Docentes Permanentes
♦ Profa. Dra. Helena Lopes da Silva
Possui graduação em Musica (Bacharelado em Piano) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), graduação em Letras pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (1987), Mestrado em Educação Musical – Institute of Education, University of London (2000) , Doutorado em Educação Musical – Institute of Education, University of London (2006) e Pós-Doutorado em Educação Musical pela UNESP (2015). Na área de Educação Musical tem se especializado na sub-área de sociologia da educação musical orientando trabalhos de mestrado e doutorado nessa área, além de participar de congressos nacionais e internacionais com publicações. Dois ex-doutorandos foram indicados a prêmios: Euridiana Silva Souza, com a tese: Da arte de (re) posicionar-se: Educação Musical Superior e construções de identidades profissionais de bacharéis em música que atuam no ensino”, concorreu ao Prêmio Capes e Prêmio UFMG de teses. Kristoff Silva foi o ganhador do Grande Prêmio Teses UFMG de 2021 com a tese “Afinação da interioridade: um estudo sobre a integração da canção popular brasileira à musicalização de adultos”.
Professora da área de Educação Musical, atua no curso de Licenciatura em Música e no Programa de Pós-Graduação desta instituição. Doutora e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (Área de Estudo: Artes Cênicas). Especialista em Educação Musical e Bacharel em Piano pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Atriz pela Fundação Clóvis Salgado (BH). Desenvolve pesquisa sobre a relação Interartes e Educação, com ênfase na interação cênico-musical. No campo da educação básica e pública coordena a área de Música do Núcleo Artes/Sociologia do PIBID-Programa Institucional de Iniciação à Docência, tendo coordenado, neste mesmo programa, o Núcleo Música-Teatro. Na extensão foi coordenadora do Centro de Musicalização Infantil da UFMG (CMI); do Programa Escola Integrada (área de Música), desenvolvido pela parceria UFMG e a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte; e da ação de extensão Musicalização no Projeto Cariúnas, dentre outros projetos. No âmbito da produção artística atua em eventos musicais e teatrais como pianista, atriz, compositora de musicais e trilhas sonoras.
♦ Profa. Dra. Maria Betânia Parizzi Fonseca
Pós-Doutora pela Universidade Paris-Diderot, Doutora em Ciências da Saúde (área de concentração: Saúde Criança e do Adolescente – linha de pesquisa: desenvolvimento da criança) pela Faculdade de Medicina da UFMG. Mestre e especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais e Bacharela em Piano pela mesma instituição. Atua na Graduação e na Pós-graduação da Escola de Música onde desenvolve pesquisas sobre as relações entre música, cognição e desenvolvimento humano, com ênfase no desenvolvimento cognitivo-musical nos primeiros anos de vida, nas relações da música e autismo e na formação do professor de Música. Tem atuado na concepção, direção artística e performance de concertos voltados para bebês.
Docentes Permanentes
♦ Profa. Dra. Ana Cláudia de Assis
Ana Cláudia de Assis é pianista e professora da Escola de Música da UFMG onde desenvolve projetos de pesquisa e artísticos sobre a música contemporânea. Doutora em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e pelo Institut Pluridisciplinaire pour les Etudes sur l´Ameriques (IPEAT) da Université de Toulouse (com bolsa da Capes), e mestre em Práticas Interpretativas da Música Brasileira (também com bolsa da Capes) pela Universidade do Rio de Janeiro. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento sobre a obra para piano de Jorge Peixinho, junto ao CESEM-UNL, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
♦ Profa. Dra. Edite Maria Oliveira da Rocha
♦ Profa. Dra. Rosângela Pereira de Tugny
♦ Profa. Dra. Cybelle Maria Veiga Loureiro
Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), docente do curso de Musicoterapia (Bacharelado em Música Habilitação Musicoterapia). Vice-diretora do Centro de Musicalização Integrado (órgão complementar da Escola de Música da UFMG). Musicoterapeuta Nordoff-Robbins, Certificação Nível 1 pela New York University (2023). Doutora em Música (Linha de pesquisa Educação Musical) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Mestre em Neurociências (Linha de pesquisa Neuropsiquiatria clínica) pela mesma Universidade (2014). Bacharel em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (2007). Membro do Grupo de Pesquisa MUSICOG: Música, Cognição e Desenvolvimento Humano (CNPq). Possui experiências interdisciplinares nas áreas de Saúde, Humanas, Música e Artes, com ênfase em Musicoterapia Musicocentrada e improvisação musical terapêutica no atendimento ao ser humano por meio da sintonia com sua musicalidade.
Docentes Permanentes
♦ Profa. Dra. Ana Cláudia de Assis
Ana Cláudia de Assis é pianista e professora da Escola de Música da UFMG onde desenvolve projetos de pesquisa e artísticos sobre a música contemporânea. Doutora em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e pelo Institut Pluridisciplinaire pour les Etudes sur l´Ameriques (IPEAT) da Université de Toulouse (com bolsa da Capes), e mestre em Práticas Interpretativas da Música Brasileira (também com bolsa da Capes) pela Universidade do Rio de Janeiro. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento sobre a obra para piano de Jorge Peixinho, junto ao CESEM-UNL, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
♦ Prof. Dr. Carlos Aleixo dos Reis
Possui graduação em Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Performance Musical-Instrumento Viola – Shenandoah University Conservatory (1995) e doutorado em Doctor of Musical Arts Performance – Shenandoah University (2006). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Execução Instrumental Viola, atuando principalmente nos seguintes temas: música brasileira para viola e viola performance.
