O programa se apresenta em dois níveis (Mestrado e Doutorado) e está estruturado em seis linhas de pesquisa:

Educação Musical

Estudos sobre processos e práticas de ensino e aprendizagem musical sob diferentes perspectivas epistemológicas e teóricas da área de Educação Musical.

A linha de pesquisa Educação Musical, acolhendo pesquisas voltadas para os processos de ensino e aprendizagem de música em diferentes contextos socioculturais e institucionais, tem como perfil dos egressos: professores de música qualificados para atuarem como docentes e pesquisadores no ensino superior e em outros contextos de desenvolvimento artístico e educacional, aptos a discutir e colaborar com as políticas públicas de educação e cultura.

Música e Cultura

Estudos dos fatos sonoro-musicais como fatos de cultura e instâncias de produção de grupos sociais, de modo que as abordagens estéticas os percebam como indissociáveis da trama de relações históricas, culturais e sociais em que estão inseridos.

A linha Música e Cultura, acolhendo pesquisas nas subáreas de Musicologia Histórica e Etnomusicologia, forma profissionais com amplo domínio e sensibilidade para a análise e compreensão de cenários sociais, históricos e culturais variados mediados pela prática musical. Os egressos são pesquisadores capacitados para atuar nos pilares da docência do ensino superior e para desempenhar funções diversas em instituições públicas e privadas, como, por exemplo, o tratamento arquivístico de acervos sonoros e musicais; o trabalho colaborativo de defesa e fomento de culturas musicais junto a comunidades tradicionais e a atuação no âmbito do desenvolvimento de políticas públicas.

Musicoterapia

Estudos teóricos e práticos nas áreas de atuação da Musicoterapia e interfaces, envolvendo temas como:  Teoria, formação e prática da Musicoterapia; Avaliação musicoterapêutica; Música, desenvolvimento humano e promoção de saúde.

Espera-se que o egresso da linha de pesquisa Musicoterapia seja um pesquisador comprometido com os padrões éticos, teóricos e técnicos na atuação clínica, social e educacional da Musicoterapia, bem como em áreas de interface entre música e saúde; atento às evidências atualizadas no cuidado para melhoria da qualidade de vida humana por meio da música e ao debate crítico sobre questões sócio-políticas estruturais relacionadas à área e que impactam indivíduos, grupos e sociedade.

Performance Musical

Estudos que têm como foco principal a performance (realização em múltiplas dimensões) de um repertório musical (solo ou em conjunto) e sua investigação a partir de matrizes teóricas variadas (históricas, estilísticas, pedagógicas, culturalistas, sonológicas etc.), visando tanto o aperfeiçoamento técnico e interpretativo quanto a elucidação de possíveis relações que o repertório objeto da pesquisa estabelece com um determinado contexto.

Na linha Performance Musical, o egresso deve ser um músico-pesquisador, capaz de atuar no mercado de trabalho em projetos artístico-culturais variados e projetos de ensino mais voltados para os instrumentos musicais, sabendo aliar a prática artística de alto nível musical e técnico às reflexões teórico-conceituais típicas da pesquisa acadêmica, de modo a extrair dessa relação frutos que tornam a enriquecer cada um dos polos tomados individualmente: tanto a performance se torna mais consciente e plena de significados quanto a pesquisa ganha uma fonte privilegiada de informações e vivências advindas da prática musical imediata.

Processos Analíticos e Criativos

Estudos dos processos criativos e analítico/investigativos voltados à música em suas diversas formas, propostas, tecnologias e contextos. As pesquisas voltam-se tanto à música instrumental quanto às músicas e artes sonoras mediadas por novas tecnologias, englobando aspectos relacionados: à teoria, epistemologia e práxis dos processos analíticos e criativos; à composição e à análise mediadas por tecnologias computacionais; à performance, experimentação e improvisação como processos criativos; à dimensão discursiva da música; à música instrumental, camerística e orquestral; à espacialização, multimodalidade e transmidialidade nos processos criativos da atualidade.

Na linha Processos Analíticos e Criativos, espera-se do egresso capacidade de articulação de práticas musicais criativas e analíticas com objetivo de desenvolver projetos de composição, concepções interpretativas e discussão sobre poéticas e técnicas associadas principalmente à chamada música de concerto.

Sonologia

Estudo do material acústico em sua vinculação com as produções e atividades musicais, abordando problemas de criação/produção, análise, percepção e epistemologia. Utiliza conhecimentos das artes e das ciências exatas, humanas e biológicas.

Na Sonologia o caráter multidisciplinar se reflete no perfil dos egressos, aptos a desenvolver projetos em ao menos uma dessas áreas: processamento digital de áudio para diferentes aplicações musicais, análise multimodal da performance musical, planejamento e desenvolvimento de ferramentas interativas para aplicação em criações artísticas e educativas, reflexão crítica sobre a escuta mediada por novos meios tecnológicos. A linha atrai alunos que contam com uma iniciação básica em uma ou mais dessas áreas de conhecimento e também com habilidades musicais específicas, tais como a performance em instrumentos musicais tradicionais, eletrônicos ou multimeios, a composição musical, ou estudos musicológicos diversos. As possibilidades de atuação profissional dos egressos da Sonologia são variadas: docência e pesquisa acadêmica, integração a diferentes projetos de tecnologia aplicada, coordenação de (e colaboração com) projetos artísticos e educativos que integram novas tecnologias, produção musical para diferentes meios etc.



Atualizado em 28 de Maio de 2025