Corpo Docente

Docentes Permanentes


Profa. Dra. Helena Lopes da Silva
helopes@musica.ufmg.br

Possui graduação em Educação Artística-Licenciatura Plena em Música – Escola Superior de Artes Santa Cecília (1989), Mestrado e Doutorado – PPG Música UFRGS (2000; 2009). Desenvolve pesquisas na área de educação musical, contemplando temáticas ligadas à formação de professores de música, processos de ensino e aprendizagem musical em contextos diversos, mediação da escuta musical, juventude e música.Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagens Musicais na Contemporaneidade ? APREMUS/CNPq/UNESP. Coordenadora regional (região Sudeste) da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).
 
Profa. Dra. Heloísa Faria Braga Feichas

Possui graduação em Musica (Bacharelado em Piano) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), graduação em Letras pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (1987), Mestrado em Educação Musical – Institute of Education, University of London (2000) , Doutorado em Educação Musical – Institute of Education, University of London (2006) e Pós-Doutorado em Educação Musical pela UNESP (2015). Na área de Educação Musical tem se especializado na sub-área de sociologia da educação musical orientando trabalhos de mestrado e doutorado nessa área, além de participar de congressos nacionais e internacionais com publicações.


Profa. Dra. Maria Betânia Parisi Fonseca
betaniaparizzi@musica.ufmg.br

Pós-Doutora pela Universidade Paris-Diderot, Doutora em Ciências da Saúde (área de concentração: Saúde Criança e do Adolescente – linha de pesquisa: desenvolvimento da criança) pela Faculdade de Medicina da UFMG. Mestre e especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais e Bacharela em Piano pela mesma instituição. Atua na Graduação e na Pós-graduação da Escola de Música onde desenvolve pesquisas sobre as relações entre música, cognição e desenvolvimento humano, com ênfase no desenvolvimento cognitivo-musical nos primeiros anos de vida, nas relações da música e autismo e na formação do professor de Música. Tem atuado na concepção, direção artística e performance de concertos voltados para bebês.

 


Profa. Dra. Patrícia Furst Santiago
patfurstsantiago@gmail.com

Graduada em piano pela Escola de Música da UFMG. Especialista em Educação Musical pela UFMG. Mestre e Doutora em Educação Musical pela Universidade de Londres. Dentre os professores responsáveis por sua formação musical estão os pianistas Eduardo Hazan e Tânia Mara Lopes Cançado e os compositores H. J. Koellreutter e Dante Grela. Realizou formação para professores da Técnica Alexander no Constructive Teaching Centre, Londres, sob a orientação de Walter Carrington. Conduz pesquisa vinculada a dois projetos de pesquisa: Corporeidade e Educação Musical e Pedagogia da Performance Musical.

Prof. Dr. Renato Tocantins Sampaio
 
Possui graduação em Musicoterapia (1996) e em Educação Artística – Licenciatura Plena em Música (1997), mestrado em Comunicação e Semiótica (2001) e doutorado em Neurociências (2015). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na Graduação em Música, na Especialização em Neurociências, na Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo, no Programa de Pós-graduação em Música e no Programa de Pós-graduação em Neurociências. Tem experiência na área de Musicoterapia, Neurociências e Arte-Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: prática clínica em musicoterapia, transtornos do desenvolvimento, educação musical e educação inclusiva.
 
Docentes Colaboradores
 

Profa. Dra. Jussara Rodrigues Fernandino
jussara@musica.ufmg.br

Doutora e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (Área de Estudo: Artes Cênicas). Especialista em Educação Musical e Bacharel em Piano pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Atriz pela Fundação Clóvis Salgado (BH). No campo da Educação Musical atua na Licenciatura em Música e como docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Música da EMUFMG. Atualmente é coordenadora de área (subprojeto Música/Teatro) do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Desenvolve, ainda, pesquisa sobre a relação Música-Teatro e atua em projetos e eventos musicais e teatrais como pianista, atriz, compositora de musicais e trilhas sonoras.

