Algumas questões essenciais para se pensar a pesquisa em educação musical

A Profa. Dra. Maura Penna irá ministrar a palestra, como professora convidada, na disciplina Seminários em Educação Musical: Estudos e práticas da Educação Musical na contemporaneidade. A Profa. Helena Lopes será a mediadora da palestra.

Dia: 01/03/21 (*a data foi atualizada)
Horário: 14 horas

A palestra será por web conference, aberta aos alunos da Pós-Graduação e Graduação da Escola de Música, e pode ser acessada pelo link abaixo:

(limitado a 100 participantes):  https://us02web.zoom.us/j/82191333970?pwd=N2Q1YldYVXo2dEJIcHlsaXF1dlBZQT09

ID da reunião: 821 9133 3970
Senha de acesso: 045878

12/02/2021

Seminário sobre o COEP e a eticidade da pesquisa em música

O Colegiado do Programa convida a todos – no próximo dia 19/02, às 9:00 – para a estreia do SEMINÁRIOS PPGMUS, evento que pretendemos promover periodicamente com temas de interesse da nossa comunidade.

O primeiro seminário terá como título “A eticidade da pesquisa em música com seres humanos” e será conduzido por duas integrantes do COEP (Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG): Profª. Ana Cláudia de Assis (representante da Escola de Música no COEP) e Profª. Corinne Davis Rodrigues (FAFICH e subcoordenadora do COEP)

Como indicado no título, o seminário será especialmente voltado para os pesquisadores da Escola de Música, que frequentemente têm dúvidas sobre a necessidade e a tramitação de seus projetos no COEP. Alguns equívocos que se repetem no preenchimento de formulários – facilmente evitáveis – são, muitas vezes, a causa de atrasos no exame dos projetos, gerando consequências negativas para os pesquisadores.

O seminário ocorrerá na plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/82992725174?pwd=T3NWS3hvSHN5QXlSVEdoM3QzRjVQUT09), será gravado e terá transmissão ao vivo pelo Youtube (https://youtu.be/KmG9Rkhv85Q). Abordará os seguintes temas:

1) Legislação regulamentadora dos princípios éticos da pesquisa com seres humanos;
2) Papel e responsabilidades do COEP;
3) Procedimentos de tramitação de protocolos na Plataforma Brasil;
4) Relatoria pelos membros do COEP;
5) Pareceres consubstanciados das câmaras departamentais e PPGs;
6) Demanda de periódicos, livros e bancas de mestrado e doutorado;
7) Pesquisas isentas de avaliação pelo COEP;
8) TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) e TALE (Termo de Assentimento Livre e Esclarecido);

02/09/2020

Encontro Internacional de Piano Contemporâneo

Encontro Internacional de Piano Contemporâneo será realizado pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Brasil), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e o Centro de Investigação em Sociologia e Estética Musical (CESEM- Portugal), entre os dias 12 e 14 de Novembro de 2020. Iniciado em 2016, este evento itinerante tem como objetivo promover a partilha, socialização, debate e reflexão sobre pesquisas e atividades artísticas em torno da Música Contemporânea para Piano. A temática dessa quinta edição é A obra para piano de Almeida Prado. Além de prestar uma homenagem ao compositor brasileiro por ocasião dos 10 anos de seu falecimento, esperamos criar um espaço de discussão sobre práticas, técnicas e repertórios atuais, tomando como referência sua produção pianística. Ao mesmo tempo, estimulamos a submissão de trabalhos de performance pianística sobre obras dos demais compositores brasileiros e estrangeiros dos séculos XX e XXI (inclusive obras  que dialoguem com o piano através do uso de instrumentos eletrônicos, obras de cunho experimental e improvisação).

Para saber mais, clique aqui. Para contato ou outras informações o e-mail é: pianocontemporaneo5@gmail.com

20/08/2020

I Painel de Música e Regência Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca