MT UFMG

Musicoterapia na UFMG

Grade Curricular 2017 (PDF)

Editais Musicoterapia UFMG

Projetos de Extensão Musicoterapia UFMG

Projetos de Pesquisa Musicoterapia UFMG

Trabalhos em MT UFMG

Corpo Docente

  • Cybelle Maria Veiga Loureiro – Professora de Musicoterapia da UFMG desde 2009
    Nome Artístico: Cybelle Loureiro
    Classe: Professora Adjunto
    E-mail: cybelleveigaloureiro@gmail.com

    Bacharelado em Música Instrumento Piano – Conservatório Musical Carlos Gomes (1975); Bacharelado em Musicoterapia – University of Iowa (1991); Mestrado em Música área de conhecimento Educação Musical – Escola de Música – UFMG (2005) ; Doutorado em Medicina área de conhecimento Ciências Aplicadas à Cirurgia e Oftalmologia – Faculdade de Medicina-UFMG (2009); Representante da América Latina na Federação Mundial de Musicoterapia-WFMT ( 2009-2014); Membro da Comissão em Formação e Clínica na WFMT (2014); Professora de Musicoterapia na Universidade Federal de Minas Gerais (2009), Coordenadora do Bacharelado em Musicoterapia (2009); Professora Colaboradora no PPG em Neurociências – ICB-UFMG linha de pesquisa:neurociências, música e artes (2011) ; Professora Permanente do PPG em Música – EM-UFMG (2011). Tem experiência na área de Música, com ênfase em Musicoterapia, atuando principalmente nas áreas: musicoterapia neurológica; educação musical especial; paralisia cerebral; deficiência física; Síndrome de West; esclerose múltipla; neurite óptica; neuromielite; neonatologia; atraso do neurodesenvolvimento; AVE; Parkinson; Alzheimer; e demência semântica

  • Renato Tocantins Sampaio – Professor de Musicoterapia da UFMG desde 2010
    Nome Artístico: Renato Tocantins
    Classe: Professor Assistente
    E-mail: renatots@musica.ufmg.br

    Possui graduação em Musicoterapia (1996) e em Educação Artística – Licenciatura Plena em Música (1997), mestrado em Comunicação e Semiótica (2001) e doutorado em Neurociências (2015). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na Graduação em Música, na Especialização em Neurociências e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Música. Tem experiência na área de Musicoterapia, Neurociências e Arte-Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: prática clínica em musicoterapia, transtornos do desenvolvimento, educação musical e educação inclusiva.

  • Verônica Magalhães Rosário – Professora de Musicoterapia da UFMG desde 2015
    Nome Artístico: Verônica Magalhães
    Classe: Professora Assistente A
    E-mail: verasud@yahoo.com

    Doutoranda em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Possui Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação com especificidade em Educação Especial pela Faculdade Internacional de Curitiba (2005), Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2004),Bacharelado em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2003) e Curso Técnico de Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música (1997). É Professora Assistente na Universidade Federal de Minas Gerais, membro da comissão do Fórum de Trabalhadores(as) do FETSUAS-MG e membro da comissão nacional dos musicoterapeutas no SUAS da UBAM. Tem experiência na área de musicoterapia, educação musical, educação especial e geriatria

  • Marina Horta Freire – Professora de Musicoterapia da UFMG desde 2016
    Nome Artístico: Marina Horta
    Classe: Professora Assistente A
    E-mail: marinahf@gmail.com

    Musicoterapeuta, Docente do curso de Musicoterapia (Bacharelado em Música – Habilitação em Musicoterapia) da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutoranda em Música (Linha de pesquisa Educação Musical) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016-cursando). Mestre em Neurociências (Linha de pesquisa Neuropsiquiatria clínica) pela mesma Universidade (2014). Bacharel em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (2007). Possui experiência interdisciplinar nas áreas de Saúde, Humanas, Música e Artes, com ênfase em Musicoterapia Didática e Musicoterapia Improvisacional no atendimento de pessoas com autismo ou com dificuldades emocionais.