Docentes Permanentes


Profa. Dra. Ana Cláudia de Assis
anaclaudia@musica.ufmg.br

Ana Cláudia de Assis é pianista e professora da Escola de Música da UFMG onde desenvolve projetos de pesquisa e artísticos sobre a música contemporânea. Doutora em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e pelo Institut Pluridisciplinaire pour les Etudes sur l´Ameriques (IPEAT) da Université de Toulouse (com bolsa da Capes), e mestre em Práticas Interpretativas da Música Brasileira (também com bolsa da Capes) pela Universidade do Rio de Janeiro. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento sobre a obra para piano de Jorge Peixinho, junto ao CESEM-UNL, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.


Profa. Edite Maria Oliveira da Rocha
editerocha@musica.ufmg.br

Possui Licenciatura em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro, Portugal (1999), Mestrado em Música Antiga pela Hochschule fur Alte Musik Basel, Schola Cantorum Basiliensis, Suíça (2004) com apoio do GRI-Cultura Portugal, e Doutoramento em Música pela Universidade de Aveiro (2010) com apoio da FCT, cuja tese em musicologia histórica, obteve o Prémio de Investigação Histórica D. Manuel I (2011). Líder do Centro de Estudos de Acervos Musicais Mineiros (CEAMM/CNPq), sendo atualmente colaboradora do Núcleo Caravelas de História da Música Luso-Brasileira do CESEM (Lisboa) e do Núcleo de Estudos de Música Brasileira da UFMG, mantendo paralelamente uma intensa atividade artística, com vários concertos de órgão (a solo, com ensembles e orquestra) na Europa e Brasil.
 
Prof. Dr. Eduardo Pires Rosse
Professor adjunto da Escola de Música da UFMG, na área de “música, cultura e sociedade”, possui pós-doutorado (PNPD-Capes) pela mesma instituição, doutorado em etnologia pela Universidade Paris Nanterre – França (2013), mestrado em etnomusicologia (Musique et Société) pela Universidade Paris 8 – França (2007), e graduação em Música/habilitação em Composição Musical pela Escola de Música da UFMG (2003). Tem atuado principalmente em etnomusicologia e etnologia ameríndia, através de trabalho extenso junto a grupos Maxakali/Tikmũ’ũn. Em companhia de Glaura Lucas, lidera o Grupo de Etnomusicologia da Escola de Música da UFMG.
 


Prof. Dr. Flavio Terrigno Barbeitas
flaviobarbeitas@musica.ufmg.br

Bacharel em Música (violão) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais/ Università di Bologna (2007). Além de atividades musicais como violonista, dedica-se a aspectos teóricos da música com pesquisas em dois eixos principais: 1) a música na relação geral com a cultura brasileira e com os processos de construção e desconstrução da identidade nacional; 2) a música na relação com outras artes, principalmente a Literatura, a partir de temas como Música e Representação, Música e Linguagem.
 


Profa. Dra. Glaura Lucas
glaura@musica.ufmg.br

Possui Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (1999, bolsa FAPESP) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005, bolsa CAPES), com estágio na Open University / Reino Unido (bolsa CAPES). Foi bolsista de Pós-Doutorado Júnior pelo CNPq na Escola de Música da UFMG (2006). Foi membro do Projeto “Experience and meaning in music performace” da Open University/ Reino Unido, onde esteve de dezembro/2007 a fevereiro de 2008 através do programa British Academy Visiting Fellowship. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: música afro-brasileira, música ritual, reinado, candombe, irmandades do rosário; pesquisa colaborativa; encontro de saberes nas universidades; experiência e significado musical. Juntamente com Eduardo Pires Rosse, lidera o Grupo de Etnomusicologia da Escola de Música da UFMG (endereço CNPq http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0714517700148858).
 
