O projeto Orquestra de cordas da Escola de Música da UFMG teve seu início no ano de 1988, no prédio do Conservatório na Av. Afonso Penna. Idealizada pelo professor Alberto Pinchas Jaffe (prof. Visitante) e contando com o auxílio de monitores da graduação o projeto teve fundamental importância na formação dos músicos e público em geral. O projeto existiu entre os anos de 1990-1992, onde, por motivo de fim de contrato do Prof. Jaffe, não teve a devida continuidade.
Sabemos que a prática musical promove o desenvolvimento das relações interpessoais, a capacidade de tomar decisões e é um meio para se trabalhar práticas sociais, valores e tradições culturais. A música não deve ser considerada um território de poucos, mas deve ser acessível a todos (HARGREAVES 2008).
A reativação da orquestra de cordas, vem proporcionar a possibilidade da prática de conjunto. A orquestra estando aberta também ao público em geral, estará compartilhando com a sociedade os conhecimentos e práticas desenvolvidos dentro da UFMG.
A Orquestra de Cordas da UFMG conta hoje com 15 músicos entre graduados e graduandos em música pela mesma Universidade e músicos da comunidade externa.
Com um repertório diversificado que vai do erudito ao popular, a Orquestra de Cordas da Escola de Música da UFMG tem se apresentado em vários teatros e salas de concerto de Belo Horizonte. Em 2019, a orquestra participou do V Festival Internacional de Gramado RS como grupo residente.
Coordenador: Prof. Dr. Carlos Aleixo
Regente Titular: Maestro Weberson Almeida, desde sua reativação no ano de 2018