Hospital João XXIII

Hospital João XXIII

A Musicoterapia utiliza a música e/ou seus elementos em um processo individualizado que visa discriminar e atender às necessidades físicas, mentais, sociais e/ou cognitivas, na busca por qualidade de vida do paciente. Dentre as várias populações atendidas pela Musicoterapia, os Cuidados Progressivos são uma demanda em expansão. As pesquisas científicas nesta área ainda são escassas. Contudo, os trabalhos emergentes mostram aumento de capacidades de linguagem, melhoras na mobilidade, melhora de humor, regulação da respiração e da pressão sanguínea. Outros resultados esperados podem ser relaxamento, prevenção ou tratamento do humor, fortalecimento de vínculos familiares e humanização da unidade através do envolvimento de funcionários das equipes de saúde. A Musicoterapia pode viabilizar os estímulos necessários para esses resultados ao propiciar momentos de prazer através da música. A intervenção é não invasiva, não acarretando riscos. Através do atendimento aos pacientes internados na Unidade de Cuidados Progressivos do Hospital João XXIII, proporcionamos aos alunos de graduação em Música com habilitação em Musicoterapia da UFMG uma experiência nova de ensino, pesquisa e extensão, que são os alicerces de sua formação.

Prêmio Público “Nas Nuves”: Atendimento musicoterapêutico hospitalar breve nos cuidados progressivos relatos de experiência

Vídeo Feito pelas alunas de Musicoterapia: Aline Magalhães SSilva, Leticia Lima Dionízio e Rhainara Lima C. Ferreira, para o Congresso de Música “Nas Nuvens”. O vídeo recebeu o prêmio Público, mais visto dentre os todos do congresso. Conheça mais sobre o Atendimento Musicoterapêutico no Hospital João XXII.

Horário de Atendimento da Instituição:

Quarta-Feira de 12:30 às 14:30

Objetivos Gerais:

Oferecer atendimento clínico de Musicoterapia Breve aos pacientes internados na Unidade de Cuidados Progressivos do Hospital João XXIII e promover o ensino, a pesquisa e a prática clínica aos alunos de Música com habilitação em Musicoterapia da UFMG.

Objetivos Específicos:

Atender possíveis necessidades físicas, psíquicas e/ou sociais dos pacientes;

Estimular melhoras cognitivas, motoras, de comunicação e/ou humor dos pacientes;

Potencializar o trabalho da Psicologia, da Fisioterapia, da Enfermagem e da Fonoaudiologia, dependendo da necessidade de cada paciente;

Analisar a eficácia da Musicoterapia Hospitalar Breve.

Metodologia:

Os alunos serão divididos em duas duplas, que atenderão os pacientes semanalmente em horário previamente definido pela Unidade de Cuidados Progressivos. Os alunos serão supervisionados pela Professora Marina Horta Freire (Departamento de Instrumentos e Canto – Escola de Música da UFMG) e pelos seguintes profissionais do Setor: Coordenação de Ana Luiza Goveia Moraes (Enfermeira), Supervisão de Luciana Flávia Squarcio Purysco (Psicóloga). As atividades serão realizadas semanalmente: (a) entrevistas com a equipe da Unidade de Cuidados Progressivos para avaliação de demanda; (b) entrevistas com familiares dos pacientes para levantamento de histórico musical; (c) aplicação de técnicas receptivas ou interativas da Musicoterapia Breve, abordagem Musico-centrada – o musicoterapeuta toca/canta para o paciente, ou estimula o paciente a tocar/cantar, para atingir os objetivos terapêuticos traçados. (OBS: os instrumentos que forem ser tocados por pacientes serão devidamente higienizados com álcool antisséptico antes e após cada utilização.) Paralelamente, serão realizadas supervisões clínicas dos alunos, bem como reuniões de planejamento e discussão de casos clínicos.

Forma de Avaliação da ação da Extensão:

Serão apresentados mensalmente à equipe profissional de saúde da instituição em questão os resultados obtidos para discussão dos casos atendidos em forma de relatório. Os resultados do atendimento a cada paciente são coletados sistematicamente e computados no final de cada semestre para pesquisas e análises.

Site:  

Origem do público – alvo:  

Externo

Caracterização do público – alvo:

Jovens, adultos e/ou idosos internados nas enfermarias e quartos da Unidade de Cuidados Progressivos do Hospital João XXIII.

Captação por edital de fomento: 

Não

Articulado com política pública:  

Não

Estudantes Membros da Equipe

Plano de Atividades:

Observação, planejamento, condução, registro e avaliação de processos clínicos musicoterapêuticos com pacientes internados na Unidade de Cuidados Progressivos do Hospital João XXIII, com foco na melhora da qualidade de vida desses pacientes e na expansão da prática clínica dos alunos do curso de Música com habilitação em Musicoterapia da UFMG.

Plano de acompanhamento e orientação:

Os alunos receberão supervisões clínicas e participarão de orientações, planejamentos e discussão de casos clínicos sob a coordenação de profissionais musicoterapeutas e da equipe multidisciplinar do Setor. Os alunos também serão supervisionados na coleta e análise de dados para fins de pesquisa.

Processo de Avaliação:

Avaliação processual e contínua das atividades realizadas, priorizando o desempenho clínico dos alunos e a construção de uma postura profissional ética e consistente. Também será exigida do aluno a confecção de relatórios processuais e finais.

Informações Específicas

Infra – estrutura física: 

Os atendimentos serão realizados nos quartos e enfermarias da Unidade de Cuidados Progressivos do Hospital João XXIII. Os instrumentos musicais serão levados para o Hospital pelos alunos. As reuniões e discussões de caso poderão ser feitas na sala da Equipe Multidisciplinar do Setor e/ou no gabinete na professora coordenadora do Projeto de Extensão.

Vinculo com Ensino:   

Sim

Vínculo com Pesquisa: 

Sim

Público estimado: 

Informações Adicionais

Informações adicionais:

Antes do início dos atendimentos, os alunos receberão da equipe multidisciplinar as orientações sobre infectologia, proteção ao contato com pacientes e higienização dos instrumentos musicais.

Descrição

Status: 

Ativo

Título:  

Musicoterapia nos Cuidados Progressivos: Atendimento musicoterapêutico hospitalar breve.

Data de Início: 

13/03/2017

Previsão de Término:  

17/12/2020

Data da última aprovação pelo Órgão Competente: 

06/032017

Órgão Competente: 

Câmara Departamental

Caracterização

Ano em que se iniciou a açõa: 

2017

Unidade:  

Escola de Música

Departamento:  

Depto Instrumentos e Canto

Programa vinculado:  

Sem Vínculo

Principal Área Temática de Extensão: 

Saúde

Área Temática de Extensão Afim: 

Cultura

Linha de Extensão:  

Saúde Humana

Grande Área do Conhecimento:

Linguística, Letras e Artes

Palavras – chave:  

Musicoterapia, Musicoterapia Hospitalar, Musicoterapia Breve,  Cuidado Progressivos, Adultos, Promoção de Saúde.