
A Orquestra Sinfônica da UFMG Comemora o 97º Aniversário da Escola de Música da UFMG
Há muito para comemorar nestes 97 da Escola de Música da UFMG, principalmente a atuação dos inúmeros alunos formados por nossa Escola, ativos na sociedade e pilares na construção do nosso futuro musical, multiplicando e difundindo as mais diversas manifestações musicais pelo Brasil afora e no exterior. Este ano começa com um sabor muito especial pelo retorno das atividades presenciais, depois destes dois anos de silêncio, perdas e distanciamento. E é nesta retomada que a união de forças para a realização deste concerto torna-se muito mais significativa: a DAC, com o projeto Ao Cair da Tarde, a Escola de Música, com o projeto VivaMúsica, a Orquestra Sinfônica da UFMG, com a VII Jornada Concertistas em Pauta e a PRAE, com as atividades de Acolhimento aos novos estudantes. A fim de ilustrar a diversidade estilística e de linguagens musicais, quatro compositores de períodos distintos compõe o programa: Johann Sebastian Bach, alemão, símbolo do barroco musical, Joseph Haydn, austríaco, expoente do classicismo, Maurice Ravel, francês, ativo no impressionismo e César Guerra Peixe, brasileiro, importante compositor nacionalista. O repertório foi pensado como um grande “poema sinfônico”, com uma narrativa que relata figurativamente a tradição musical, com a Suíte Orquestral n.2 de Bach, os momentos de ruptura desta tradição, com Caos da Criação de Haydn, a reformulação da linguagem num processo de reconstrução lento e inclusivo, com o Bolero de Ravel e finalmente um final climático de caráter festivo, num sotaque nacionalista, com o Mourão de Guerra Peixe. Agradecemos a participação do professor Maurício Freire Garcia, solista na Suíte em Si menor de Bach, convidado da VII Jornada Concertistas em Pauta. Este projeto promove uma importante interação entre músicos profissionais e os nossos alunos, reforçando o caráter primordial desta orquestra na formação de alunos de diversos instrumentos, regência, composição e canto. Finalmente, mas não menos importante, é com grande alegria que contamos a presença dos músicos convidados, ex-alunos, professores e ex-técnicos tocando conosco nas obras com uma orquestração ampliada.
Desejamos a todos um ótimo concerto!
Iara Fricke Matte
Mauricio Freire, considerado pelo Boston Globe como “um músico especial”, é um dos mais destacados flautistas de sua geração. É Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFMG e Professor Titular da Escola de Música, onde foi diretor por dois mandatos. Graduado pela UFMG em 1987, é o único flautista a receber o título de doutorado, com honras, no New England Conservatory, EUA.. Desde 2003 tem atuado como 1º. Flautista Solista convidado da OSESP e mantém ativa carreira como solista e camerista. Trabalhou com importantes regentes e compositores como Kurt Mazur, Kristoff Penderecki, Eiji Owe, Sofia Gubaidulina e Thea Musgrave. Foi membro do Boston MusicaViva, um dos principais grupos de música contemporânea dos EUA, e do Grupo de Música Contemporânea da UFMG. Em Boston destacou-se como solista junto à Boston Chamber Music

Society, o New England Conservatory Bach Ensemble e Contemporary Ensemble. Em 2005 apresentou-se ao lado do pianista Nelson Freire no Festival Piano aux Jacobins em Toulouse, França. Participa frequentemente do corpo docente de alguns dos principais festivais do país, como Campos do Jordão, Curitiba, Pelotas e Ouro Branco. Foi professor visitante do “Wellesley College” e do “College of the Holy Cross”, ambos nos EUA. Entre suas gravações, que compreendem diversos estilos e épocas, figuram a Suíte em Si menor de Bach, a Jazz Suite de Bolling, Choros de Abel Ferreira e diversos CD’s com a OSESP. Entre seus professores destacam-se James Galway, Paula Robison, Fenwick Smith, Expedito Vianna e Artur Andrés.
A Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG
A Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, fundada em 1972 pelo professor Sebastião Vianna desempenha papel fundamental na formação do aluno, funcionando como laboratório para diferentes habilitações da Escola de Música da UFMG.O processo de preparação dos concertos propicia aos alunos um espaço para seu desenvolvimento artístico-musical, prática de repertório, ao mesmo tempo em que promove a vivência de parâmetros extramusicais relacionadas ao funcionamento de uma orquestra, incluindo questões organizacionais ou relacionadas às práticas de ensaio e do trabalho em grupo. Outra função acadêmica importante da Orquestra é servir de apoio às disciplinas de regência orquestral, composição, orquestração e ópera. A Orquestra Sinfônica da UFMG tem um forte caráter extensionista, social e comunitário, revelados através de seus concertos mensais que visam a formação de público e a difusão da arte sinfônica, além de participar de encontros e eventos específicos na Universidade. Todos os projetos da OSUFMG são gratuitos e abertos ao público: Jornada Concertistas em Pauta (solista profissional convidado), Concurso Jovens Solistas (aberto a todos alunos da EM), Série fermata (repertório coral sinfônico), Ópera (experiência para cantores e alunos de outras áreas artísticas) e Academia de Regência (caráter formativo com interlocução dos profissionais extramuros da atualidade). Desde 2019 a OSUFMG está sob a regência e coordenação da profa. Iara Fricke Matte.
