1. Prefira as lâmpadas LED
A lâmpada LED é um divisor de águas no mundo da iluminação, e entrega às empresas um jeito de iluminar baseado em:

Sustentabilidade; 
Durabilidade;
Economia.
E uma série de outros fatores positivos que justificam seu uso para iluminar todos os ambientes da empresa. A médio e longo prazo você vai se surpreender com o desempenho na relação custo x benefício.

2. Pequenas revisões no ambiente fazem grande diferença
Desligar a lâmpada do espaço que não está sendo utilizado deve sempre ser a primeira atitude de conscientização para o consumo de energia.

Além disso, outras ações simples, mas eficientes podem ser tomadas, como por exemplo:

Pintar as paredes e teto com tinta clara;
Optar por móveis com tons claros;
Observar a disposição dos equipamentos;
Revisar o projeto luminotécnico para melhor posicionar as lâmpadas na área de produção e de administração;
Fazer uso dos sensores de presença.
Esses são um ótimo começo para diminuir o consumo de energia no ambiente corporativo.

3. Recorra à luz natural sempre que possível
Não importa o tamanho do ambiente: deve-se otimizar ao máximo a iluminação natural, com janelas grandes e envidraçadas, por exemplo.

Também convém eliminar paredes e divisórias sempre que possível. Além de melhorar a comunicação, isso também influencia positivamente para economizar energia na empresa.

Mas quando falamos em economia, especialmente de energia elétrica, a tecnologia dos domus é uma das melhores opções. Os domus são estruturas no teto ou nas paredes que permitem a entrada de luz, e aumentam em muito a luminosidade e o conforto térmico nos ambientes.

Além de serem perfeitos para o impedimento de entrada do calor, os domus confeccionados pelo Grupo MB filtram os raios UV, e difundem de forma mais ampla a luz no ambiente, com tecnologia patenteada.

Ao diminuir de forma significativa o consumo de energia elétrica para iluminação, além de requerer menos resfriamento do ambiente, os domus se tornam uma das mais eficientes opções em termos de economia de eletricidade. E têm um retorno de investimento bastante positivo e rápido, como mencionamos neste artigo: Calcule o Retorno de Investimento em Economia de Energia Elétrica.

4. Invista nos painéis solares
O sol é uma fonte de energia renovável. E a captação de calor através de painéis fotovoltaicos, transformado em energia, supre perfeitamente grandes demandas. Apesar de ainda ser pequena a utilização no Brasil, é uma das fontes de energia que deverá assegurar o abastecimento no futuro.

Investimentos na instalação e manutenção de placas solares é uma das decisões mais acertadas para focar em economia e sustentabilidade. Os benefícios no médio e longo prazo serão grandes e cumulativos.

5. Manutenção preventiva nas máquinas e equipamentos da empresa
Quando uma máquina está descalibrada ou mal regulada, com ignições sujas e desempenho baixo, automaticamente o consumo de energia elétrica para mantê-las em funcionamento é bem maior. Logo, a taxa de consumo aumenta, e isso não é bom!

6. Conscientização dos colaboradores
Sabemos que modificar hábitos nem sempre é fácil. Mas ao considerar a probabilidade de escassez é necessária uma força tarefa para reverter o alto consumo de energia elétrica. Principalmente com atitudes que promovam o consumo consciente dentro e fora da empresa. Converse com os colaboradores, propague a ideia e compartilhe dicas úteis e práticas.

7. Procure agendar atividades fora do horário de pico de consumo de energia elétrica
Saber aproveitar os horários para realizar as tarefas e atividades da empresa, durante a jornada de trabalho normal, é mais um ponto para o consumo de energia, justamente pelo aproveitamento da iluminação natural.

Evite sobrecarregar a linha de produção nos horários de pico, ou outros setores da empresa durante o horário das 17h até 22h.

8. Aposte na ventilação natural
Refrescar o ambiente sai caro, principalmente com as formas tradicionais conhecidas como ventiladores, ar-condicionado, sistema de exaustão forçada entre outras.

Em contrapartida, venezianas industriais e lanternins não requerem energia elétrica. E além de manterem agradável o ambiente de trabalho, eliminam substâncias insalubres do ar e garantem conforto térmico – reduzindo ou eliminando a necessidade de ar-condicionado.

9. Invista em isolamento térmico
O isolamento térmico das paredes e o reforço na espessura dos vidros das janelas da fábrica influenciam positivamente para proteger os ambientes do calor e frio excessivos.

10. Busque ajuda e assessoria para identificar e planejar maneiras de diminuir o custo com energia elétrica na empresa
Esta é uma opção válida e efetiva para reduzir o consumo e, consequentemente, diminuir as despesas com energia.

Através da consultoria de empresas especializadas, será possível identificar fugas, vazões, picos de consumo, e outros pontos negativos no projeto elétrico. E assim modificar ou elaborar novas alternativas para a empresa.