Prof. Dr. Oiliam José Lanna
Possui graduação em Música/Composição pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Música/Composição pela Faculté de Musique da Université de Montréal (1986) e doutorado em Linguística/Análise do Discurso (2005) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2005), com aperfeiçoamento na Faculté des Lettres da Université de Genève (2003). É professor da Área de Composição da Escola de Música da UFMG. Dedica-se, como regente, a um amplo repertório, particularmente de obras contemporâneas brasileiras e latino-americanas.
 

Profa. Dra. Rosângela Pereira de Tugny
rtugny@gmail.com

Cursou graduação em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), DEA em Música e Musicologia – Université de Tours (Université François Rabelais) (1991) e doutorado em Música e Musicologia – Université de Tours (Université François Rabelais) (1996). Atualmente é professora titular do IHAC do Campus Sosígenes Costa de Porto Seguro e do Centro de Formação em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia. Coordenou projetos no Acervo Curt Lange e no Laboratório de etnomusicologia da UFMG, desenvolvendo pesquisas sobre as práticas musicais indígenas. Publicou livros e artigos sobre música contemporânea e etnomusicologia. Em colaboração com especialistas dos repertórios de cantos do povo Tikmu’un-Maxakali, organizou a tradução, edição e publicação de filmes, gravações, livros de tradução de cantos e mitos e livros didáticos. Coordena o Grupo de pesquisas (CNPq) Poéticas ameríndias e é integrante do INCT de Inclusão do Ensino Superior e na Pesquisa (CNPq).
 
Docentes Colaboradores
 

Prof. Dr. Ângelo Nonato Natale Cardoso
angelonnc@yahoo.com.br

Possui bacharelado em música – instrumento piano – pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1994), mestrado em Música Brasileira pela UNIRIO (2001) e doutorado pela Universidade Federal da Bahia (2006). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: candomblé, cultura afro-brasileira, música brasileira, forró, religião e musicologia.

Docentes Permanentes


Profa. Dra. Ana Cláudia de Assis
anaclaudia@musica.ufmg.br

Ana Cláudia de Assis é pianista e professora da Escola de Música da UFMG onde desenvolve projetos de pesquisa e artísticos sobre a música contemporânea. Doutora em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e pelo Institut Pluridisciplinaire pour les Etudes sur l´Ameriques (IPEAT) da Université de Toulouse (com bolsa da Capes), e mestre em Práticas Interpretativas da Música Brasileira (também com bolsa da Capes) pela Universidade do Rio de Janeiro. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento sobre a obra para piano de Jorge Peixinho, junto ao CESEM-UNL, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.


Prof. Dr. Carlos Aleixo dos Reis
aleixor@musica.ufmg.br

Possui graduação em Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Performance Musical-Instrumento Viola – Shenandoah University Conservatory (1995) e doutorado em Doctor of Musical Arts Performance – Shenandoah University (2006). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Execução Instrumental Viola, atuando principalmente nos seguintes temas: música brasileira para viola e viola performance.


Profa. Dra. Cecília Nazaré de Lima
cecilianl@musica.ufmg.br

Graduada em Piano e Composição, Mestre em Artes Musicais (2002), pelo Instituto de Artes da UNICAMP, em Campina/SP, e Doutora em Criação e crítica da imagem em movimento (2012), pela Escola de Belas Artes da UFMG, em Belo Horizonte. Faz parte dos grupos de pesquisa Intermídia: estudos sobre intermidialidade, da Faculdade de Letras da UFMG, coordenado por Thaís Flores Diniz, e Resgate da Canção Brasileira, da Escola de Música da UFMG, coordenado por Luciana Monteiro, desenvolvendo estudos, entre outros, de relações da música e outras artes e de editoração e divulgação de partituras.


