(mostly in Portuguese – combined list from LaPIS and CeGEME)
Teses
2023
da Silva Evangelista, Marcus Vinicius. Análise acústica aplicada ao estudo de surdinas de violino: fundamentos para um protótipo modular multifuncional. Orientador: Sérgio Freire. Demonstração do protótipo.
Campos, Fernando Braga. O projeto imagético como guia da produção musical: estudo de caso com dez produtores da região metropolitana de Belo Horizonte. Orientador: Sérgio Freire
2022
Frade, Rodrigo Manuel. A diversidade sonora na flauta transversal: representações conceituais e acústicas, aplicações pedagógicas e criativas. Orientador: Sérgio Freire.
2021
Magalhães, Tairone Nunes. IRACEMA: From Note Onset Detection Challenges Towards an Audio Content Analysis Library For the Empirical Study of Music Performance. Orientador: Maurício Loureiro.
2019
Campolina, Thiago de Almeida Magalhães. Caracterização de ataques na clarineta via modelagem e decomposição espectral. Orientador: Maurício Loureiro. Co-orientador: Hani Yehia.
2018
Souza, Leandro. Entre gestos: Interações entre música e dança com mediação digital. Orientador: Sérgio Freire.
Oliveira Neto, Aluísio. Rumo à sala de estudos aumentada: experiências com suporte computacional para o desenvolvimento técnico e perceptivo na performance musical. Orientador: Maurício Loureiro.
2017
Santos, Thaís. The relationship between ancillary gestures and musical phrase organization: application to flute performance. Orientador: Maurício Loureiro. Co-orientador: Marcelo Wanderley (McGill University).
Mota, Davi. Multi-modal coupling in musical performance. Orientador: Maurício Loureiro.
Dissertações
2024
Reis, Thiago Augusto Eugênio Guedes. Instrumentos musicais digitais e dispositivos para ampliação da prática musical de pessoas surdas: desenvolvimento de protótipos para criação e performance. Orientador: Sérgio Freire
2022
Silva, Rubens Pereira de Souza. MÁSCARAS NO VAZIO: criação de canções experimentais a partir da prática interativa com voz e violão. Orientador: Sérgio Freire. Gravações e patches.
2020
Martins, Fellipe Miranda. Estudo exploratório de processos de transformação sonora a partir de Trevor Wishart: reinvenção e tradução para o ambiente SuperCollider. Orientador: José Henrique Padovani. Exemplos de áudio.
Oliveira, Gustavo Machado. Análise do pulso labial no trompete por filtragem inversa. Orientador: Maurício Loureiro. Co-orientadores: Hani Yehia e Davi Mota.
Armondes, Augusto Cesar Pereira. Análise multimodal da técnica de strumming no violão. Orientador: Sérgio Freire.
2019
Evangelista, Marcus Vinícius. Estudo comparativo do uso de três diferentes surdinas na sonoridade de seis violinos: alterações na intensidade e no espectro harmônico. Orientador: Maurício Freire. Co-orientador: Davi Mota.
2018
Gomes, Débora Line. Sêntimus: um jogo digital musical para crianças com hipersensibilidade sonora e características dos transtornos do neurodesenvolvimento.> Orientadora: Cybelle Loureiro. Co-orientadora: Raquel Oliveira Prates.
Martins, Deyvid. Uma pequena escuta do Decálogo: sons e música no ciclo fílmico de Kieslowski. Orientador: Sérgio Freire.
2017
Carvalho Filho, Lucas. As paredes e os sons: explorando diferentes espaços da escuta musical. Orientador: Sérgio Freire.
André, Aline. Tradução e validação da Escala Nordoff Robbins de Comunicabilidade Musical. Orientadora: Cybelle Loureiro.
2016
Silva, Felipe. Processos e Camadas da Música em Rede. Orientador: Sérgio Freire
2015
Magalhães, Tairone. Análise do vibrato e do bending na guitarra elétrica a partir dos descritores de expressividade da ferramenta Expan. Orientador: Maurício Loureiro.
Lopes, Leonardo. Movimentos básicos na performance do contrabaixo: descrição e análise cinesiológica. Orientador: Fausto Borém. Co-orientador: Guilherme Lage.
Rosário, Verônica. Desenvolvimento de um instrumento de avaliação da capacidade atencional em portadores de esclerose tuberosa através de princípios de atenção conjunta e de musicoterapia. Orientadora: Cybelle Loureiro.
