Matrícula

O preenchimento da proposta de matrícula deve ser feito exclusivamente no endereço: www.minha.ufmg.br (no menu à esquerda, em Sistemas, clicar em: Matrícula da Pós-Graduação).

Para resolver problemas de acesso ao Portal, entre em contato diretamente com o suporte do Departamento de Tecnologia da Informação – DTI/ICEX tel: 3409 4916 ou por e-mail suporte@dti.ufmg.br.

Antes de elaborar sua proposta de matrícula, sugerimos que você entre em contato com o seu orientador para verificar quais disciplinas deverá cursar no próximo semestre.

Solicitamos aos alunos vinculados à Linha de Pesquisa Performance Musical que fiquem atentos ao se matricular na disciplina Prática Instrumental, porque as turmas são oferecidas de acordo com a disponibilidade do orientador do aluno. Portanto, antes de preencher a proposta de matrícula, favor verificar a turma adequada no Quadro de Horário.

Alunos que já concluíram os créditos exigidos pelo Regulamento do Programa, ou que conseguiram prorrogação de prazo para a Defesa da Dissertação, deverão solicitar matrícula em Elaboração de Trabalho Final.

As disciplinas ofertadas no semestre estão disponíveis em: https://musica.ufmg.br/ppgmus/disciplinas/

O acesso ao comprovante de matrícula, com QR code, é disponibilizado no Sistema de Matrícula de Pós-Graduação. No menu matrícula, o aluno irá clicar em Emitir Comprovante.

A matrícula em disciplina Eletiva é destinada aos alunos vinculados a outros cursos da UFMG.

Alunos de cursos de pós-graduação deverão acessar o Portal Minha UFMG e solicitar a matrícula concomitantemente com a matrícula de seu curso regular.

Informativo sobre procedimentos para 2024/2

Os alunos de outros cursos (graduação) da UFMG, interessados em cursar disciplina no PPG em Música, deverão encaminhar e-mail à Secretaria do seu Curso, solicitando a autorização para cursar a disciplina. O e-mail (da secretaria do  curso de origem) autorizando a cursar a disciplina, deverá ser enviado para  ppgmus@musica.ufmg.br e deverá conter:

  • Nome da disciplina que quer cursar;
  • Nome do aluno;
  • Número de matrícula do aluno.

A secretaria do PPG em Música efetuará o registro de matrícula após o deferimento do professor da disciplina.

Para o aluno de cursos de graduação poderá matricular-se em disciplina do Programa de Pós-Graduação em Música, desde que haja vaga e aprovação do Colegiado de ambos os cursos. Neste caso o processo ocorre em duas etapas:

Protocolo: comparecer à secretaria no(s) dia(s) previsto(s) no calendário e apresentar os seguintes documentos:

requerimento de matrícula;

autorização do Colegiado de origem;

histórico escolar (cópia para cada disciplina pretendida);

comprovante de matrícula do semestre.

 Matrícula:

Comparecer à Secretaria no(s) dia(s) previsto(s) no calendário e efetuar a matrícula.

Observação: Os resultados não são fornecidos por telefone.

Informativo sobre procedimentos em 2024/2

A matrícula em disciplina isolada é destinada aos interessados que não possuem vínculo acadêmico com a UFMG.

O candidato interessado poderá requerer matrícula em até duas disciplinas.

Para verificar as disciplinas disponíveis para esta modalidade, gentileza consultar a oferta de disciplinas para 2024/2.

O processo ocorre em duas etapas:

Protocolo

O Protocolo em disciplinas isoladas para o segundo semestre letivo de 2024, ocorrerá de forma remota, no dia 04 de outubro. 

O candidato interessado deverá enviar para o e-mail do PPGMUS – ppgmus@musica.ufmg.br – a seguinte documentação:

  1. Requerimento de Matrícula preenchido;
  2. Cópia da carteira de identidade e CPF;
  3. Cópia do passaporte (se candidato estrangeiro);
  4. Cópia do diploma de graduação;
  5. Cópia do histórico escolar da graduação;
  6. LATTES ou curriculum vitae;
  7. Cópia do último contracheque e autorização da chefia imediata (somente para servidor da UFMG)

Os resultados serão divulgados, no site do PPGMUS.

Confira aqui o resultado dos pedidos protocolados em 2024/2.

Matrícula

O requerente que obtiver deferimento, em sua solicitação, deverá encaminhar ao e-mail do PPGMUS – ppgmus@musica.ufmg.br, o comprovante de recolhimento da taxa de matrícula (R$ 194,57) como condição obrigatória para efetivar o seu requerimento.

A Escola de Música aceitará comprovantes de pagamento para efetuar a matrícula em disciplina isolada, excepcionalmente, até o dia 11 de outubro. Informação de como gerar o boleto está disponível aqui.

Se candidato estrangeiro, antes do pagamento da taxa, aguardar e-mail de confirmação da documentação.

Os servidores da UFMG estão isentos do pagamento da taxa de matrícula.

Os alunos matriculados, em disciplinas isoladas, para terem acesso ao moodle/Portal minhaUFMG deverão enviar um documento com foto em anexo e número de matrícula para o e-mail: suporte@dti.ufmg.br, solicitando a carta de NIP’s. Para mais informações, entrem em contato com o suporte, telefone: 3409-4916.

A matrícula em disciplina isolada é destinada aos interessados que não possuem vínculo acadêmico com a UFMG.

Para verificar as disciplinas disponíveis para esta modalidade, gentileza consultar a oferta de disciplinas.

O processo ocorre em duas etapas:

Protocolo: comparecer à secretaria no(s) dia(s) previsto(s) no calendário, com os seguintes documentos:

requerimento de matrícula;

cópia da carteira de identidade e CPF (cópia);

cópia do passaporte (se candidato estrangeiro);

cópia do diploma de graduação;

cópia do histórico escolar da graduação (cópia para cada disciplina pretendida);

LATTES ou curriculum vitae (cópia para cada disciplina pretendida);

cópia do último contracheque e autorização da chefia imediata (somente para servidor da UFMG).

Matrícula: 

Comparecer à secretaria o(s) dia(s) previsto(s) no calendário e apresentar o comprovante de pagamento da taxa de matrícula e efetuar a matrícula.

Se candidato estrangeiro, antes do pagamento da taxa, comparecer ao DRCA para efetuar o registro.

O requerente que obtiver deferimento do pedido receberá somente 01 (um) número de matrícula e pagará apenas uma taxa para qualquer número de disciplinas, ainda que sejam de níveis diferentes (graduação e pós-graduação) ou de cursos diferentes da UFMG.

O pagamento da taxa deverá ser feito no Banco do Brasil, de acordo com as instruções disponíveis no linkhttps://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Pos-Graduacao/Disciplina-Isolada

Os servidores da UFMG estão isentos do pagamento da taxa de matrícula.

Os resultados não são fornecidos por telefone.

Os alunos matriculados, em disciplinas isoladas, para terem acesso ao moodle/Portal minhaUFMG deverão enviar um documento com foto em anexo e número de matrícula para o e-mail: suporte@dti.ufmg.br, solicitando a carta de NIP’s. Para mais informações, entrem em contato com o suporte, telefone: 3409-4916.