♦ Profa. Dra. Cecília Nazaré de Lima
Professora Associada do Departamento de Teoria Geral da Música da Escola de Música da UFMG. Graduada em Piano e Composição, Mestre em Artes Musicais (2002), pelo Instituto de Artes da UNICAMP, em Campina/SP, e Doutora em Criação e crítica da imagem em movimento (2012), pela Escola de Belas Artes da UFMG, em Belo Horizonte, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Música, com atuação na linha de pesquisa Performance Musical. Faz parte dos grupos de pesquisa Intermídia: estudos sobre intermidialidade, da Faculdade de Letras da UFMG, coordenado por Thaís Flores Diniz, e Resgate da Canção Brasileira, da Escola de Música da UFMG, coordenado por Mônica Pedrosa de Pádua e Luciana Monteiro, desenvolvendo estudos, entre outros, de relações da música e outras artes e de editoração e divulgação de partituras.
♦ Profa. Dra. Edite Maria Oliveira da Rocha
♦ Prof. Dr. Eduardo Campolina Vianna Loureiro
Doutor pela Escola de Belas Artes da UFMG (2013), Mestre pela Faculdade de Educação da UFMG (2002), Diplome d’Études Approfondies (1986), Maitrise (1985) e Licence (1984) em Música pela Universite de Paris VIII, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: composição, composição com eletrônica (música mista), violão, musica e artes plásticas, educação musical, percepção musical e técnica.
♦ Prof. Dr. Fernando Araújo de Paula
Bacharel e Doutor em Música pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Música pela Manhattan School Of Music. É Professor Adjunto da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando principalmente nos seguintes temas: violão, edição, transcrição e canção de câmara brasileira.
♦ Prof. Dr. Flavio Terrigno Barbeitas
♦ Profa. Dra. Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
♦ Prof. Dr. Clifford Hill Korman
Pianista, compositor e pesquisador. Possui doutorado em Música-Jazz Arts Advancement (Manhattan School of Music, 2012; Tese: Improviso na Jazz Sinfônica, acompanhada da composição própria Interventions) e mestrado em Música: Especialização na Jazz Performance (The City College of New York,1996). É Professor Adjunto na Universidade Federal de Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenador do grupo de pesquisa Improvisa (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0794335057715945) e do projeto para digitalizar o acervo do ícone da música brasileira Paulo Moura (http://www.jobim.org/paulomoura/). Outros focos de pesquisa incluem O piano popular brasileiro: história e prática; Pedagogia e estudos de música popular; e As circulações globais do jazz.
♦ Prof. Dr. Edson Queiroz de Andrade
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Música – University of Iowa (1987) e doutorado em Música – University of Iowa (1988). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: violino, performance instrumental, concerto, masterclasse e audição de alunos.
♦ Prof. Dr. Guilherme Menezes Lage
Bacharel em Educação Física, especialista em Treinamento Esportivo, mestre em Educação Física e doutor em Neurociências. Coordena o Núcleo de Neurociências do Movimento (NNeuroM – UFMG). Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9572386886311542. Integra o corpo de pesquisadores do: 1) Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM – UFMG); 2) Grupo de Pesquisa em Ensino, Controle e Aprendizagem na Performance Musical da UFMG (ECAPMUS – UFMG). Tem experiência no estudo do Comportamento Motor, atuando principalmente no estudo do controle manual por meio (1) da análise neurocomportamental dos fatores que interferem na aprendizagem motora (ex., interferência contextual); (2) da análise anátomo-funcional de áreas e hemisférios cerebrais; (3) da associação com aspectos neuropsicológicos e genéticos.
Igor Maia é compositor e regente, professor adjunto da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Como compositor sua música tem sido tocada em diversos concertos e festivais na Europa, Américas e Japão. Teve aulas com renomados compositores como Isabel Mundry, Brian Ferneyhough, Martin Matalon, Jukka Tiensu, Toshio Hosokawa, Francesco Filidei, Liza Lim, dentre outros. Sua música foi tocada por grupos como a Bournemouth Symphony Orchestra, Holland Symfonia, Camerata Aberta, Ensemble Reconsil, Ensemble Linea, Lontano, Callioppée, Modelo 62 e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Foi também agraciado com importantes Prêmios como o 1o Prêmio do Festival Tinta Fresca 2019, 2o Prêmio do Concurso de Composição Pablo Casals (França), BMI Student Composer Award (EUA), o Prêmio da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) de Composição Clássica em 2010 e 2016 e o Prêmio do II Concurso Nacional de Composição Música Hoje. Como regente ele atuou na Alemanha, Brasil, Espanha, Holanda e Grã-Bretanha. Foi regente assistente da Orquestra Sinfônica do Kings College London (KCLSO) durante o ano de 2017 e regente associado do Goodensemble (Goodenough College, Londres) de outubro de 2016 a dezembro de 2017.
♦ Prof. Dr. Sérgio Freire Garcia
♦ Profa. Dra. Cybelle Maria Veiga Loureiro
♦ Prof. Dr. Maurício Freire Garcia
♦ Prof. Dr. Renato Tocantins Sampaio
♦ Prof. Dr. Sérgio Freire Garcia