Cursos de Extensão Práticas vocais e instrumentais em Música Iniciação e atualização
PRAVIEMUS

Os Cursos “Práticas vocais e instrumentais em Música” – PRAVIEMUS (antigo CEM-INC) têm como objetivo a promoção de aulas de Instrumentos e Canto à comunidade em níveis de Iniciação e Atualização, a serem ministradas por bacharelandos em Música da EMUFMG, sob a orientação de seus professores na Graduação. Os cursos visam proporcionar aos bacharelandos a prática da docência em forma de estágio, articulando as atividades de Extensão com as atividades de Ensino e Pesquisa desenvolvidas na EMUFMG. Os cursos objetivam ainda promover a interação dialógica e transformadora entre a Universidade e a sociedade, de acordo com as Diretrizes Nacionais da Extensão Universitária definidas pela Resolução MEC 07/2018. A gestão e orientação didático-pedagógica dos cursos PRAVIEMUS será feita pelos professores do Departamento de Instrumentos e Canto da EMUFMG. A gestão administrativa e financeira será feita pela secretaria do CENEX–Música e pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP, sob a supervisão do CENEX-Música.

Boletim Informativo -  1º Semestre de 2024

Da estrutura e funcionamento dos cursos

• Os cursos de Práticas Vocais e Instrumentais em Música – PRAVIEMUS – Iniciação terão um total de 30 horas-aula e serão ministrados por estagiários de graduação, de pós-graduação ou por professores do curso superior em Música em dois módulos
    semestrais de 15 horas-aula cada um.
  • Os cursos de Práticas Vocais e Instrumentais em Música – PRAVIEMUS – Atualização terão um total de 60 horas-aula e serão ministrados por estagiários de graduação, de pós-graduação ou por professores do curso superior em Música em quatro módulos
    semestrais de 15 horas-aula cada um.
  • Os alunos que concluírem os dois semestres de Iniciação farão jus ao certificado correspondente a este nível. Caso desejem continuar o curso em nível de Atualização serão automaticamente transferidos para este nível, devendo cursar no mínimo mais
    dois semestres para fazer jus ao certificado em nível de Atualização

Informações gerais

• O curso é oferecido nas modalidades: violino, violoncelo, canto erudito, canto popular, flauta, piano erudito, piano popular, saxofone, violão, trompete, viola, clarineta e oboé. Outros instrumentos poderão ser oferecidos mediante demanda específica.
  • O regulamento completo dos cursos PRAVIEMUS pode ser encontrado na página da Escola de Música da UFMG na internet musica.ufmg.br
  • Carga horária total: 15 horas – 1 hora/aula por semana.
  • Horário: as aulas acontecerão em regime presencial, preferencialmente às quintas e sextas feiras em horários a combinar com os professores, entre os turnos da manhã, tarde e noite.
  • Local das aulas: Escola de Música da UFMG – Campus Pampulha.
  • Público-alvo: jovens e adultos interessados na iniciação ou na atualização em instrumentos musicais e no canto. Idade mínima: 14 anos
  • Para efetivar a matrícula neste curso, o aluno deverá estar em dia com quaisquer outros pagamentos devidos à FUNDEP.
  • A concessão de bolsas é regulada pela Resolução 07/2004 do Conselho Universitário da UFMG, disponível no link

• O aluno regularmente matriculado que desejar cancelar o contrato deverá se dirigir à FUNDEP através do email extensao@fundep.ufmg.br

Investimento

• Curso: R$ 900,00 (novecentos reais) à vista, no ato da matrícula, ou em 03 vezes – matrícula R$225,00 (duzentos e vinte e cinco reais) mais 03 parcelas de R$ 225,00 com vencimentos em 10/04, 10/05 e 10/06.

• Matrícula:
  • Data: 15 de janeiro a 05 de março de 2024.
  • Local: Através do site https://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/ ou pessoalmente no posto da FUNDEP localizado na Av. Antônio Carlos, 6627 Praça de Serviços, loja 7, Campus Pampulha, fone: (31) 2342-1212. Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h.
  • Período letivo
  • 11 de março a 05 de julho de 2024.

• Centro de Extensão da Escola de Música da UFMG – CENEX-Música

Telefone: 34094715 – e-mail:   cenex@musica.ufmg.br