Docentes Permanentes
♦ Profa. Dra. Helena Lopes da Silva
helopes@musica.ufmg.br

Possui graduação em Musica (Bacharelado em Piano) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), graduação em Letras pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (1987), Mestrado em Educação Musical – Institute of Education, University of London (2000) , Doutorado em Educação Musical – Institute of Education, University of London (2006) e Pós-Doutorado em Educação Musical pela UNESP (2015). Na área de Educação Musical tem se especializado na sub-área de sociologia da educação musical orientando trabalhos de mestrado e doutorado nessa área, além de participar de congressos nacionais e internacionais com publicações.
♦ Profa. Dra. Maria Betânia Parisi Fonseca
betaniaparizzi@musica.ufmg.br
Pós-Doutora pela Universidade Paris-Diderot, Doutora em Ciências da Saúde (área de concentração: Saúde Criança e do Adolescente – linha de pesquisa: desenvolvimento da criança) pela Faculdade de Medicina da UFMG. Mestre e especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais e Bacharela em Piano pela mesma instituição. Atua na Graduação e na Pós-graduação da Escola de Música onde desenvolve pesquisas sobre as relações entre música, cognição e desenvolvimento humano, com ênfase no desenvolvimento cognitivo-musical nos primeiros anos de vida, nas relações da música e autismo e na formação do professor de Música. Tem atuado na concepção, direção artística e performance de concertos voltados para bebês.
♦ Profa. Dra. Patrícia Furst Santiago
patfurstsantiago@gmail.com
Graduada em piano pela Escola de Música da UFMG. Especialista em Educação Musical pela UFMG. Mestre e Doutora em Educação Musical pela Universidade de Londres. Dentre os professores responsáveis por sua formação musical estão os pianistas Eduardo Hazan e Tânia Mara Lopes Cançado e os compositores H. J. Koellreutter e Dante Grela. Realizou formação para professores da Técnica Alexander no Constructive Teaching Centre, Londres, sob a orientação de Walter Carrington. Conduz pesquisa vinculada a dois projetos de pesquisa: Corporeidade e Educação Musical e Pedagogia da Performance Musical.


♦ Profa. Dra. Jussara Rodrigues Fernandino
jussara@musica.ufmg.br
Doutora e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (Área de Estudo: Artes Cênicas). Especialista em Educação Musical e Bacharel em Piano pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Atriz pela Fundação Clóvis Salgado (BH). No campo da Educação Musical atua na Licenciatura em Música e como docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Música da EMUFMG. Atualmente é coordenadora de área (subprojeto Música/Teatro) do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Desenvolve, ainda, pesquisa sobre a relação Música-Teatro e atua em projetos e eventos musicais e teatrais como pianista, atriz, compositora de musicais e trilhas sonoras.
Docentes Permanentes
♦ Profa. Dra. Ana Cláudia de Assis
anaclaudia@musica.ufmg.br
Ana Cláudia de Assis é pianista e professora da Escola de Música da UFMG onde desenvolve projetos de pesquisa e artísticos sobre a música contemporânea. Doutora em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e pelo Institut Pluridisciplinaire pour les Etudes sur l´Ameriques (IPEAT) da Université de Toulouse (com bolsa da Capes), e mestre em Práticas Interpretativas da Música Brasileira (também com bolsa da Capes) pela Universidade do Rio de Janeiro. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento sobre a obra para piano de Jorge Peixinho, junto ao CESEM-UNL, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
♦ Profa. Edite Maria Oliveira da Rocha
editerocha@musica.ufmg.br

♦ Prof. Dr. Flavio Terrigno Barbeitas
flaviobarbeitas@musica.ufmg.br
♦ Profa. Dra. Glaura Lucas
glaura@musica.ufmg.br


♦ Profa. Dra. Rosângela Pereira de Tugny
rtugny@gmail.com

♦ Prof. Dr. Ângelo Nonato Natale Cardoso
angelonnc@yahoo.com.br
Possui bacharelado em música – instrumento piano – pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1994), mestrado em Música Brasileira pela UNIRIO (2001) e doutorado pela Universidade Federal da Bahia (2006). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: candomblé, cultura afro-brasileira, música brasileira, forró, religião e musicologia.
Docentes Permanentes
♦ Profa. Dra. Ana Cláudia de Assis
anaclaudia@musica.ufmg.br
Ana Cláudia de Assis é pianista e professora da Escola de Música da UFMG onde desenvolve projetos de pesquisa e artísticos sobre a música contemporânea. Doutora em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e pelo Institut Pluridisciplinaire pour les Etudes sur l´Ameriques (IPEAT) da Université de Toulouse (com bolsa da Capes), e mestre em Práticas Interpretativas da Música Brasileira (também com bolsa da Capes) pela Universidade do Rio de Janeiro. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento sobre a obra para piano de Jorge Peixinho, junto ao CESEM-UNL, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
♦ Prof. Dr. Carlos Aleixo dos Reis
aleixor@musica.ufmg.br
Possui graduação em Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Performance Musical-Instrumento Viola – Shenandoah University Conservatory (1995) e doutorado em Doctor of Musical Arts Performance – Shenandoah University (2006). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Execução Instrumental Viola, atuando principalmente nos seguintes temas: música brasileira para viola e viola performance.
♦ Profa. Dra. Cecília Nazaré de Lima
cecilianl@musica.ufmg.br
Graduada em Piano e Composição, Mestre em Artes Musicais (2002), pelo Instituto de Artes da UNICAMP, em Campina/SP, e Doutora em Criação e crítica da imagem em movimento (2012), pela Escola de Belas Artes da UFMG, em Belo Horizonte. Faz parte dos grupos de pesquisa Intermídia: estudos sobre intermidialidade, da Faculdade de Letras da UFMG, coordenado por Thaís Flores Diniz, e Resgate da Canção Brasileira, da Escola de Música da UFMG, coordenado por Luciana Monteiro, desenvolvendo estudos, entre outros, de relações da música e outras artes e de editoração e divulgação de partituras.
♦ Prof. Dr. Clifford Hill Korman
cliff@cliffkorman.com
Pianista, compositor e pesquisador. Possui doutorado em Música-Jazz Arts Advancement (Manhattan School of Music, 2012; Tese: Improviso na Jazz Sinfônica, acompanhada da composição própria Interventions) e mestrado em Música: Especialização na Jazz Performance (The City College of New York,1996). É Professor Adjunto na Universidade Federal de Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenador do grupo de pesquisa Improvisa (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0794335057715945) e do projeto para digitalizar o acervo do ícone da música brasileira Paulo Moura (http://www.jobim.org/paulomoura/). Outros focos de pesquisa incluem O piano popular brasileiro: história e prática; Pedagogia e estudos de música popular; e As circulações globais do jazz.
♦ Profa. Dra. Edite Maria Oliveira da Rocha
editerocha@musica.ufmg.br



