Pular para o conteúdo

Quem Somos

O CMI (Centro de Musicalização Integrado) é um órgão complementar da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dentro do Campus Pampulha. Ele conta com uma equipe de técnicos administrativos que trabalham juntos com docentes e discentes da Escola de Música, acreditando na música como uma forma de educação e de desenvolvimento humano.

Nossa equipe carrega a missão de proporcionar à comunidade de Belo Horizonte e região metropolitana a possibilidade de aprender música de forma vivencial, lúdica e prazerosa. Para isso, trabalhamos com vários projetos, serviços e cursos de música para todas as idades (a partir dos 6 meses). Veja sobre cada um deles em “Atividades Oferecidas pelo CMI”.

Além disso, o CMI contribui para a formação pedagógica de estudantes da Escola de Música da UFMG e sedia várias disciplinas dos cursos de Graduação e Pós-graduação desta unidade. Algumas dessas disciplinas foram especialmente criadas para orientar os estagiários e bolsistas que atuam no CMI, prezando pela qualidade dos trabalhos realizados.

Histórico

 O Centro de Musicalização Integrado – CMI (antes denominado Centro de Musicalização Infantil) foi criado em 1985 pela Profa. Tânia Mara Lopes Cançado inicialmente como um projeto de extensão da Escola de Música da UFMG.                    

  Mediante o contexto gerado pela urgência em se implementar a Lei 11.769/2008, que determinou a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas brasileiras de educação básica, e com a criação do Curso de Licenciatura Noturno na Escola de Música da UFMG em 2009, pelo REUNI, tornou-se imprescindível que o CMI ampliasse seus objetivos, de modo a atuar maciçamente na formação de professores de música, para atender às demandas das atuais políticas publicas da educação brasileira. Todo este processo tem gerado uma intensa transformação no CMI, o que tem ampliado cada vez mais suas linhas de ação, e intensificado a integração orgânica do ensino, pesquisa e extensão. Em 2014, devido a esta ampliação paulatina de suas atividades, o CMI assumiu o status de órgão complementar da Escola de Música da Universidade. 

Ao longo destes 35 anos, já passaram pelo CMI mais de 5.000 alunos, muitos dos quais ingressaram na Escola de Música da UFMG e hoje têm atuação importante no cenário musical do país. Muitos de seus ex-professores optaram profissionalmente pela Educação Musical e pela docência e atuam em diversas instituições de ensino superior, particulares e públicas, cabendo aqui citar a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a própria Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Hoje, o CMI tem por finalidade desenvolver atividades de docência, extensão e pesquisa, além de promover a divulgação de conhecimento por meio de publicações e de eventos científicos, artísticos e culturais. 

Endereço

Universidade Federal de Minas Gerais – Rua Professor Francisco de Assis Magalhães Gomes, sem número. Pampulha, Belo Horizonte – MG

E-MAIL

cmi@musica.ufmg.br

Whatsapp

(31) 98350-7312

Portaria

3409- 6504

secretaria

3409-6503
3409-4703