Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da UFMG foi criado em 1999, apenas com o nível de Mestrado e área de concentração única em Performance Musical. A partir de 2004, o PPGMUS se estruturou em três linhas de pesquisa: Performance Musical, Estudos das Práticas Musicais e Música e Tecnologia. A última foi renomeada em 2007 como Sonologia e, em 2010, a linha Estudos das Práticas Musicais foi desmembrada em três outras: Música e Cultura, Educação Musical e Processos Analíticos e Criativos. A nova configuração, com 5 linhas de pesquisa, foi a base sobre a qual se construiu o projeto de doutorado, aprovado pela Capes em fevereiro de 2012, cuja primeira turma ingressou em março de 2013.

A estruturação do Programa resultou de uma análise das características específicas do campo acadêmico-musical. Concluiu-se que as pesquisas em música, dado o seu potencial interdisciplinar, são beneficiadas com a eliminação de fronteiras muito demarcadas e com o consequente incentivo ao uso de ferramentas conceituais, teóricas e metodológicas advindas de diferentes campos do conhecimento, privilegiando a transversalidade entre as linhas de pesquisa. Tal posição foi amplamente discutida e apoiada por diferentes gestões da pós-graduação na UFMG e também por pares nacionais e internacionais. Um efeito muito positivo dessa interpretação é o fato de que parte dos estudantes que ingressa em nosso PPG não tem origem apenas nos cursos superiores de música, mas também em outras áreas: Letras e Artes em geral, Ciências Humanas e até mesmo em Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.

A importância regional e nacional do PPGMUS pode ser avaliada não apenas por seu pioneirismo (foi o primeiro Programa a oferecer tanto o Mestrado Acadêmico quanto o nível de Doutorado em Música no estado de Minas Gerais), mas pela procura gerada em várias regiões brasileiras, exemplificada, entre outras coisas, pelo expressivo número de docentes universitários oriundos tanto do estado de Minas Gerais quanto do resto do país, atualmente em capacitação no Programa. A inserção internacional do PPGMUS se apresenta também em franco crescimento, como demonstra a presença constante de alunos estrangeiros.