♦ Prof. Dr. Flavio Terrigno Barbeitas
flaviobarbeitas@musica.ufmg.br
♦ Profa. Dra. Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
lumontecastro@musica.ufmg.br





♦ Prof. Dr. Edson Queiroz de Andrade
eqandra@musica.ufmg.br
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Música – University of Iowa (1987) e doutorado em Música – University of Iowa (1988). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: violino, performance instrumental, concerto, masterclasse e audição de alunos.
♦ Prof. Dr. Eduardo Campolina Vianna Loureiro
ecampoli@musica.ufmg.br
Doutor pela Escola de Belas Artes da UFMG (2013), Mestre pela Faculdade de Educação da UFMG (2002), Diplome d’Études Approfondies (1986), Maitrise (1985) e Licence (1984) em Música pela Universite de Paris VIII, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: composição, composição com eletrônica (música mista), violão, musica e artes plásticas, educação musical, percepção musical e técnica.
♦ Prof. Dr. Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho
eh.ufes@gmail.com
Graduado em Piano pela UFRJ, Mestre em Piano pela UFRJ, Doutor em Música (Linguagem Musical) pela UNIRIO e realizou estágio de Pós-Doutorado no PPGMúsica da UFPR. Atua profissionalmente em recitais de música de Câmera e como solista. É pesquisador dos grupos Arte, Filosofia e Literatura na Idade Média; Contexto, estruturação, influência e estilo musical entre 1850-1950 e membro do Núcleo de Pesquisa em Música e Filosofia. Atualmente é professor do Departamento de Teoria da Arte e Música da UFES onde leciona as disciplinas relacionadas à Composição Musical. É professor colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Música da UFPR e da UFMG.
♦ Prof. Dr. Fernando Araújo de Paula
fernandoaraujo@musica.ufmg.br
Bacharel e Doutor em Música pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Música pela Manhattan School Of Music. É Professor Adjunto da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando principalmente nos seguintes temas: violão, edição, transcrição e canção de câmara brasileira.
♦ Prof. Dr. Guilherme Menezes Lage
menezeslage@ufmg.br
Bacharel em Educação Física, especialista em Treinamento Esportivo, mestre em Educação Física e doutor em Neurociências. Coordena o Núcleo de Neurociências do Movimento (NNeuroM – UFMG). Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9572386886311542. Integra o corpo de pesquisadores do: 1) Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM – UFMG); 2) Grupo de Pesquisa em Ensino, Controle e Aprendizagem na Performance Musical da UFMG (ECAPMUS – UFMG). Tem experiência no estudo do Comportamento Motor, atuando principalmente no estudo do controle manual por meio (1) da análise neurocomportamental dos fatores que interferem na aprendizagem motora (ex., interferência contextual); (2) da análise anátomo-funcional de áreas e hemisférios cerebrais; (3) da associação com aspectos neuropsicológicos e genéticos.
♦ Profa. Dra. Cecília Nazaré de Lima
cecilianl@musica.ufmg.br
Graduada em Piano e Composição, Mestre em Artes Musicais (2002), pelo Instituto de Artes da UNICAMP, em Campina/SP, e Doutora em Criação e crítica da imagem em movimento (2012), pela Escola de Belas Artes da UFMG, em Belo Horizonte. Faz parte dos grupos de pesquisa Intermídia: estudos sobre intermidialidade, da Faculdade de Letras da UFMG, coordenado por Thaís Flores Diniz, e Resgate da Canção Brasileira, da Escola de Música da UFMG, coordenado por Luciana Monteiro, desenvolvendo estudos, entre outros, de relações da música e outras artes e de editoração e divulgação de partituras.



♦ Prof. Dr. Sérgio Freire Garcia
sfreire@musica.ufmg.br
♦ Profa. Dra. Cybelle Maria Veiga Loureiro
cybelle@musica.ufmg.br

♦ Prof. Dr. Maurício Alves Loureiro
mauricio@musica.ufmg.br
♦ Prof. Dr. Maurício Freire Garcia
mgarcia@ufmg.br
♦ Prof. Dr. Renato Tocantins Sampaio
renatots@musica.ufmg.br
♦ Prof. Dr. Sérgio Freire Garcia
sfreire@musica.ufmg.br