Há grupos de pesquisa atuantes nas seis linhas de Pesquisa do Programa que podem ser acessados no menu abaixo. Além desses, vários professores atuam em grupos de pesquisa nacionais ou internacionais que podem ser consultados pelo nome do docente na página do CNPQ.
O CEAMM (Centro de Estudo dos Acervos Musicais Mineiros), sediado na Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte), reúne pesquisadores da UFMG, UEMG, UFSJ, UNESP e Museu da Música de Mariana, e visa promover a realização de pesquisas musicológicas relacionadas ao patrimônio arquivístico-musical mineiro, incentivar o recolhimento e a salvaguarda de acervos musicais históricos, apoiar o tratamento arquivístico de acervos musicais no Estado de Minas Gerais, produzir material bibliográfico de caráter didático para apoio ao tratamento de acervos musicais e capacitar pessoal para o tratamento de acervos musicais. O CEAMM conta com a experiência arquivística e musicológica acumulada no Acervo Curt Lange da UFMG, no Labor Carmine (Laboratório de Conservação, Arquivologia e Edição Musical) da UNESP e no Museu da Música de Mariana, para desenvolver técnicas e ações adaptadas aos acervos musicais mineiros.
O Grupo de Etnomusicologia da Escola de Música da UFMG tem por vocação o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão em música sob uma perspectiva cultural e etnográfica. Constitui assim um fórum de debate diante de um número importante de projetos e iniciativas acadêmicas, na graduação e na pós-graduação. O Grupo busca dinâmicas de trabalho colaborativo, tanto junto aos sujeitos de pesquisa com os quais dialoga, quanto a outros grupos e instituições parceiras, no sentido de proporcionar maior interseção entre diferentes saberes e epistemologias.
Muito além de sons e de sua dimensão formal mais imediata, as experiências que definimos como musicais equivalem a uma série ampla de conjuntos associativos: dos sons entre si, de sons que ocupam lugares históricos, estéticos, políticos, religiosos, etc., específicos. O tratamento de temas musicais a partir de lógicas próprias e de um olhar sensível à diferença visa assim um projeto de conhecimento musicológico que não abstraia da experiência musical a rede mais ampla de relações sociais e culturais que lhe são contíguas.
De um ponto de vista institucional, o Grupo apresenta um potencial catalisador meio a diferentes tipos de produção, da sala de aula ao acolhimento de projetos de pesquisa e ao trabalho de campo, da elaboração de textos a materiais audiovisuais, da realização de eventos universitários e de extensão universitária.
Linhas de Pesquisa:
- Experiência e Significado Musical
Abordagem de práticas musicais em contexto social, cultural, cosmológico. Estudo dos sentidos construídos e socialmente compartilhados pelos participantes durante as experiências performáticas musicais; das associações estabelecidas pelos participantes entre a experiência acústica, a performance musical e os diversos elementos da vida social; das performances musicais como processos rituais. - Etnomusicologia Colaborativa
Projetos de pesquisa, com eventual associação a ações de ensino e de extensão, pautados pelo diálogo interepistêmico e interontológico, e pelo compartilhamento de objetivos, métodos e resultados, entre pesquisadores/universidade e grupos com os quais se desenvolvem as ações. - Etnomusicologia e Educação Musical
Estudo dos contextos e processos de aprendizagem musical, e suas associações com outras dimensões da formação humana; perspectivas etnomusicológicas sobre propostas formais de educação musical.
Pesquisadores:
Carlos Ernest Dias: http://lattes.cnpq.br/0051943663700839
Daniele Damasceno Fischer: http://lattes.cnpq.br/8433299707792534
Eduardo Pires Rosse (líder): http://lattes.cnpq.br/3976870085676446
Glaura Lucas (líder): http://lattes.cnpq.br/5237321219459906
Jonatha Maximiniano do Carmo: http://lattes.cnpq.br/1149322499074085
Leonardo Pires Rosse: http://lattes.cnpq.br/7260194007583365
Lúcia Pompeu de Freitas Campos: http://lattes.cnpq.br/9122224580647279
Paulo Vinícius Amado: http://lattes.cnpq.br/1415446994724754
Rafael Ramalhoso Alves: http://lattes.cnpq.br/5176135781312923
André Luis Felipe: http://lattes.cnpq.br/6737256904069387
Flávio Garcia da Silva: http://lattes.cnpq.br/6461212698569106
Endereço CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0714517700148858
O LaPIS serve de espaço a um Grupo de Pesquisa homônimo e também faz parte do conjunto de laboratórios do Centro de Pesquisa em Música Contemporânea (CPMC) da Escola de Música da UFMG. O laboratório abriga diversos projetos financiados pelo CNPq e conta com sistema de projeção sonora multi-canal, computadores de alto-desempenho, microfones, mesa de som, sensores diversos, subwoofer e sistema de projeção audiovisual, dando suporte a pesquisas e ações/projetos de ensino/extensão voltados: aos sistemas musicais interativos, à pesquisa em interfaces multimodais, à recuperação multimodal de informações musicais e a outras pesquisas nos campos da Sonologia, da Composição e da Computação Musical.
