Estrutura Curricular

As disciplinas são ofertadas em regime semestral, contemplando as todas as linhas de pesquisa do Programa.

 Mestrado

O período total de integralização é de, no mínimo, um ano e, no máximo, dois anos. As disciplinas são desenvolvidas em regime semestral, com uma entrada de novos alunos no segundo semestre. A estrutura curricular prevê uma carga horária total de 240 horas (16 créditos), distribuídas em quatro semestres (tempo máximo de integralização).

As disciplinas Metodologia de Pesquisa, Seminários (específicos para cada Linha de Pesquisa) e Estudos Orientados são obrigatórias a todas as Linhas. Além disso, a Linha de Pesquisa Performance Musical estabelece ainda o requisito específico para o cumprimento de 02 créditos obrigatórios nas disciplinas Prática Instrumental I e Prática Instrumental II. Os créditos restantes podem ser cursados em disciplinas optativas ofertadas pelo curso e também em disciplina(s), cursada(s) como eletiva(s), em outros Programas de Pós-Graduação da UFMG.

 O arquivo abaixo resume os requisitos mínimos para cada Linha de Pesquisa:

 

Doutorado

O período total de integralização é de, no mínimo, dois anos e, no máximo, quatro anos. A estrutura curricular prevê uma carga horária total de 360 horas (24 créditos), distribuída em oito semestres (tempo máximo de integralização), sendo que, a critério do Colegiado, podem ser revalidados créditos cursados em disciplinas do Mestrado, concluído no próprio Programa ou em outro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

A Atividade Acadêmica Portfólio Produção Intelectual e as disciplinas Seminários Avançados de Pesquisa em Música, Seminários (específicos para cada Linha de Pesquisa), Estudos Orientados e Estudos Avançados em Música são obrigatórias a todas as Linhas. Além disso, a Linha de Pesquisa Performance Musical estabelece ainda o requisito específico para o cumprimento de 02 créditos obrigatórios nas disciplinas Prática Instrumental Avançada I e Prática Instrumental Avançada II.

Dos 24 créditos previstos no Regulamento do Programa, 16 são obrigatórios (12 em disciplinas e 04 em atividade acadêmica). Os 08 créditos restantes podem ser cursados em disciplinas optativas oferecidas pelo próprio Programa e também em disciplina(s), cursada(s) como eletiva(s), em outros Programas de Pós-Graduação da UFMG.

O arquivo abaixo resume os requisitos mínimos para cada Linha de Pesquisa: