Orientações Gerais

Prezado aluno(a) do PPGMUS,

nesta seção você encontra as informações necessárias para conduzir a sua vida acadêmica. Fique de olho no calendário e, antes de recorrer à ajuda da Secretaria, veja se não é possível tirar suas dúvidas aqui no site. Somos uma comunidade numerosa e contamos com reduzido pessoal técnico-administrativo, sempre requisitado para numerosas tarefas. Contribua para o bom funcionamento do Programa, organizando ao máximo a sua rotina na UFMG.

Mestrado: O período total de integralização é de, no mínimo, um ano e, no máximo, dois anos, ou seja, 24 meses contados a partir do mês/ano da primeira matrícula no curso.
Doutorado: O período total de integralização é de, no mínimo, dois anos e, no máximo, quatro anos, ou seja, 48 meses contados a partir do mês/ano da primeira matrícula no curso.

Acessem a página da FUMP (Fundação Mendes Pimentel) e da PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) para maiores informações.

 

 

Acessem a página de matrícula.

Os alunos matriculados, em disciplinas isoladas, para terem acesso ao moodle/Portal minhaUFMG deverão enviar um documento com foto em anexo e número de matrícula para o e-mail: suporte@dti.ufmg.br, solicitando a carta de NIP’s. Para mais informações, entrem em contato com o suporte, telefone: 3409-4916.

A estrutura curricular do Mestrado prevê uma carga horária total de 240 horas, 16 créditos (08 créditos em disciplinas obrigatórias e 08 em optativas).

A estrutura curricular do Doutorado prevê uma carga horária total de 360 horas, 24 créditos (16 créditos em disciplinas obrigatórias e 08 em optativas).

Consulte a Estrutura Curricular.

Com anuência e justificativa do orientador, alunos do Mestrado e do Doutorado poderão requerer o aproveitamento de, no máximo, 06 (seis) créditos cursados, como DISCIPLINAS ISOLADAS, ministradas em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Para tal, deverão preencher formulário específico, anexar comprovação de nota/conceito e encaminhar a solicitação para análise do Colegiado do Programa.
Os alunos do Doutorado, com anuência e justificativa do orientador, poderão requerer o aproveitamento/revalidação de créditos cursados no Mestrado concluído em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Para tal, deverão preencher formulário específico, anexar o histórico do Mestrado, as ementas das disciplinas cursadas e encaminhar a solicitação para análise do Colegiado do Programa.

Com anuência de seu orientador, o aluno poderá solicitar auxílio financeiro para participação em eventos científicos. Para tal, deverá preencher formulário específico, anexar cópia da carta de aceite do trabalho a ser apresentado, enviar uma cópia do artigo (por e-mail) e uma cópia do Lattes atualizado com produção intelectual e artística lançada. O pedido deverá ser formalizado na Secretaria do Programa com antecedência mínima de 30 (trinta) dias antes do início do evento. Também é possível solicitar auxílio financeiro para pesquisa de campo/coleta de dados (recomendado que seja solicitado até final de setembro de cada ano, para realização até 30 de novembro).

Acessem a página de Bolsas de Estudo.

Os doutorandos bolsistas deverão realizar, obrigatoriamente, 02 (dois) semestres de estágio-docência.

Os mestrandos bolsistas deverão realizar 01 (um) semestre de estágio.

Em ambos os casos, deverão preencher o formulário Plano de Trabalho e submeter ao Departamento, responsável pela disciplina, para aprovação. Ao finalizar do estágio, deverão apresentar o Relatório Final (formulários disponíveis na página de Formulários).

Os alunos de Mestrado e Doutorado, estrangeiros, selecionados no exame que trata este Edital, deverão comprovar proficiência em língua portuguesa, no prazo máximo de 12 meses, para os alunos de mestrado, e de 24 meses, para alunos de doutorado, a contar de sua primeira matrícula no curso. Neste caso, deverão apresentar cópia do certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) ou equivalente. Tal comprovação é requisito para a continuidade dos estudos no mestrado e no doutorado.

O recital previsto na disciplina Prática Instrumental Avançada II (Doutorado/Performance Musical) deverá ser avaliado por Banca formada pelo orientador e mais dois professores doutores, sendo que um deles deve ser externo ao Programa. O programa do recital e a composição da Banca deverão ser enviados ao Colegiado com um mês de antecedência. A Banca deverá atribuir uma nota em uma escala de 0 a 100.

1– Mestrado: O Exame de Qualificação deverá ocorrer até o final do 3º semestre de curso. O agendamento do Exame deve ser feito na Secretaria do Programa com o preenchimento de formulário específico e anuência do orientador.
2– Doutorado: O Exame de Qualificação deverá ocorrer até o final do 3º ano de curso. O agendamento do exame deve ser feito na Secretaria do Programa com o preenchimento de formulário específico e da anuência do orientador (30 dias antes da data de sua realização). A Banca de Qualificação deve ser composta por 03 (três) membros titulares, incluindo-se o orientador. Um dos examinadores deve ser externo à UFMG.

O portfólio de produção intelectual dos doutorandos (equivalente a 04 créditos) deverá ser apresentado no exame de qualificação, e será apreciado pela mesma Banca. As produções a serem incluídas no portfólio deverão ser discutidas entre o orientador e o aluno, levando-se em conta as características da linha e do projeto de pesquisa em desenvolvimento, e a relevância esperada de trabalhos realizados por um doutorando. A Banca deverá aprovar (ou não) o portfólio, e também atribuir uma nota (em uma escala de 0 a 100).

Para mais informações sobre como elaborar o portfólio consulte  a resolução.

O agendamento da Defesa de Dissertação (e Recital, se vinculado à Linha Performance Musical) deve ser feito na Secretaria do Programa com o preenchimento de formulário específico e com anuência do orientador 30 dias antes da data prevista para a realização da Defesa.

O agendamento da Defesa de Tese (e Recital, se vinculado à Linha Performance Musical) deve ser feito na Secretaria do Programa com o preenchimento de formulário específico e com anuência do orientador 45 dias antes da data prevista para a realização da Defesa.

Requerimento de Defesa de Tese  (doutorandos de Performance Musical)

Requerimento de Defesa de Tese  (doutorandos de outras Linhas de Pesquisa)

A solicitação de declaração e/ou histórico poderá ser feita por e-mail. O prazo para a expedição desses documentos é de 03 dias úteis. O boleto para pagamento da taxa (R$5,00) está disponível na página de Formulários.

O Histórico Escolar, com QRcode, poderá ser impresso, sem custo, acessando o link: https://sistemas.ufmg.br/iaWeb  . Serão necessários login e senha do Minha UFMG para acesso dos ex-alunos.


Para solicitar o diploma, são necessários os seguintes documentos:

a) cópia do diploma de graduação (frente e verso);

b) cópia da carteira de identidade;

c) cópia da certidão de nascimento ou casamento;

d) currículo Lattes atualizado.