O Grupo de Pesquisa MUSICOG: música, cognição e desenvolvimento humano – certificado pela UFMG e registrado no CNPq – propõe temática ampla, bastante atual, que tem integrado, cada vez mais, conhecimentos advindos de várias áreas, como: música, educação musical, filosofia, neurociências, ciências da saúde, arqueologia cognitiva etc. Dentre os principais objetivos do GP MUSICOG, destacam-se: (1) promover pesquisas transdisciplinares que estudem as relações entre música, cognição e desenvolvimento humano; (2) integrar pesquisadores de diversas áreas e de instituições brasileiras e estrangeiras em projetos de pesquisa comuns; (3) promover pesquisas que tenham impacto direto na sociedade; (4) integrar os conhecimentos produzidos pelas pesquisas a disciplinas de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Música da UFMG e das demais instituições parceiras. Esse Grupo de Pesquisa, integrado por professores/pesquisadores, alunos de graduação, de pós-graduação e ex-alunos, tem potencializado a implementação de pesquisas transdisciplinares com impacto direto na sociedade e com aplicabilidade nos mais diversos âmbitos em benefício do desenvolvimento humano.
LINHAS DE PESQUISA
- Educação Musical e suas interfaces com a cognição e o desenvolvimento humano
- Música, saúde e suas interfaces com a cognição e o desenvolvimento humano
- Estudos sobre desenvolvimento cognitivo-musical e suas interfaces com o desenvolvimento humano
O Núcleo de Estudos em Música Brasileira (NeMuB) é um grupo de pesquisa certificado pela UFMG e cadastrado no CNPq. Sua perspectiva é abrangente e interdisciplinar, visando compreender a produção musical brasileira pela conjugação analítica de fatores intrínsecos e extrínsecos, “musicais” e “extra-musicais”, que sempre a acompanharam e condicionaram. A linha de trabalho do grupo pode ser definida pelo trinômio Musicologia, Análise e Performance, desde que se compreendam bem os significados de cada um desses termos e, principalmente, sua interdependência no âmbito do trabalho do Núcleo.
Da Musicologia, ciência de domínios muito vastos, o NeMuB pretende utilizar conceitos, metodologias e ferramentas teóricas interdisciplinares que permitam investigar o diálogo entre a música e a cultura brasileira de modo geral e os modos de inserção de determinadas obras e compositores na tradição, no cânone musical, nos movimentos artísticos e/ou no mercado cultural do país. O debate musicológico contemporâneo irá também fornecer subsídios para a discussão de temas fundamentais, tais como: “música brasileira e identidade nacional”, “música brasileira e pós-modernidade”, entre outros.
Com os instrumentos da Análise Musical, os trabalhos desenvolvidos no NeMuB esperam objetivar dados imanentes às obras musicais que possam servir para confirmar, contrastar ou ampliar hipóteses advindas da visão mais geral fornecida pela Musicologia.
Por fim, a Performance, a ser proposta em eventos promovidos pelo Núcleo como um instrumento eficaz de difusão de um repertório brasileiro, contemporâneo ou não, menos conhecido, será sempre entendida não como demonstração de meras habilidades técnico-instrumentais, mas como momento de consolidação de um entendimento musical em que estarão presentes tanto os resultados musicológicos quanto os analíticos.
- Pesquisadores:
Flavio Barbeitas (UFMG) – Currículo Lattes
Ana Cláudia de Assis (UFMG) – Currículo Lattes
Marcos Edson Cardoso Filho (UFSJ) – Currículo Lattes
Jonas Lanna (UFRJ) – Currículo Lattes
Edite Rocha (INET/UFMG) – Currículo Lattes
- Principais Linhas de Pesquisa de atuação do NeMuB no Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG:
- Dissertações e teses concluídas ou em andamento:
1. Celso Faria. A “Collection Turibio Santos”: o intérprete-editor e o desafio na construção de novo repertório brasileiro para violão. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Flavio Terrigno Barbeitas.
2. Kênia Simone Werner. Entre cabarés, noites líricas e rádios portoalegrenses – a trajetória do músico Roberto Eggers (1889-1984). 2010. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Flavio Terrigno Barbeitas.
