Eventos

28/02/2024
Aprovada linha de pesquisa em Musicoterapia

Foi aprovada a criação da linha de pesquisa em Musicoterapia no Programa de Pós-Graduação. O próximo edital de seleção, que será divulgado em breve, contará com vagas para essa modalidade de estudos. A nova linha de pesquisa contribuirá ainda mais com os estudos da área de Musicoterapia que vêm sendo desenvolvidos na Escola de Música, integrando de maneira mais abrangente os egressos da habilitação em Musicoterapia da Graduação em Música. Em breve, nosso site será atualizado com as informações da nova linha e do corpo docente.

22/08/2023
Professora da Escola de Música da UFMG lança livro

A professora Ana Cláudia de Assis, da Escola de Música da UFMG, lança seu segundo livro no próximo dia 27 de agosto, às 11:00, na Fundação de Educação Artística.

O livro A caminho de novos portos: o piano de Jorge Peixinho no intercâmbio musical entre Brasil e Portugal (1970-1994) é fruto de sua pesquisa de pós-doutoramento, desenvolvida sob a supervisão de Mário Vieira de Carvalho junto ao CESEM/UNL, Portugal, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. 

“Por meio da literatura pianística de Jorge Peixinho, germinada em meio ao diálogo que o compositor estabeleceu com seu tempo e seu meio, o leitor é convidado a conhecer o trânsito cultural desenvolvido por ele e seus colegas brasileiros, no período entre 1970 e 1994. Além de ter alcançado grande protagonismo na programação dos principais festivais brasileiros, boa parte de sua produção para piano foi responsável pela mediação entre as ideias do compositor e o público daquele novo (velho) mundo”.

O evento contará com um concerto do Duo Sigma (Miguel Rocha – violoncelo, e Ana Cláudia Assis – piano). Informações: https://feabh.org.br/agenda-cultural/

Sobre a autora: Ana Cláudia de Assis é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil) onde desenvolve intensa atividade nos domínios da musicologia e da performance musical. Doutora em História pela mesma universidade, sua tese de doutoramento deu origem ao livro Os doze sons e a cor nacional: conciliações estéticas e culturais na produção musical de César Guerra-Peixe (1944-1954), publicado pela Editora Annablume, em 2015. Entre 2010 e 2011 realizou, com apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), pós-doutoramento sobre as relações entre o compositor português Fernando Lopes-Graça e a música brasileira. Seguiu-se, em 2019, segundo pós-doutoramento, desta vez sobre a música para piano de Jorge Peixinho no Brasil e que contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Como pianista vem se dedicando ao repertório contemporâneo, tendo realizado inúmeras estreias mundiais. Ao longo de sua carreira participou em diversos CDs coletivos além de gravar quatro álbuns monográficos:  Música Dodecafônica de César Guerra-Peixe para piano (2015); Sonoridades: peças contemporâneas para piano(2016); Vertentes: música brasileira para piano (2017); Pirâmides de Cristal: obra para piano de João Pedro Oliveira(2019). Com o violoncelista português Miguel Rocha forma o Duo Sigma, com quem tem se apresentado em salas europeias e latino-americanas. Juntos gravaram quatro álbuns, três deles dedicados à música portuguesa. É fundadora e diretora dos Encontros Internacionais de Piano Contemporâneo, evento itinerante com edição anual desde 2016. 

 
17/08/2023
Palestra: Negociações musicais tecnológicas
 
Temos o grato prazer de acolher o Prof. Dr. João Romão (Freie Universität Berlin, Alemanha), que irá ministrar a palestra citada abaixo:
 
Palestra: Negociações Musicais e Tecnológicas: Uma nova Historiografia da Música Electrónica
Convidado: Prof. Dr.  João Romão (Freie Universität Berlin, Alemanha)
Data: quinta-feira, 17 de agosto 2023
Horário: 14h
Local: sala 11 da Escola de Música UFMG
01/03/2023
VII Encontro Internacional de Piano Contemporâneo
O VII Encontro Internacional de Piano Contemporâneo será realizado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/Brasil), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/ Brasil),  entre os dias 13 e 15 de abril de 2023, no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO.
Iniciado em 2016, este evento itinerante tem como objetivo promover a partilha, a socialização, o debate e a reflexão sobre pesquisas e atividades artísticas em torno da Música Contemporânea para Piano. Este ano, o VII Encontro Internacional de Piano Contemporâneo retoma suas atividades no formato presencial e tem como temática central "Contemporaneidade: Multiplicidade e Permanências".
A partir das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, seguimos motivados/ motivadas a refletir sobre a atmosfera de inovação e sobre o futuro das práticas artísticas, reconhecendo o legado da tradição e da história no nosso fazer contemporâneo.
Atravessados/atravessadas pela pandemia e pela polarização político-ideológica do planeta, olhamos para nossas práticas de modo mais crítico, encontrando novos sentidos, desenvolvendo novos saberes, transformando nossa arte a partir da vivência desse novo cenário.

