FOTO: Foca Lisboa
Academia de Regência
Promovida pela Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG e o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), a Academia de Regência tem foco no processo pedagógico e na formação do profissional da área de regência orquestral e de banda.
Excertos Orquestrais
Estamos disponibilizando vídeos de excertos orquestrais executados pelos técnicos da orquestra Sinfônica da UFMG.
Resultado do concurso da Logo OSUFMG
Nós da OSUFMG agradecemos a todos que participaram, seja mandando seu design, seja votando.
Jornada Concertistas em Pauta
Este projeto visa influenciar positivamente aspirantes a profissão de músico, bem como músicos amadores e melomanos, através do contato direto com concertistas experientes. Por isso as jornadas são compostas de duas atividades distintas: apresentação pública do concertista com a Orquestra Sinfônica da EMUFMG, seguida de um bate-papo do concertista com o público.
Apoio Psicológico/Saúde
Nós da OSEMUFMG sabemos que não é fácil passar por esse período de pandemia. Compartilhamos aqui informações importantes como: estudos em andamento sobre a nova realidade da prática musical, apoio psicológico e outras informações relacionadas à saúde.
II ACADEMIA DE REGÊNCIA DA ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFMG / ACADEMIA DE REGÊNCIA SINOS. Evento Online de 07 a 13 de novembro de 2021.
04/11 - Atividade pré-evento: bate-po com o maestro Roberto Duarte 19h30. Mais informações clique em NOTÍCIAS.
2020 ANO BEETHOVEN: ABERTURAS
O termo ‘Overture’ (Abertura) denota tanto uma obra orquestral que precede um obra dramática (ópera), quanto o primeiro movimento de um concerto com título geralmente relacionado a um conteúdo literário ou pictórico, ou a ocasião para a qual foi escrito.
Ler mais“As artes ainda são as principais ferramentas para ensinar, treinar e eventualmente elevar a mente do homem à sua adequada humanidade potencial. Nesta época de desintegração política, econômica e pessoal, a música não é um luxo, é uma necessidade; não apenas por ser terapêutica, ou por ser uma linguagem universal, mas porque é o foco persistente da (nossa) inteligência, aspiração e benevolência."
“Usufruir da nossa musicalidade natural em todos os momentos de estudo e da prática musical funciona como uma cola com o poder de conectar todos os aspectos estudados (frases, estrutura, progressões harmônicas, dissonâncias, dinâmicas, aspectos técnicos, etc.). Esta síntese, quando fruto da nossa musicalidade, leva à construção de uma interpretação personalizada, sólida e mesmo assim flexível.”