3. Humberto Junqueira. A obra de Garoto para violão: o resultado de um processo de mediação cultural. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Flavio Terrigno Barbeitas.
4. Michel Barboza Maciel. Ritmata, de Edino Krieger: uma reflexão sobre processos vanguardistas na literatura do violão brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Flavio Terrigno Barbeitas.
5. Diogo Artur Bianco Navia. As Melopéias 1, 2 e 3 de César Guerra-Peixe. 2012. Dissertação (Mestrado em Música – Performance) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora: Ana Cláudia de Assis.
6. Gabriel Casara. As Obras para piano solo de Arthur Bosmans: uma bordagem da Estética da Sonoridade. 2011. Dissertação (Mestrado em Música – Performance) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora: Ana Cláudia de Assis.
7. Cláudia Araújo Garcia. O violão na canção de câmara brasileira: um estudo de seus aspectos musicais e simbólicos. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Flavio Terrigno Barbeitas.
8. Renato Teixeira Almeida. Viola de dez cordas: entre a tradição e a contemporaneidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Flavio Terrigno Barbeitas.
9. Reginaldo Martins. Muito além de “Gotas de Lágrimas”: o violão seresteiro de Mozart Bicalho em transcrições e arranjos dos álbuns “Sonhando ao Luar” e “Um Senhor Violão”. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Flavio Terrigno Barbeitas.
10. Hellem Pimentel Santos Figueiredo. La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal. 2011. Dissertação (Mestrado em Música – Música e Cultura) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora: Ana Cláudia de Assis.
11. Clarita Ribeiro Gonzaga. Por Deus, pela Pátria e pelo côco da Bahia! Recortes e colagens na construção estética tropicalista. 2013. Dissertação (Mestrado em Música – Música e Cultura) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora: Ana Cláudia de Assis.
12. Joana Monteiro Radicchi. A relação entre composição e performance no processo de criação: um estudo sobre a colaboração entre compositores e intérpretes. 2011. Dissertação (Mestrado em Música – Performance) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora: Ana Cláudia de Assis.
13. Pedro Henrique Dutra Martins Rocha Elias. A canção tropicalista e seu percurso crítico: das vanguardas à indústria cultural. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Flavio Terrigno Barbeitas
14. Carlos Ernest Dias. Villa-Lobos, Antônio Carlos Jobim e Edu Lobo: trilhas de uma brasilidade musical. Início: 2013. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Flavio Terrigno Barbeitas.
15. Daniel Menezes Lovisi. A singularidade do violão mineiro: um estudo sobre a produção de violonistas compositores do estado e a relação de suas obras com a identidade mineira. Início: 2013. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Flavio Terrigno Barbeitas.
16. Marcos Sarieddine. A estética tropicalista de Caetano Veloso analisada a partir de Terra em Transe, Paisagem Útil e Tropicália. Dissertação (Mestrado em Música – Música e Cultura) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora: Ana Cláudia de Assis.
17. Arnon Sávio Reis de Oliveira. A tradição coral em Minas Gerais e sua transformação a partir de 1950. 2011. Tese (Programa de Pós-Graduaçao em Historia) –. Universidade Federal de Minas Gerais. Co-orientadora: Ana Cláudia de Assis.
18. Lucila Pereira da Silva Basile. O piano na sala: um estudo da produção musical na cultura urbana de Fortaleza de 1900 a 1930. 2011. Tese (Programa de Pós-Graduaçao em Historia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Co-orientadora: Ana Cláudia de Assis.
- Eventos organizados:
- 1º Colóquio da Pós-Graduação: Música Brasileira em Perspectiva (2013) Local: Escola de Música da UFMG
- 2º Colóquio da Pós-graduação: Música Brasileira em Contexto (2014) Local: Escola de Música da UFMG
- Seminário Guerra-Peixe: 100 anos (2014) Local: Escola de Música da UFMG
- Seminário Curt Lange e o Grupo Música Viva (promoção NeMuB E Acervo Curt Lange – 2014)
- Disciplinas oferecidas com a participação do NeMuB:
Pós-Graduação:
– História do Pensamento Musical no Brasil
– Seminários em Música e Cultura
Graduação:
– História da Música através da Performance
– História da Música Brasileira
O grupo de pesquisa busca refletir criticamente sobre as artes na educação básica, com vistas a desenvolver pesquisas inter ou transdisciplinares voltadas para a ampliação de possibilidades metodológicas contemporâneas e inclusivas com aplicabilidade em diferentes contextos de educação. O grupo é formado por docentes de diferentes áreas artísticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Artes Visuais, Dança, Música, Teatro – que se interessam pelo o diálogo e a integração entre as perspectivas epistemológicas e metodológicas desses diferentes campos. Dentre as motivações para sua criação, destaca-se a realidade do ensino de arte no âmbito da educação brasileira, caracterizada pela fragilidade das políticas públicas para o setor. Nesse sentido, busca contribuir para o desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem artísticos/criativos na educação básica, bem como para a formação e a atuação docente nas áreas envolvidas.