Iara Fricke Matte Professora de regência da UFMG, pós-doutora pela University of Southern California, doutora e mestra pela Indiana University e University of Minnesota. Atuante regente coral e orquestral da atualidade. Foi regente titular do Ars Nova-Coral da UFMG, tendo realizado mais de 90 concertos no Brasil e no exterior. Sob sua direção, o Ars Nova ganhou os prêmios Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais e o 3º. lugar na categoria coro misto, no 34º Festival de Música de Cantonigròs (Espanha). Idealizou a Série Fermata, o Festival Bach-250 anos; foi diretora artística da II e III Semana de Música Antiga da UFMG e coordenadora geral da IV edição. Frente à OSUFMG dá início a dois novos projetos: a série de concertos “Jornada Concertistas em Pauta” e a “Academia de Regência da UFMG”, de alcance nacional. Fundadora e regente do Concentus Musicum de Belo Horizonte, uma organização musical composta por um madrigal, uma orquestral barroca e um coro sinfônico, o qual tem apresentado diversos concertos junto a Filarmônica de Minas Gerais.
PROGRAMA
PARTE I: Auditório da Escola de Música
Johann Sebastian Bach (1685-1750) Suite Orquestral No. 2 in B minor BWV 1067 21’
Flauta solista: prof. Maurício Freire Garcia
intervalo de 10 minutos – deslocamento para o anfiteatro da Escola
PARTE II: Anfiteatro da Escola de Música
Joseph Haydn (1732-1809) A Criação: Joseph Haydn (1732-1809) A Criação: a Representação do Caos H.XXI:2 6’
Maurice Ravel (1875-1937) Bolero, M.81 19’
César Guerra Peixe (1914-1993) Mourão 5’
ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFMG
Regência e Coordenação: profa. Iara Fricke Matte
Violino I
Spalla:Eliseu Barros**
Gabriel Marques
Maicon Barbosa
Alisson Mariano
Pedro José Ferreira
Maira Nascimento
Victor Alves Rocha
Pedro Cirino
Victor Layber
Gustavo Fernandes Santos
Violinos II
Elias Barros**
Giovanni di Francesco
André Vieira da Silva
Amanda Barbalho
Giovanna de Paula
Ana Júlia Guarnieri
João Marcos Mazoni
Daniel Cássio Santos
Luana Camila Tiobaldo
Isadora Cândido
Antônio Dimas
Violas
Gabriel Teodoro Andrade
Ludson Silva Sales Alves
André Luiz Moreira
Melissa Teixeira Correa
Raphael Maximiano*
Violoncelos
Leandro Fernandes*
Diego Campos Alves
Guilherme de Oliveira Cunha
Rafael Atenagoras
Contrabaixos
Valdir Claudino**
Kennejhow
Pedro Guedes Oliveira
Rodrigo Vilela de Miranda
Luis Moreira Vicente
Flautas/Flautin
Rafael Silveira Figueiredo
Gabriel Nolasco
Joanna Araújo Tomaz
Marina Lopes
Coordenação: Iara Fricke Matte
*Bolsistas da PROEX
** Músicos técnicos
***Músico Convidado
Oboé
Izaqueu Moreira*
Gustavo Ferreira Batista
Ana Nesse
Corne Inglês
Laila Rodrigues***
Clarinetas
Jefferson Assis de Souza
Walter Vieira**
Clarone
Emília Carneiro***
Saxofones
Karina Teixeira***
Paulo Eduardo***
Fagote
Pedro Parreiras**
Hudson Rosa***
Juliana Santos Santana***
Trompa
Gustavo Trindade**
Priscila Viana**
Rita de Cássia Oliveira***
Celso Benedito
Trompete
Anor Luciano***
Pedro Mota***
Aurélio Luis de Carvalho*
Gustavo Machado***
Lucas Henrique
Trombones
Paulo Henrique Rocha
Gutiérres Guimarães
Felipe Sabino***
Tuba
Izaque Macedo***
Harpa
Ana Luzia Pimenta***
Celesta/Espineta/Órgão
Hélcio Vaz**
Percussão/Tímpano
Saulo Moraes Sá Nascimento
Davidson Inácio***
Valéria Prata***
Giovanna Vlasic Della Cruz*
Coordenação geral: Profª Luciana Monteiro de Castro
Bolsista/ Produção: Matheus Dias Macedo
Bolsista/gravação áudio: Manuel Almeida
Bolsista/gravação vídeo: Frederico Rezende
Produção Gráfica: Paulo HPO
Produção e Diagramação: Roseli Reis
Supervisão de Áudio e Suporte Técnico: Fábio Janhan