Prof. Dr. Clifford Hill Korman
cliff@cliffkorman.com

Pianista, compositor e pesquisador. Possui doutorado em Música-Jazz Arts Advancement (Manhattan School of Music, 2012; Tese: Improviso na Jazz Sinfônica, acompanhada da composição própria Interventions) e mestrado em Música: Especialização na Jazz Performance (The City College of New York,1996). É Professor Adjunto na Universidade Federal de Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenador do grupo de pesquisa Improvisa (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0794335057715945) e do projeto para digitalizar o acervo do ícone da música brasileira Paulo Moura (http://www.jobim.org/paulomoura/). Outros focos de pesquisa incluem O piano popular brasileiro: história e prática; Pedagogia e estudos de música popular; e As circulações globais do jazz.


Profa. Dra. Edite Maria Oliveira da Rocha
editerocha@musica.ufmg.br

Possui Licenciatura em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro, Portugal (1999), Mestrado em Música Antiga pela Hochschule fur Alte Musik Basel, Schola Cantorum Basiliensis, Suíça (2004) com apoio do GRI-Cultura Portugal, e Doutoramento em Música pela Universidade de Aveiro (2010) com apoio da FCT, cuja tese em musicologia histórica, obteve o Prémio de Investigação Histórica D. Manuel I (2011). Líder do Centro de Estudos de Acervos Musicais Mineiros (CEAMM/CNPq), sendo atualmente colaboradora do Núcleo Caravelas de História da Música Luso-Brasileira do CESEM (Lisboa) e do Núcleo de Estudos de Música Brasileira da UFMG, mantendo paralelamente uma intensa atividade artística, com vários concertos de órgão (a solo, com ensembles e orquestra) na Europa e Brasil.
 
Prof. Dr. Fausto Borém de Oliveira
 
Fausto Borém é Graduado com o Doctor of Musical Arts (University of Georgia, EUA, 1993), o Master of Arts (University of Iowa, EUA, 1990) e o Bacharelado em Música (Universidade Federal de Minas Gerais, 1987). Prof. Titular da Escola de Música da UFMG onde ensina Contrabaixo, Música de Câmara, Práticas de Performance, Pesquisa em Música, Análise Musical, Didática da Cordas Fricionadas. Pesquisador do CNPq desde 1994, Coordena os Grupos de Pesquisa ECAPMUS (Estudos em Controle e Aprendizagem Motora na Performance Musical) e PPPMUS (“Pérolas” e “Pepinos” da Performance Musical). Editor Fundador da Revista Per Musi, idealizou e implantou o Mestrado em Música na UFMG.
 
Prof. Dr. Fernando Martins de Castro Chaib
 
Doutor em Música/Performance pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, foi bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal. Concluiu o seu Mestrado também em Música/Performance na mesma universidade e Bacharelado em Percussão pelo Instituto de Artes da UNESP. É vencedor de prêmios como solista e camerísta em países como Itália, Portugal e Brasil. Recebeu prêmios do Governo Federal (Funarte/Petrobras, MinC) e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e Goiás. Vem atuando como solista diante de orquestras na Europa e no Brasil. Possui artigos científicos publicados nos principais periódicos dedicados à música no Brasil e em ATAS de congressos no país e exterior.
 
Prof. Dr. Fernando de Oliveira Rocha
Possui doutorado em música pela McGill University (Montreal, Canadá), onde estudou com Aiyun Huang e D?Arcy Philip Gray, Mestrado pela UFMG e Bacharelado em Percussão pela UNESP. Entre 2015 e 2016 foi pesquisador visitante na Universidade de Virginia (EUA). Ao longo se sua carreira, Fernando tem se dedicado especialmente à performance de música contemporânea, participando, como solista ou membro de grupo de câmara, de inúmeros festivais internacionais, tanto no Brasil quanto no exterior. Atualmente é diretor do Grupo de Percussão da UFMG e do grupo de música contemporânea Sonante 21, além de membro do grupo Oficina Música Viva.
 