Em vista disso, o objetivo desta sétima edição é acolher a diversidade da música e do fazer musical do presente, reconhecendo as raízes da tradição com as quais as múltiplas práticas pianísticas dialogam, e como se ressignificam. Portanto, no desejo de incorporar as práticas pianísticas da atualidade do modo mais abrangente possível, serão bem-vindas propostas que contemplem a relação do piano com novas tecnologias, inteligência artificial, performances multimídia, no intuito de promover debates entre artistas e pesquisadores/pesquisadoras atuantes.
O Encontro também prestará homenagem ao compositor brasileiro Edino Krieger, nome representativo dos movimentos nacionais de renovação e experimentação musical. Falecido em dezembro de 2022, o compositor completaria 95 anos em março de 2023.
12/11/2021
Programação do VI Encontro Internacional de Piano Contemporâneo
 
 
Divulgada a programação do VI Encontro Internacional de Piano Contemporâneo on-line, será realizado pelo Conservatorio de Música Gilardo Gilardi (CGG – Argentina) e a Facultad de Artes de la Universidad Nacional de La Plata (UNLP – Argentina), em pareceria com o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – Brasil), a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE-Portugal) e o Centro de Investigação em Sociologia e Estética Musical (CESEM- Portugal), entre o dias 22 e 24 de novembro de 2021. Para mais informações, clique aqui.
 

20/08/2021
Considerações sobre o estatuto do ‘som’: fábulas

A palestra será realizada, no dia 20/08/21, às 14:00, pelo zoom.

Link: https://us06web.zoom.us/j/83054521484?pwd=eEpDdWM1NjNUcXg3Q2owS1pwdi94dz09
ou
Meeting ID: 830 5452 1484
Passcode: 397938


13/08/2021
Analisando a expressão da emoção no canto por meio de glotogramas de fluxo, espectros de longo termo e avaliação perceptiva-auditiva

A Profa. Gláucia Laís Salomão – Stockholm University, irá apresentar a palestra intitulada: Analisando a expressão da emoção no canto por meio de glotogramas de fluxo, espectros de longo termo e avaliação perceptiva-auditiva. A palestra faz parte da disciplina Seminários Avançados de Pesquisa em Música.
A palestra será realizada, no dia 13/08/21, às 14:00, pelo zoom.

Link: https://us06web.zoom.us/j/83054521484?pwd=eEpDdWM1NjNUcXg3Q2owS1pwdi94dz09
ou
Meeting ID: 830 5452 1484
Passcode: 397938


02/08/2021
Derivas e outros procedimentos de escuta
 
 
O Prof. Marco Sacarassatti – UFMG (FAE) ministrará a palestra: Derivas e outros procedimentos de escuta. A palestra faz parte da disciplina Seminários Avançados de Pesquisa em Música. 
A palestra será realizada, dia 06/08/21, às 14:00, pelo zoom.
ou
Meeting ID: 830 5452 1484

Passcode: 397938


19/07/2021
O que Helmholtz, nascido há 200 anos, tem ainda a ensinar a Músicos e Musicólogos?
 
O Prof. Leonardo Fuks – UFRJ ministrará a palestra que faz parte da disciplina Seminários Avançados de Pesquisa em Música. 
A palestra será realizada, dia 23/07/21, às 14:00, pelo zoom.
ou
Meeting ID: 830 5452 1484
Passcode: 397938

05/07/2021
VI Encontro Internacional de Piano Contemporâneo
 

O VI Encontro Internacional de Piano Contemporâneo on-line, será realizado pelo Conservatorio de Música Gilardo Gilardi (CGG – Argentina) e a Facultad de Artes de la Universidad Nacional de La Plata (UNLP – Argentina), em pareceria com o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – Brasil), a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE-Portugal) e o Centro de Investigação em Sociologia e Estética Musical (CESEM- Portugal), entre o dias 22 e 24 de novembro de 2021. Contará, ainda, com a adesão do Foro Argentino de Compositoras (FADeC- Argentina) e o Instituto de Investigación en Producción y Enseñanza del Arte Argentino y Latinoamericano (IPEAL- Argentina).

Iniciado em 2016, este evento itinerante tem como objetivo promover a partilha,
socialização, debate e reflexão sobre pesquisas e atividades artísticas em torno da Música Contemporânea para Piano. Este ano, o VI Encontro Internacional de Piano Contemporâneo será novamente no formato remoto (on-line) e a temática central será a obra para piano do compositor argentino Mariano Etkin (1943 -2016), falecido há 5 anos.

Ao mesmo tempo, estimulamos a submissão de trabalhos de performance pianística sobre obras dos demais compositores dos séculos XX e XXI (inclusive obras que dialoguem com o piano através do uso de instrumentos eletrônicos, obras de cunho experimental e improvisação). Convidam-se performers, compositores e investigadores interessados em algum aspecto da criação e performance pianística contemporânea a submeterem propostas nas modalidades Comunicações de Pesquisa e Recitais-Palestra.

