisa Neuropsiquiatria clínica) pela mesma Universidade (2014). Bacharel em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (2007). Possui experiência interdisciplinar nas áreas de Saúde, Humanas, Música e Artes, com ênfase em Musicoterapia Didática e Musicoterapia Improvisacional no atendimento de pessoas com autismo ou com dificuldades emocionais.

  • Frederico Gonçalves Pedrosa – Professor de Musicoterapia da UFMG desde 2018
    Nome Artístico: Frederico Pedrosa
    Classe: Professor Assistente A
    E-mail: 

    Docente da Graduação em Música com Habilitação em Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Musica pela Universidade Federal do Paraná (2018) e Bacharel em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2010) atua em pesquisa nas áreas de musicoterapia, educação musical e cultura popular. Foi bolsista do Processo de Iniciação Científica da Faculdade de Artes do Paraná onde pesquisou a música ambiente dos ônibus da cidade de Curitiba. Foi professor colaborador do curso de Bacharelado em Musicoterapia na Universidade Estadual do Paraná entre 2016 e 2017, onde ministrou as disciplinas relacionadas à linguagem, execução e aprendizado musical além de supervisionar estágios em Saúde Mental e orientar trabalhos de conclusão de curso. Participa dos grupos de pesquisa Centro de Estudos em Musicoterapia, CEMT-CNPq, e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia, NEPIM-CNPq. Participou do projeto de extensão Música dos Povos com o grupo Omundô e fez parte do grupo Jazz Cigano Quinteto da Orquestra Rabecônica do Brasil e dos grupos Paranambuco e Trio Maracaxá com os quais estuda e desenvolve apresentações utilizando-se da linguagem musical das culturas tradicionais brasileiras e de outras regiões do globo. Além disto, tem experiência com atuação e supervisão de estágios nas áreas de Saúde Mental, Dependência Química e Educação Especial.

  • José Davison da Silva Junior – Professor de Musicoterapia da UFMG desde 2019
    Nome Artístico: José Davisdon
    Classe: Professor Assistente A
    E-mail: 

    Professor Adjunto A da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da Universidade Federal do ABC. Doutor em Música/Educação musical pela Universidade Federal da Bahia (com bolsa de estudos do CNPq). Programa Doutorado sanduíche realizado no Center for Mind and Brain – University of California, Davis (com bolsa de estudos da Capes). Mestre em Música/Musicoterapia pela Universidade Federal de Goiás (com bolsa de estudos do CNPq). Especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música. Especialista em Educação Especial pela Faculdade Frassinetti do Recife. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda. Licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. Autor dos livros: Interfaces entre musicoterapia e bioética (Editora CRV) e Memórias autobiográficas e música em idosos (Editora Alínea).