Prof. Dr. Flavio Terrigno Barbeitas
flaviobarbeitas@musica.ufmg.br

Bacharel em Música (violão) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais/ Università di Bologna (2007). Além de atividades musicais como violonista, dedica-se a aspectos teóricos da música com pesquisas em dois eixos principais: 1) a música na relação geral com a cultura brasileira e com os processos de construção e desconstrução da identidade nacional; 2) a música na relação com outras artes, principalmente a Literatura, a partir de temas como Música e Representação, Música e Linguagem.


Profa. Dra. Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
lumontecastro@musica.ufmg.br

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), graduação em Música (Canto) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Música pela UFMG (2001) e Doutorado em Letras – Literatura Comparada – Literatura e outros sistemas semióticos pela UFMG (2009). Tem experiência na área de Artes, Música, com ênfase em Canto, atuando principalmente nos seguintes temas: técnica vocal, fisiologia da voz, interpretação de repertório vocal, canção de câmara brasileira e estrangeira, ópera, música vocal sinfônica, música colonial brasileira, semiótica da canção.
 
Prof. Dr. Maurício Alves Loureiro
 
Possui graduação em Engenharia Aeronáutica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1976), graduação em Música, habilitação Clarineta pela Staatliche Hochschule für Musik Freiburg / Albert-Ludwigs Universität Freiburg, Alemanha (1983), Mestrado em Música pela University of Iowa, EUA (1989) e Doutorado em Música pela University of Iowa (1991). Atualmente é Pesquisador nível 1B do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Professor titular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e Diretor do IEAT – Instituo de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Sonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: performance musical, clarineta, acústica musical e análise empírica da performance musical.
 
Prof. Dr. Maurício Freire Garcia
 
É um dos mais destacados flautistas de sua geração. É Professor Titular da Escola de Música da UFMG, onde foi diretor por dois mandatos. Graduado pela mesma instituição em 1987, é o único flautista a receber o título de doutorado, com honras, no New England Conservatory, EUA. Desde 2003 tem atuado como 1º. Flautista Solista convidado da OSESP e mantém uma ativa carreira como solista e camerista. Trabalhou com importantes regentes e compositores como Kurt Mazur, Kristoff Penderecki, Eiji Owe, Sofia Gubaidulina, Thea Musgrave, Ezra Sims e H. J. Koellreuter. Entre seus professores destacam-se James Galway, Paula Robison, Fenwick Smith, Expedito Vianna e Artur Andrés.
 
Prof. Dr. Mauro Camilo de Chantal Santos
Possui graduação em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), graduação em Canto pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e mestrado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Sob orientação da Professora Dra. Adriana Giarola Kayama, concluiu o curso de doutorado pela UNICAMP, tendo pesquisado vida e obra de Arthur Iberê de Lemos, mais especificamente a ópera A CEIA DOS CARDEAIS.
 
Prof. Dr. Mauro Rodrigues
Possui doutorado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), mestrado em Musicologia – Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (2000) e graduação em Bacharelado em Música, habilitação flauta pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais na Habilitação em Música Popular, orienta mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: arranjo, performance, improvisação, composição e música instrumental.
 
Profa. Dra. Mônica Pedrosa de Pádua
 
Graduada em Canto pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986). Mestre em Canto pela Manhattan School Of Music (1989). Doutora em Letras / Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG (2009). É professora associada da Escola de Música da UFMG e Diretora da Instituição gestão 2014-2018. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Resgate da Canção Brasileira inscrito no diretório de pesquisa do CNPq em 2003. Desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: A canção brasileira de câmara – localização de partituras, catalogação, análise, divulgação, edições de partituras, registro sonoro; Estudos da Canção de Câmara Brasileira para Canto e Violão – análise, performance, transcrição, registro sonoro, dicção em português; Sonologia – estudo da voz como material acústico em sua vinculação com as produções e atividades musicais, estudos sobre o Português brasileiro cantado. Elaborou, juntamente com pesquisadores brasileiros da área de Canto, a Tabela Fonética do Português Brasileiro Cantado. Em sua pesquisa de Doutorado estudou as interrelações entre música e poesia nas canções de câmara de Lorenzo Fernandes, quando desenvolveu teorias sobre imagética musical com base na semiologia da música.
 
