Casa Do Ancião Chichico Azevedo

Casa do Ancião Chichico Azevedo

A  musicoterapia no atendimento ao idoso tem como princípio básico a comunicação com os aspectos saudáveis da pessoa, visando minimizar suas deficiências. O atendimento busca ser o mais holístico possível e está baseado naquelas habilidades do paciente que perduram e suas necessidades futuras. Técnicas musicoterapêuticas são selecionadas propiciando facilitar o funcionamento do paciente a seu nível máximo, ativando os domínios afetivos e cognitivos num ambiente descontraído, não necessariamente verbal, aumentando o seu estado de alerta e auto-estima. O atendimento pode ser individual ou em grupo e inclui uma orientação ou participação dos responsáveis pelos pacientes.

Horário de Atendimento na Instituição:

Sexta-Feira a tarde

Objetivos Gerais:

Este projeto objetiva estabelecer um programa de atendimento de Musicoterapia do Curso de Graduação em Música – Habilitação em Musicoterapia da UFMG, aos idosos da Casa do Ancião, Cidade Ozanam – Sociedade São Vicente de Paulo. Trata-se de um projeto de ensino e pesquisa. Participam desse projeto os alunos das disciplinas, Clínica de Musicoterapia A e B e Estágios em Musicoterapia I e II.

Objetivos Específicos:

Preservar a qualidade de vida do idoso; integrado a essa qualidade de vida está o objetivo de manter a dignidade da pessoa, criando oportunidades de socialização e criatividade, diminuindo a sensação de isolamento.

Remotivar o paciente, facilitando a integração, comunicação e manejamento dos diferentes aspectos da saúde do paciente.

Metodologia:

O atendimento pode ser individual, nos casos terminais e em grupo nos casos onde o paciente apresentam mais independência ambulatorial. O projeto inclui, portanto, três tipos atendimentos: (1) atendimentos paliativos nas enfermarias a paciente terminais; (2) atendimento de grupo a paciente ambulatoriais portadores de Parkinson, AVE, Alzheimer e outras patologias; (3) atendimento preventivo na forma de canto terapêutico. Três atendimentos semanais de três horas cada são realizados. Participam desse projeto os alunos das disciplinas Clínica de Musicoterapia A e B e Estágios em Musicoterapia I e II do Curso de Graduação em Música – Habilitação em Musicoterapia. A instituição é residencial e atende a mais de uma centena de pacientes de Minas Gerais e outros Estados vizinhos. São avaliadas em cada atendimento as respostas, cognitivas, de motricidade, humor e sociabilidade e é realizada uma observação sistemática interdisciplinar do estado geral de saúde do paciente. Cada sessão é previamente planejada e inclui: abertura da sessão; atividade corporal e instrumental; preferências musicais; vocalização livre ou específica; fechamento da sessão. Cada atividade é estruturada visando rotina, familiaridade, predictabilidade e simplicidade. A avaliação do nível de dificuldade cognitiva e física na execução em instrumentos musicais são fatores primordiais.

Forma de avaliação de Extensão:

São apresentados mensalmente à equipe médica e terapêutica os resultados obtidos para discussão dos casos atendidos. A cada semestre, é apresentada à direção da instituição o relatório de cada um dos atendimentos realizados durante o semestre. Os resultados do atendimento a cada paciente são colhidos sistematicamente e computados no final de cada semestre.

Origem do público-alvo:

Externo

Caracterização do público-alvo:

A Casa do Ancião abriga mais de 100 idosos entre eles pacientes terminais, portadores de patologias de origem neurológica, demências e saúde mental. Estes atendimentos ocorrem nas Enfermarias B, 2 e 3, que contêm uma média de 15 leitos cada. O projeto atende também pacientes ambulatoriais, portadores de AVE, Parkinsons e Alzheimer em atendimentos de grupo que ocorrem na sala de reuniões da instituição.

Captação por edital de fomento:

Não

Articulado com política pública:

Não

ESTUDANTES MEMBROS DA EQUIPE 

Plano de atividades:

Três atendimentos semanais de três horas cada durante todo o ano de 2013, 2014 e 2015 de 3 tipos distintos: (1) atendimento paliativo nas enfermarias; (2) atendimento preventivo na terapia de grupo; (3) atendimento na forma de terapia de grupo de canto.

Plano de acompanhamento e orientação:

Orientação dos 15 alunos dos Sétimo e Oitavo Períodos do Curso Bacharelado em Música – Habilitação Musicoterapia matriculados nas Disciplina Clínica de Musicoterapia A e B e Estagio em Musicoterapia I e II. Todos os atendimentos são de três horas de duração: meia hora de planejamento; duas horas de atendimento a cada grupo de pacientes; meia hora de discussão após as sessões. Cada 2 pacientes são acompanhados por um aluno (estudo de protocolo e acompanhamento sistemático das sessões). Os resultados obtidos são apresentados a cada mês e no final de cada semestre.

Processo de avaliação: 

O aluno da Musicoterapia Clinica A ou B é avaliado em cada atendimento. Seu desempenho musical e como terapeuta são os critérios adotados. A apresentação para a equipe da instituição e o relatório com os resultados obtidos no semestre são avaliados. O aluno no Estágio é avaliado pela coordenadora do projeto e por um profissional da instituição. A apresentação para a equipe da instituição e o relatório com os resultados obtidos no semestre são também avaliados.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS 
Infra-estrutura física: 

Os atendimentos ocorrem nas Enfermarias B, 2 e 3, que contêm uma média de 15 leitos cada. Os atendimentos de grupo ocorrem na sala de reuniões da instituição. São utilizados instrumentos musicais e outros equipamentos de áudio, sendo alguns da Escola de Música da UFMG e outras da instituição. Ocasionalmente, são também utilizados instrumentos musicais dos alunos.

Vínculo com Ensino:                                                            Sim
Vínculo com Pesquisa:                                                        Sim
Público estimado:                                                                120
INFORMAÇÕES ADICIONAIS 

Informações adicionais: 

O atendimento de musicoterapia nessa instituição vem sendo realizado desde agosto de 2011. Todos os resultados obtidos foram computados e relatados à direção da instituição. O trabalho realizado foi também publicado no XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 22-25 Maio de 2012. Nesse ano de 2015 sera estabelecido um Convenio entre essas duas instituições com o objetivo de facilitar e formalizar os atendimentos clínicos e principalmente a dos estágios I e II em musicoterapia . Serão favorecidos os pacientes ambulatoriais e os das enfermarias no Paliativo.

DESCRIÇÃO 

Status: 

Ativo

Título:  

Musicoterapia na Casa do Ancião da Cidade Ozanam-Sociedade São Vicente de Paulo: Uma Parceria da Escola de Música da UFMG.

Data de início: 

07/10/2011

Previsão de término:   

31/12/2017

Data da última aprovação pelo Órgão Competente:  

04/10/2013

Órgão Competente:  

Câmara Departamental

CARACTERIZAÇÃO

Ano em que se iniciou a ação:

2011

Unidade: 

Escola de Música

Departamento:

Depto Instrumento e Canto

Programa vinculado:

SEM VÍNCULO

Principal Área Temática de Extensão: 

Saúde

Área Temática de Extensão Afim:

NÃO POSSUI

Linha de Extensão: 

Terceira Idade

Grande Área do Conhecimento: 

Linguística, Letras e Artes

Palavras-chave:

Musicoterapia, Idosos, Prevenção, Cuidados Paliativos, Atendimento Institucional, Terceira Idade