Para mais informações, clique aqui.


 
14/05/2021
 
I Congresso MUSICA POETICA. Discursos retórico-musicais da Europa barroca ao Brasil do século XXI
 
De 17 de maio de 2021 à 05 de junho de 2021, estarão abertas as inscrições  para o I Congresso MUSICA POETICA. Discursos retórico-musicais da Europa barroca ao Brasil do século XXI, acesse o formulário de inscrição
 
O congresso abordará a influência de linguagens barrocas oriundas da Europa e sua influência na música brasileira até os dias de hoje, focando em práticas de interpretação, performance e análise de obras do barroco Europeu e obras brasileiras.
 
O Congresso será realizado, on-line, de 07 a 11 de junho de 2021.
 
Programação do Congresso Musica e Poetica, clique aqui.
 

10/03/2021


18/02/2021

Algumas questões essenciais para se pensar a pesquisa em educação musical

A Profa. Dra. Maura Penna irá ministrar a palestra, como professora convidada, na disciplina Seminários em Educação Musical: Estudos e práticas da Educação Musical na contemporaneidade. A Profa. Helena Lopes será a mediadora da palestra.

Dia: 01/03/21 (*a data foi atualizada)
Horário: 14 horas

A palestra será por web conference, aberta aos alunos da Pós-Graduação e Graduação da Escola de Música, e pode ser acessada pelo link abaixo:

(limitado a 100 participantes):  https://us02web.zoom.us/j/82191333970?pwd=N2Q1YldYVXo2dEJIcHlsaXF1dlBZQT09

ID da reunião: 821 9133 3970
Senha de acesso: 045878

12/02/2021

Seminário sobre o COEP e a eticidade da pesquisa em música

O Colegiado do Programa convida a todos – no próximo dia 19/02, às 9:00 – para a estreia do SEMINÁRIOS PPGMUS, evento que pretendemos promover periodicamente com temas de interesse da nossa comunidade.
 
O primeiro seminário terá como título “A eticidade da pesquisa em música com seres humanos” e será conduzido por duas integrantes do COEP (Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG): Profª. Ana Cláudia de Assis (representante da Escola de Música no COEP) e Profª. Corinne Davis Rodrigues (FAFICH e subcoordenadora do COEP)
 
Como indicado no título, o seminário será especialmente voltado para os pesquisadores da Escola de Música, que frequentemente têm dúvidas sobre a necessidade e a tramitação de seus projetos no COEP. Alguns equívocos que se repetem no preenchimento de formulários – facilmente evitáveis – são, muitas vezes, a causa de atrasos no exame dos projetos, gerando consequências negativas para os pesquisadores. 
 
O seminário ocorrerá na plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/82992725174?pwd=T3NWS3hvSHN5QXlSVEdoM3QzRjVQUT09), será gravado e terá transmissão ao vivo pelo Youtube (https://youtu.be/KmG9Rkhv85Q). Abordará os seguintes temas:
 
1) Legislação regulamentadora dos princípios éticos da pesquisa com seres humanos; 
2) Papel e responsabilidades do COEP;
3) Procedimentos de tramitação de protocolos na Plataforma Brasil;
4) Relatoria pelos membros do COEP;
5) Pareceres consubstanciados das câmaras departamentais e PPGs;
6) Demanda de periódicos, livros e bancas de mestrado e doutorado;
7) Pesquisas isentas de avaliação pelo COEP;
8) TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) e TALE (Termo de Assentimento Livre e Esclarecido);

02/09/2020

Encontro Internacional de Piano Contemporâneo

Encontro Internacional de Piano Contemporâneo será realizado pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Brasil), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e o Centro de Investigação em Sociologia e Estética Musical (CESEM- Portugal), entre os dias 12 e 14 de Novembro de 2020. Iniciado em 2016, este evento itinerante tem como objetivo promover a partilha, socialização, debate e reflexão sobre pesquisas e atividades artísticas em torno da Música Contemporânea para Piano. A temática dessa quinta edição é A obra para piano de Almeida Prado. Além de prestar uma homenagem ao compositor brasileiro por ocasião dos 10 anos de seu falecimento, esperamos criar um espaço de discussão sobre práticas, técnicas e repertórios atuais, tomando como referência sua produção pianística. Ao mesmo tempo, estimulamos a submissão de trabalhos de performance pianística sobre obras dos demais compositores brasileiros e estrangeiros dos séculos XX e XXI (inclusive obras  que dialoguem com o piano através do uso de instrumentos eletrônicos, obras de cunho experimental e improvisação).

Para saber mais, clique aqui. Para contato ou outras informações o e-mail é: pianocontemporaneo5@gmail.com


20/08/2020

I Painel de Música e Regência Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca