Academia de Regência

Academia de Regência

Promovida pela Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG e o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), a Academia de Regência tem foco no processo pedagógico e na formação do profissional da área de regência orquestral e de banda.

Excertos Orquestrais

Excertos Orquestrais

Estamos disponibilizando vídeos de excertos orquestrais executados pelos técnicos da orquestra Sinfônica da UFMG.

Resultado do concurso da Logo OSUFMG

Resultado do concurso da Logo OSUFMG

Nós da OSUFMG agradecemos a todos que participaram, seja mandando seu design, seja votando.

Programação 2020

Programação 2020

COMUNICADO IMPORTANTE

Em razão ao Coronavírus nossa programação está SUSPENSA.

Jornada Concertistas em Pauta

Jornada Concertistas em Pauta

Este projeto visa influenciar positivamente aspirantes a profissão de músico, bem como músicos amadores e melomanos, através do contato direto com concertistas experientes. Por isso as jornadas são compostas de duas atividades distintas: apresentação pública do concertista com a Orquestra Sinfônica da EMUFMG, seguida de um bate-papo do concertista com o público.

Apoio Psicológico/Saúde

Apoio Psicológico/Saúde

Nós da OSEMUFMG sabemos que não é fácil passar por esse período de pandemia. Compartilhamos aqui informações importantes como: estudos em andamento sobre a nova realidade da prática musical, apoio psicológico e outras informações relacionadas à saúde.

II ACADEMIA DE REGÊNCIA DA ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFMG / ACADEMIA DE REGÊNCIA SINOS. Evento Online de 07 a 13 de novembro de 2021.

04/11 - Atividade pré-evento: bate-po com o maestro Roberto Duarte 19h30. Mais informações clique em NOTÍCIAS.

NOTÍCIAS

2020 ANO BEETHOVEN: ABERTURAS

Aberturas Beethoven

O termo ‘Overture’ (Abertura) denota tanto uma obra orquestral que precede um obra dramática (ópera), quanto o primeiro movimento de um concerto com título geralmente relacionado a um conteúdo literário ou pictórico, ou a ocasião para a qual foi escrito.

Ler mais

“As artes ainda são as principais ferramentas para ensinar, treinar e eventualmente elevar a mente do homem à sua adequada humanidade potencial. Nesta época de desintegração política, econômica e pessoal, a música não é um luxo, é uma necessidade; não apenas por ser terapêutica, ou por ser uma linguagem universal, mas porque é o foco persistente da (nossa) inteligência, aspiração e benevolência."

Robert Shaw, 1981 regente

“Usufruir da nossa musicalidade natural em todos os momentos de estudo e da prática musical funciona como uma cola com o poder de conectar todos os aspectos estudados (frases, estrutura, progressões harmônicas, dissonâncias, dinâmicas, aspectos técnicos, etc.). Esta síntese, quando fruto da nossa musicalidade, leva à construção de uma interpretação personalizada, sólida e mesmo assim flexível.”

Iara Fricke Matte, 2020 regente