Docentes Colaboradores


Prof. Dr. Edson Queiroz de Andrade
eqandra@musica.ufmg.br

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Música – University of Iowa (1987) e doutorado em Música – University of Iowa (1988). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: violino, performance instrumental, concerto, masterclasse e audição de alunos.


Prof. Dr. Eduardo Campolina Vianna Loureiro
ecampoli@musica.ufmg.br

Doutor pela Escola de Belas Artes da UFMG (2013), Mestre pela Faculdade de Educação da UFMG (2002), Diplome d’Études Approfondies (1986), Maitrise (1985) e Licence (1984) em Música pela Universite de Paris VIII, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: composição, composição com eletrônica (música mista), violão, musica e artes plásticas, educação musical, percepção musical e técnica.


Prof. Dr. Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho
eh.ufes@gmail.com

Graduado em Piano pela UFRJ, Mestre em Piano pela UFRJ, Doutor em Música (Linguagem Musical) pela UNIRIO e realizou estágio de Pós-Doutorado no PPGMúsica da UFPR. Atua profissionalmente em recitais de música de Câmera e como solista. É pesquisador dos grupos Arte, Filosofia e Literatura na Idade Média; Contexto, estruturação, influência e estilo musical entre 1850-1950 e membro do Núcleo de Pesquisa em Música e Filosofia. Atualmente é professor do Departamento de Teoria da Arte e Música da UFES onde leciona as disciplinas relacionadas à Composição Musical. É professor colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Música da UFPR e da UFMG.


Prof. Dr. Fernando Araújo de Paula
fernandoaraujo@musica.ufmg.br

Bacharel e Doutor em Música pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Música pela Manhattan School Of Music. É Professor Adjunto da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando principalmente nos seguintes temas: violão, edição, transcrição e canção de câmara brasileira.


Prof. Dr. Guilherme Menezes Lage
menezeslage@ufmg.br

Bacharel em Educação Física, especialista em Treinamento Esportivo, mestre em Educação Física e doutor em Neurociências. Coordena o Núcleo de Neurociências do Movimento (NNeuroM – UFMG). Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9572386886311542. Integra o corpo de pesquisadores do: 1) Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM – UFMG); 2) Grupo de Pesquisa em Ensino, Controle e Aprendizagem na Performance Musical da UFMG (ECAPMUS – UFMG). Tem experiência no estudo do Comportamento Motor, atuando principalmente no estudo do controle manual por meio (1) da análise neurocomportamental dos fatores que interferem na aprendizagem motora (ex., interferência contextual); (2) da análise anátomo-funcional de áreas e hemisférios cerebrais; (3) da associação com aspectos neuropsicológicos e genéticos.


Profa. Dra. Cecília Nazaré de Lima
cecilianl@musica.ufmg.br

Graduada em Piano e Composição, Mestre em Artes Musicais (2002), pelo Instituto de Artes da UNICAMP, em Campina/SP, e Doutora em Criação e crítica da imagem em movimento (2012), pela Escola de Belas Artes da UFMG, em Belo Horizonte. Faz parte dos grupos de pesquisa Intermídia: estudos sobre intermidialidade, da Faculdade de Letras da UFMG, coordenado por Thaís Flores Diniz, e Resgate da Canção Brasileira, da Escola de Música da UFMG, coordenado por Luciana Monteiro, desenvolvendo estudos, entre outros, de relações da música e outras artes e de editoração e divulgação de partituras.

