Diretrizes Gerais da Extensão Universitária

De acordo com a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior,                                     

A Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político, educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e pesquisa.”

MEC/CNE/CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR 

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

A Extensão Universitária, ao lado do Ensino e da Pesquisa, é uma das importantes frentes de atividade que cabe ao docente de uma universidade pública. A Extensão na UFMG é gerida pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMG https://www2.ufmg.br/proex

Dentre as diretorias que compõe a estrutura da PROEX, duas delas estão diretamente ligadas à proposição, registro e gestão das Ações de Extensão pelos docentes:

 Diretoria de apoio à gestão da Extensão (DAGE)

Fone: 3409-4062

E-mail siex@proex.ufmg.br

Diretoria de fomento e avaliação da Extensão (DAFE)

Fone: 3409 4637

E-mail dife@proex.ufmg.br

Além da Resolução do MEC acima citada, a PROEX UFMG possui um conjunto de Resoluções que proporcionam ao docente da Escola de Música da UFMG uma ampla visão das normas e regulamentos atinentes à Extensão Universitária na UFMG. Elas podem ser acessadas através do menu Resoluções no link.

Para propor, registrar e gerir as Ações de Extensão, o docente deve se familiarizar e fazer uso de dois importantes sistemas digitais: o SIEX – Sistema de informação da Extensão e o Sistema de Fomento – PROEX. ambos os sistemas são acessados através da página principal da PROEX – UFMG.

Através do uso do SIEX e do Sistema de Fomento – PROEX é possível ao docente propor, registrar e gerir de forma eficiente as Ações de Extensão de seu interesse. 

Para facilitar os procedimentos, o CENEX – Música criou um passo-a-passo para a proposição, o registro e a gestão de uma Ação de Extensão pelo docente da Escola de Música da UFMG.