Associação Mineira de Reabiltação

Associação Mineira de Reabiltação

Musicoterapia é uma ciência que está voltada para o comportamento humano e é baseada em métodos cientificamente validados. Na Musicoterapia a música é utilizada como elemento mediador de respostas não musicais, cognitivas, sensoriais, motoras e psicosociais. Deste modo, crianças e adolescentes com deficiência física podem se beneficiar dos atendimentos musicoterapêuticos para melhorar sua condição de saúde. Os atendimentos clínicos musicoterapêuticos na Associação Mineira de Reabilitação (AMR) tiveram início no segundo semestre de 2011 através da atuação de professores e alunos do Curso de Música – Habilitação Musicoterapia da UFMG, sendo vinculados às disciplinas Musicoterapia Clínica A, Musicoterapia Clínica B e Estágio Clínico, sendo firmado um convenio entre a AMR e a Escola de Música visando estabelecer as condições indispensáveis para propiciar estágios obrigatórios aos estudantes matriculados no curso de Graduação em Música da Universidade- Habilitação Musicoterapia da UFMG.

Horário de Atendimento da Instituição:

Terça-Feira de 10 hrs as 12:10 e 13:10 as 15:25

Objetivos gerais:

Prestar atendimento clínico musicoterapêutico a pessoas com Deficiência Física, objetivando seu desenvolvimento global e inclusão na sociedade.

Objetivos específicos:

Utilizar técnicas específicas da Musicoterapia para manter ou desenvolver habilidades de importância para a vida dos pacientes nas áreas da comunicação, atividades acadêmicas, percepção e desenvolvimento da motricidade, habilidades sociais e desenvolvimento emocional. Identificar os efeitos da intervenção musicoterapêutica no atendimento aos pacientes da Associação Mineira de Reabilitação (AMR) através da percepção e performance instrumental.

Metodologia:

A intervenção musicoterapêutica esta baseada no Modelo de Reabilitação Funcional e se utiliza de técnicas da Musicoterapia Neurológica na reabilitaçao sensorial, motora, cognitiva e psicosocial. O atendimento musicoterapêutico se propõe a ser o mais holístico possível. O princípio básico a ser aplicado é o de construir cada plano tratamento e de sessao baseado nas habilidades da pessoa, criando-se, a partir daí, situações musicais baseadas em técnicas fundamentadas em evidencias cientificas que permitam desenvolver novas habilidades, minimizando assim sua deficiência. O atendimento musicoterapeutico nas patologias de origem neurologica em crianças na primeira infância e na adolescência ira depender fundamentalmente do diagnostico e recomendação médica e da equipe terapêutica envolvida no tratamento dessa pessoa. O projeto envolve a participação dos alunos do Curso de Graduação em Música- Habilitação Musicoterapia da EM-UFMG dos 6º, 7º e 8º Períodos, matriculados nas disciplinas Clínica A, Clínica B e Estágio I e II. A participação do aluno inclui: atendimento clínico; coleta de dados clínicos através de testes aplicados e filmagens; elaboração de planos de atendimento e projetos de pesquisa; seminários de estudo; análise e tratamento de dados.

Forma de avaliação da ação de Extensão:

avaliação dos efeitos da intervenção muscioterapêutica nos pacientes atendidos em relação aos aspectos motores, cognitivos, sociais etc. – avaliação do desenvolvimento da postura profissional e clínica dos alunos do Curso de Música – Habilitação em Musicoterapia envolvidos nos atendimentos.

Site:  

Origem do público – alvo:  

Externo

Caracterização do público – alvo:

Crianças e adolescentes com deficiência física atendidos regularmente pela Associação Mineira de Reabilitação, provenientes de Belo Horizonte, região metropolitana e interior do Estado de Minas Gerias, divididos em: – Estimulação Precoce: bebes e crianças de 0 a 3 anos, tratamento individual ou em duplas. – Grupos: crianças (a partir de 4 anos) e adolescentes.

Captação por edital de fomento: 

Não

Articulado com política pública:  

Não

Estudantes Membros da Equipe

Plano de Atividades:

Atendimento semanal de 45 minutos cada a grupos de crianças e adolescentes. Atendimento semanal de 45 minutos cada para bebês na estimulação precoce. Reuniões com a equipe multidisciplinar da AMR para encaminhamento de pacientes, discussão de casos e outros assuntos clínicos.

Plano de acompanhamento e orientação:

Orientação e supervisão clínica de alunos do Curso de Graduação em Música- Habilitação em Musicoterapia da EM-UFMG matriculados nas disciplinas Musicoterapia Clínica A e B e Estágio Clínico.

Processo de Avaliação:

O aluno da Musicoterapia Clinica A ou B será avaliado em cada atendimento. Seu desempenho musical e como terapeuta serão os critérios adotados. A apresentação para a equipe da instituição e o relatório com os resultados obtidos no semestre serão avaliados. O aluno no Estágio será avaliado pela coordenadora (Profa Cybelle Loureiro) e por um profissional da instituição. A apresentação para a equipe da instituição e o relatório com os resultados obtidos no semestre serão avaliados.

Informações Específicas

Infra – estrutura física: 

Os atendimentos são realizados em salas específicas na instituição destinadas para a Musicoterapia, bem como em salas para usos de múltiplas atividades terapêuticas. São utilizados instrumentos musicais e outros equipamentos de áudio, sendo alguns da Escola de Música da UFMG e outras da instituição. Ocasionalmente, são também utilizados instrumentos musicais dos alunos.

Vinculo com Ensino:   

Sim

Vínculo com Pesquisa: 

Sim

Público estimado: 

50

Informações Adicionais

Informações adicionais:

Em outubro de 2013 foi efetuado um solicitação de 3 bolsas para alunos do Curso habilitação em musicoterapia com o objetivo futuro de ampliação do numero atendimentos que poderiam ser adicionados. Fomos contemplados com uma unica bolsa que vem sendo de extrema valia para esse projeto. Alem do mais vem possibilitando que o aluno tenha desde o inicio do curso uma visão da pratica realizada em atividade extre-muros do Curso habilitação em musicoterapia.

Descrição

Status: 

Desatualizado

Título:  

Musicoterapia no Atendimento aos pacientes com Deficiência Física: Uma parceria entre a Associação Mineira de Reabilitação e a Escola de Música da UFMG

Data de Início: 

07/10/2013

Previsão de Término:  

31/12/2017

Data da última aprovação pelo Órgão Competente: 

04/10/2013

Órgão Competente: 

Câmara Departamental

Caracterização

Ano em que se iniciou a ação:

2012

Unidade:

Escola de Música

Departamento:

Depto de Instrumentos de Canto

Programa Vinculado:

Sem Vínculo

Principal Área Temática de Extensão: 

Saúde

Área Temática de Extensão Afim: 

Educação

Linha de Extensão:

Música

Grande Área do Conhecimento:

Ciências da Saúde

Palavre Chave:

Musicoterapia, AMR, Deficiência Física, Estimulação Precoce, Crianças, Adolescentes.

Clique no botão abaixo para mais informações sobre o Projeto de Extensão: SIEX ABET