Prof. Dr. João Pedro Paiva de Oliveira
 
Possui doutorado pela State University of New York at Stony Brook (1990). Revisor de periódico da Opus (Belo Horizonte. Online), Membro de corpo editorial da Fast Forward, Membro de corpo editorial da Revista Música, Membro de corpo editorial da Sonic Ideas/Ideas Sónicas, Membro de corpo editorial da Opus (Belo Horizonte. Online), Membro de comitê assessor da (QSWUR) QS World University Rankings, Membro de comitê assessor da (UFMG) Universidade Federal de Minas Gerais, Membro de comitê assessor da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Membro de comitê assessor da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Revisor de projeto de fomento da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), Membro de corpo editorial do Associação Portuguesa de Investigação em Música e Membro de corpo editorial da Revista Vortex. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.
 
Prof. Dr. José Henrique Padovani Velloso
 
Docente da Escola de Música da UFMG, atua, ainda, como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Unicamp, como professor colaborador do Instituto de Artes da Unicamp e como pesquisador colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da Unicamp. Bacharel em Música (Composição) pela Escola de Música da UFMG (2006), e Mestre (2009) e Doutor (2013) em Música (Processos Criativos) pelo Instituto de Artes da Unicamp. Suas peças foram realizadas e premiadas, no Brasil e no exterior, por grupos como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, L’Arsenale, The Arditti Quartet, Ostravská Banda, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica da UFPB, Camerata Aberta, e Sinfonieorchester der Musikhochschule für Musik und Theater Hamburg.
 
Prof. Dr. Oiliam José Lanna
 
Possui graduação em Música/Composição pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Música/Composição pela Faculté de Musique da Université de Montréal (1986) e doutorado em Linguística/Análise do Discurso (2005) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2005), com aperfeiçoamento na Faculté des Lettres da Université de Genève (2003). É professor da Área de Composição da Escola de Música da UFMG. Dedica-se, como regente, a um amplo repertório, particularmente de obras contemporâneas brasileiras e latino-americanas.
 
Prof. Dr. Rogério Vasconcelos Barbosa
 
Doutor em Música/Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS 2008) e bacharel em Música/Composição pela Escola de Música UFMG (1990), onde é professor desde 1997, atuando principalmente nas áreas composição (música instrumental, meios eletroacústicos) e análise musical.


Prof. Dr. Sérgio Freire Garcia
sfreire@musica.ufmg.br

Sérgio Freire é professor associado da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando nas áreas de composição, orquestração e sonologia. Desde 1998 coordena o Laboratório de Performance com Sistemas Interativos (LaPIS). É graduado em composição pela UFMG (1990), mestre em sonologia pelo Instituto de Sonologia, Haia, Holanda (1993). Possui doutorado em comunicação e semiótica pela PUC-SP (2004). Realizou estágio sandwich no Estúdio Eletrônico da Musik Akademie da Basileia, Suiça. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG entre 2009 e 2015. Seus principais interesses acadêmicos e artísticos estão voltados para as diferentes formas de interação entre a prática musical acústica e os novos meios tecnológicos. Suas peças musicais tem sido tocadas e premiadas no Brasil e no exterior, e seus artigos científicos são apresentados regularmente em congressos importantes dedicados à música e tecnologia.


Profa. Dra. Cybelle Maria Veiga Loureiro
cybelle@musica.ufmg.br

Doutorado em Medicina área de conhecimento Ciências Aplicadas à Cirurgia e Oftalmologia – Faculdade de Medicina-UFMG (2009); Mestrado em Música área de conhecimento Educação Musical – Escola de Música – UFMG (2005); Bacharelado em Musicoterapia – University of Iowa (1991); Bacharelado em Música Instrumento Piano – Conservatório Musical Carlos Gomes (1975); Representante da América Latina na Federação Mundial de Musicoterapia-WFMT ( 2009-2014); Membro da Comissão em Formação e Clínica na WFMT (2014). Experiência na área de Música e Musicoterapia, atuando principalmente nas áreas: sonologia, neurociências, musicoterapia neurológica; educação musical especial; deficiência física; Síndrome de West; esclerose múltipla; neurite óptica; neuromielite; neonatologia; atraso do neurodesenvolvimento; AVE; Parkinson; Alzheimer; demência semântica e cuidados paliativos.
 