2014
Campos, Eduardo. TAMBORTEC: um sistema interativo para performance de música eletrônica dançante. Orientador: Fernando Rocha.
Rodrigues, Matheus. O vibrato no violão: aspectos qualitativos e quantitativos. Orientador: Sérgio Freire.
Souza, Leandro. Conceitos e ferramentas para uma criação música hipermidiática: o caso 5 elementos. Orientador: Sérgio Freire.
Gusmão, Cristina. O Formante do Cantor e os ajustes laríngeos e supralaríngeos em cantores barítonos: uma investigação acústica e fibronasolaringoscópica. Orientadora: Mônica Pedrosa.
2013
Cornélio, Giordano. Análise acústica e cinemática da técnica de mudança de posição no contrabaixo acústico. Orientador: Maurício Loureiro. Co-orientador: Guilherme Lage.
Campos, Fernando. A Região Grave do Espectro Sonoro: aspectos teóricos e práticos na produção musical.
Orientador: Sérgio Freire.
Costa, Rúbia. Sonoridade narrativa como um processo temporalizante no cinema: a concepção de um roteiro relé. Orientador: Sérgio Freire.
Melo, Carolina. Análises perceptivo-auditiva e acústica de vozes de cantores líricos pré e pós aquecimento vocal. Orientador: Sérgio Freire.
2012
Malta, Lucas. Regularidade e Simultaneidade na técnica violonística de mão direita: uma abordagem quantitativa de arpejos, sons plaqué e tremolos. Orientador: Sérgio Freire.
Mota, Davi. Análise dos padrões de sincronização em duos de clarineta a partir de parâmetros acústicos e cinemáticos. Orientador: Maurício Loureiro.
Reyner, Igor. Pierre Schaeffer e Marcel Proust: as expressões da escuta. Orientador: Carlos Palombini.
2011
Batista, Luiz Gustavo. Associação de imagens a um sistema musical interativo. Orientador: Sérgio Freire.
Faria, Priscila. Análise das variações do vibrato de cantoras líricas em duas cadências musicais de caráter alegre e triste. Orientador: Maurício Freire.
Dalsant, Jéssica. Avaliação de duas ferramentas para a representação das variáveis acústicas implicadas no vibrato da flauta. Orientador: Maurício Freire.
2010
Almeida, Shari. A influência da rolha de cortiça e do stopper de nylon na qualidade sonora da flauta transversal: a percepção de um grupo de flautistas. Orientador: Maurício Freire.
Sousa, Fábio. Mixagem de áudio multicanal no formato surround 5.1 e sua transcrição para sistemas binaurais. Orientador: Sérgio Freire.
2008
Cardoso Filho, Marcos. Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971). Orientador: Sérgio Freire.
Castro, Guilherme. Cyberock: o estúdio como instrumento musical na performance ao vivo da banda SOMBA. Orientador: Sérgio Freire.
2007
Melo, Fabrício. De “Introduction à la musique Concrète” ao Traité des Objets Musicaux: gênese do solfejo dos objetos musicais de Pierre Schaeffer. Orientador: Carlos Palombini.
Rodrigues, Ana Carolina. Atenção visual em músicos e não-músicos: um estudo comparativo. Orientador: Maurício Loureiro. Co-orientadora: Leonor Bezerra Guerra.
Silva, Flávio. Intérprete e eletrônica: análise de poucas linhas de ana cristina de Silvio Ferraz para clarineta solo e com eletrônica ao vivo. Orientador: Maurício Loureiro. Co-orientador: Sérgio Freire.
Baptista, André. Funções da música no cinema: contribuições para a elaboração de estratégias composicionais. Orientador: Sérgio Freire. Co-orientador: Jalver Bethônico.
2006
Cruz, Tiago. Estudo dos ajustes laríngeos e supralaríngeos no canto dos contratenores: dados fibronasolaringoscópicos, video-radioscópicos, eletroglotográficos e acústicos. Orientador: Maurício Loureiro. Co-orientador: Maurílio Vieira.
Coelho, Fabiana. A influência do trato vocal na qualidade sonora da flauta.
2005
Franco, Ney. Avaliação psicoacústica do desenho de barrilhetes: variações sonoras percebidas na clarineta. Orientador: Maurício Loureiro.
2004
Alberto, Gabriel. Orientador: Maurício Loureiro.
2002
Naveda, Luiz. O timbre e o volume sonoro do violão: uma abordagem acústica e psicoacústica. Orientador: Maurício Loureiro.