Linhas de Pesquisa
Artes em diferentes contextos de educação: Perspectivas de formação e atuação docente: Abrange pesquisas sobre a formação e atuação dos professores de artes visuais, música, teatro e dança na educação básica e em outros contextos de ensino, bem como, análises e proposições de políticas públicas para a formação docente e efetiva implementação da Arte no currículo escolar. Contempla estudos sobre a formação inicial e continuada de professores de Arte, saberes e práticas artísticas na formação e atuação docente, currículos dos cursos de formação de professores de Arte, e ainda proposições contemporâneas e inclusivas de caráter metodológico e artístico-criativo, que estimulem o fazer e o pensar a Arte em suas relações com o mundo atual.
Epistemologias e metodologias para o ensino e aprendizagem de Artes: Tem como foco as abordagens, epistemologias, perspectivas e metodologias contemporâneas para o ensino-aprendizagem das artes na educação básica e em outros espaços educacionais e formativos. Nesse contexto, interessa diferentes formas de pensar, criar, investigar, inventar, fazer, ensinar e aprender arte e a própria educação no mundo contemporâneo. Daí, atravessamentos poéticos, éticos, estéticos e políticos estão implicados entre fatores de tempo, espaço, identidades, suportes, sujeitos, subjetividades e corporalidades em busca de processos inventivos para a arte na educação do século XXI.
Pesquisa autobiográfica como processo reflexivo para a formação do professor/artista: Investiga o ateliê como processos de criação de ensino/aprendizagem em arte na perspectiva autobiográfica, narrativas de si e história de vida e propõe um diálogo com as experiências estéticas e com a memória. Partimos da ideia de experiência de si com a Arte e com a Educação, entrelaçando exercícios de reconhecimento no processo de narrar, no ato de rever, rememorar, relembrar, desenhar, falar, escrever, manifestar-se corporalmente, esteticamente e artisticamente, permitindo nesse movimento de reconhecimento a compreensão de si, de sua trajetória de vida, bem como das proposições artísticas e estéticas no campo da arte e do ensino da arte.
Pesquisadores(as):
Daniele de Sá Alves (Faculdade de Educação da UFMG)
http://lattes.cnpq.br/6732529685728145
Evandro Carvalho de Menezes (Centro Pedagógico da UFMG)
http://lattes.cnpq.br/8068816937780935
Gabriela Córdova Christófaro (Escola de Belas Artes da UFMG)
http://lattes.cnpq.br/8683034218224159
Helena Lopes da Silva (Escola de Música da UFMG) – Líder do grupo
http://lattes.cnpq.br/4514157223220619
Jussara Rodrigues Fernandino (Escola de Música da UFMG)
http://lattes.cnpq.br/4860345266508825
Patrícia de Paula Pereira (Escola de Belas Artes da UFMG)
http://lattes.cnpq.br/4015036794291034
Rosvita Kolb Bernardes (Escola de Belas Artes da UFMG)
http://lattes.cnpq.br/3599603278609656
Endereço CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5008796127366033
O VIOrizontes: pesquisas artísticas violonísticas é um grupo de pesquisa atuante no PPGMUS, oriundo do antigo Performance e Pedagogia do Violão. O grupo é constituído por docentes, discentes e pesquisadores, prevalentemente da UFMG, mas também da UEMG e da UFOP. Seus objetivos relacionam-se às múltiplas abordagens artístico-científicas do violão.
Em suas reuniões rotineiras – quinzenais – o VIOrizontes se propõe como um espaço de análise, discussão e orientação coletiva das várias pesquisas em andamento no PPGMUS que se debruçam, de alguma forma, sobre o violão. Três docentes orientadores da UFMG conduzem quinzenalmente os encontros do grupo: Flavio Barbeitas (líder), Eduardo Campolina e Fernando Araújo. As disciplinas de orientação previstas no currículo do PPGMUS (Estudos Orientados e Estudos Avançados) se efetivam também nessas reuniões em que há análise comentada de textos teóricos, apresentação de performances musicais, discussão de projetos em andamento e de trabalhos, comunicações e artigos preparados pelos discentes e seus orientadores.
O grupo mantém um site (violao-ufmg.org) que contém uma série de informações adicionais e um histórico da produção intelectual (artística e científica) realizada até o momento.