Prof. Dr. José Henrique Padovani Velloso
 
Docente da Escola de Música da UFMG, atua, ainda, como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Unicamp, como professor colaborador do Instituto de Artes da Unicamp e como pesquisador colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da Unicamp. Bacharel em Música (Composição) pela Escola de Música da UFMG (2006), e Mestre (2009) e Doutor (2013) em Música (Processos Criativos) pelo Instituto de Artes da Unicamp. Suas peças foram realizadas e premiadas, no Brasil e no exterior, por grupos como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, L’Arsenale, The Arditti Quartet, Ostravská Banda, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica da UFPB, Camerata Aberta, e Sinfonieorchester der Musikhochschule für Musik und Theater Hamburg.


Prof. Dr. Maurício Alves Loureiro
mauricio@musica.ufmg.br

Possui graduação em Engenharia Aeronáutica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1976), graduação em Música, habilitação Clarineta pela Staatliche Hochschule für Musik Freiburg / Albert-Ludwigs Universität Freiburg, Alemanha (1983), Mestrado em Música pela University of Iowa, EUA (1989) e Doutorado em Música pela University of Iowa (1991). Atualmente é Pesquisador nível 1B do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Professor titular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e Diretor do IEAT – Instituo de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Sonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: performance musical, clarineta, acústica musical e análise empírica da performance musical.


Prof. Dr. Maurício Freire Garcia
mgarcia@ufmg.br

É um dos mais destacados flautistas de sua geração. É Professor Titular da Escola de Música da UFMG, onde foi diretor por dois mandatos. Graduado pela mesma instituição em 1987, é o único flautista a receber o título de doutorado, com honras, no New England Conservatory, EUA. Desde 2003 tem atuado como 1º. Flautista Solista convidado da OSESP e mantém uma ativa carreira como solista e camerista. Trabalhou com importantes regentes e compositores como Kurt Mazur, Kristoff Penderecki, Eiji Owe, Sofia Gubaidulina, Thea Musgrave, Ezra Sims e H. J. Koellreuter. Entre seus professores destacam-se James Galway, Paula Robison, Fenwick Smith, Expedito Vianna e Artur Andrés.


Prof. Dr. Renato Tocantins Sampaio
renatots@musica.ufmg.br

Possui graduação em Musicoterapia (1996) e em Educação Artística – Licenciatura Plena em Música (1997), mestrado em Comunicação e Semiótica (2001) e doutorado em Neurociências (2015). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na Graduação em Música, na Especialização em Neurociências, na Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo, no Programa de Pós-graduação em Música e no Programa de Pós-graduação em Neurociências. Tem experiência na área de Musicoterapia, Neurociências e Arte-Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: prática clínica em musicoterapia, transtornos do desenvolvimento, educação musical e educação inclusiva.


Prof. Dr. Sérgio Freire Garcia
sfreire@musica.ufmg.br

Sérgio Freire é professor associado da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando nas áreas de composição, orquestração e sonologia. Desde 1998 coordena o Laboratório de Performance com Sistemas Interativos (LaPIS). É graduado em composição pela UFMG (1990), mestre em sonologia pelo Instituto de Sonologia, Haia, Holanda (1993). Possui doutorado em comunicação e semiótica pela PUC-SP (2004). Realizou estágio sandwich no Estúdio Eletrônico da Musik Akademie da Basileia, Suiça. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG entre 2009 e 2015. Seus principais interesses acadêmicos e artísticos estão voltados para as diferentes formas de interação entre a prática musical acústica e os novos meios tecnológicos. Suas peças musicais tem sido tocadas e premiadas no Brasil e no exterior, e seus artigos científicos são apresentados regularmente em congressos importantes dedicados à música e tecnologia.