Nesta páscoa, o Ars Nova – Coral da UFMG troca os coelhos por um cordeiro. Agnus Dei – ou Cordeiro de Deus – é o título da obra do primeiro coro virtual do Ars Nova.
Disponibilizado no domingo de Páscoa pelo canal de youtube do Ars Nova, a peça remota é o resultado da reinvenção que foi necessária diante da pandemia de Covid-19. Mantendo sua rotina de ensaios e reuniões pela internet, o Ars Nova precisou encontrar uma nova maneira de se encontrar com o público. Assim, o maestro Lincoln Andrade coordenou gravações individuais de vinte e dois cantores e um pianista, cada um em sua casa. Igor Leandro, técnico de gravação e aluno de regência na UFMG, foi o responsável por editar o material e produzir o vídeo.
Agnus Dei é uma obra de Emily Doll, compositora e arranjadora dos Estados Unidos. A peça foi escrita em 2013 e faz parte da Divine Mercy Mass (Missa da Divina Misericórdia). Já apresentada pelo Ars Nova no concerto Mulheres Compositoras, que foi realizado nos dias 11 e 12 de março sob a regência da maestrina Riane Menezes, a música é um clamor pela paz e pela piedade divina.
Segundo Lincoln Andrade, “foram muitas horas dedicadas a gravar, ouvir e editar, várias vezes, cada trecho que compõe a peça. Com muito trabalho, mas também com a consciência de que, neste momento, esse trabalho pode e deve ser feito em casa, queremos contribuir e continuar oferecendo a suavidade e a emoção da música ao público”. A apresentação é a primeira atividade de uma agenda diversa, pensada para aproximar os corações de todos, ainda que em distanciamento físico.
