A Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, tem o prazer de apresentar a VIII Jornada Concertistas em Pauta: Violino e Contrabaixo

A Jornada Concertistas em Pauta, criada em 2019, retomou suas atividades pós-pandemia com a presença de dois solistas convidados: o violinista Eliseu Barros e o contrabaixista Valdir Claudino, ambos técnicos-músicos da nossa orquestra, executando, respectivamente, o concerto n.1 para Violino em La menor de Bach e o Concerto n.2 para Contrabaixo em Si menor de Bottesini.

Este projeto visa influenciar positivamente aspirantes a profissão de músico, bem como estudantes, músicos amadores e melomanos, através do contato direto com concertistas experientes. Por isso, a apresentação pública do concertista com a Orquestra Sinfônica da EMUFMG é seguida de um bate-papo com o público, que possibilita aos profissionais responderem as mais diversas perguntas de interesse da plateia: Como é a carreira de músico? Como você prepara o repertório?

Fica desde já o convite para você se juntar a nós na sala 07, logo após o concerto!

A VIII Jornada é apresentada em parceria com o Projeto VivaMúsica.

VIII Jornada “Concertistas em pauta: violino e contrabaixo / Projeto VivaMúsica

Data: 19 de novmebro de 2022

Local: Auditório da Escola de Música da UFMG

Concertistas: Eliseu Barros (violino) e Valdir Claudino (contrabaixo)

Regente: Iara Fricke Matte

Repertório: Concerto n.1 para Violino e Orquestra em La menor, de J. S. Bach e o Concerto n.2 para Contrabaixo e Orquestra, em Si menor de G. Bottesini

Biografias dos Solistas Convidados

Eliseu Martins de Barros (violinista)

Bacharel em música (UFMG), pós-graduado em Neurociência e Psicanálise (Faculdade São Camilo), mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (UNA BH).

Foi professor de violino nos festivais de música da FUNREI, Pró-Música de Juiz de Fora, Domingos Martins (ES), Ouro Branco (MG) e São Brás de Suaçuí. Venceu diversos concursos como jovem solista, entre eles, o Pró Música de Juiz de Fora, UFMG e OSESP. Integrou a Orquestra Jovem do Mercosul e a OJ Mundial, no Pacific Music Festival (Japão).

Solou e regeu concertos com as orquestras SESIMINAS-MUSICOOP (BH), OSUFMG e de Cuiabá. Atuou como Spalla e músico convidado na OSESP, OSTNCS, OSB, OSRB, OSMG e OFMG, ente outras. É regente, diretor musical e pedagógico da Orquestra de Câmara Sesc e da Orquestra Jovem Ramacrisna em Betim.

Valdir Claudino (contrabaixista)

Graduado pela Escola de Música da UFMG, sob a orientação dos professores Wilson Aguiar e Fausto Borem, inicio seus estudos no conservatório Dr. Carlos Campos de Tatuí, SP. Mestre e Doutor em contrabaixo pela Universidade de Iowa, USA, sob orientação da Dra Diana Gannet e Dr.Volkan Orhon.

Principal contrabaixo da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, foi contrabaixista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra de Câmara de Ouro Preto, Sesiminas, Opus, entre outras. Como regente atuou frente a OSUFMG, OSUEMG, Sesiminas, Ouro Preto, OS da universidade de Iowa e OS da Polícia Militar de Minas Gerais.

Viva Música 09/11/2022