Quem Somos

O CMI (Centro de Musicalização Integrado)  é um órgão complementar da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Ele conta com uma equipe de professores, também pertencentes a Escola de Música, que trabalham conjuntamente com os técnicos administrativos. 

    Nossa equipe carrega a missão de proporcionar às crianças e adolescentes da comunidade Belo-horizontina a possibilidade de aprender música de uma forma lúdica e prazerosa. Trabalhando em possibilidades de pensar na música como uma forma de educação e de desenvolvimento humano.

     Além disso, o CMI contribui para a formação pedagógica de alunos da Escola de Música da UFMG e sedia várias disciplinas dos cursos de graduação e Pós-graduação desta unidade. Uma dessas disciplinas foi especialmente criada para orientar os bolsistas, alunos da Escola de Música, que atuam no CMI.

 

Diretoria

Diretora

Profa. Dra. Angelita Maria Vander Broock Schultz- Atualmente Docente do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Minas Gerais e Diretora do Centro de Musicalização Integrado, é Doutora(2013) e Mestre em Educação Musical pela UFBA, com estágio de doutorado sanduíche no exterior (2012) pela University of Southern California, em Los Angeles, CA, EUA. Licenciada em Música pela UFPR (2004) e especialização em Educação Especial pelo IBPEX (2006). Possui vasta experiência na área da Musicalização, sendo fundadora em salvador do curso de Extensão Musicalização para Bebês da UFBA, e da Escola de Musicalização Infantil Canela Fina. Além disso, tem publicado diversos artigos na área de Educação Musical, tanto em revistas quanto em Anais de Encontros Nacionais e Internacionais, e capítulos de livros, incluindo a organização de dois livros específicos da área de Educação Musical Infantil.

Vice-Diretora

Profa. Ms. Marina Horta Freire- Musicoterapeuta, Docente do curso de Musicoterapia UFMG. Doutora em Música(Linha de pesquisa Educação Musical) pela UFMG (2019). Mestre em Neurociências (especialidade em Neuropsiquiatria clínica) também pela UFMG (2014). Bacharel em Musicoterapia pela Universidade Federal de Ribeirão Preto (2007). Trainee na abordagem Nordoff - Robbins de Musicoterapia pela Universidade de Nova York (2018-cursando). Possui experiências interdisciplinares nas áreas de Saúde, Humanas, Música e Artes, com ênfase em Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada no atendimento ao ser humano por meio da sintonia com sua musicalidade.

Equipe

Diretora

Profa. Dra. Angelita Broock

Vice-Diretora

Profa. Ms. Marina Horta Freire

Coordenador Pedagógico

Profa. Dr. Maria Betânia Parizzi Fonseca

Administrativo

Amanda Diniz Ferreira
Iara Alves Gonzaga
Thamires Silva Olivio Rocha
Vanessa Pawlowski Queiroz

Comissão de Conselheiros

Diretora

Profa. Dra. Angelita Broock

Representante do DINC

Prof. Dr. Carlos Aleixo dos Reis

Representante do DTGM

Prof. Dr. Eduardo Campolina Viana Loureiro

Representante dos Discentes

Danusa Rosa

Representante dos Técnicos Administrativos

Vanessa Pawlowski Queiroz

Histórico

 O Centro de Musicalização Integrado – CMI (antes denominado Centro de Musicalização Infantil) foi criado em 1985 pela Profa. Tânia Mara Lopes Cançado inicialmente como um projeto de extensão da Escola de Música da UFMG.                    

  Mediante o contexto gerado pela urgência em se implementar a Lei 11.769/2008, que determinou a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas brasileiras de educação básica, e com a criação do Curso de Licenciatura Noturno na Escola de Música da UFMG em 2009, pelo REUNI, tornou-se imprescindível que o CMI ampliasse seus objetivos, de modo a atuar maciçamente na formação de professores de música, para atender às demandas das atuais políticas publicas da educação brasileira. Todo este processo tem gerado uma intensa transformação no CMI, o que tem ampliado cada vez mais suas linhas de ação, e intensificado a integração orgânica do ensino, pesquisa e extensão. Em 2014, devido a esta ampliação paulatina de suas atividades, o CMI assumiu o status de órgão complementar da Escola de Música da Universidade. 

Ao longo destes 35 anos, já passaram pelo CMI mais de 5.000 alunos, muitos dos quais ingressaram na Escola de Música da UFMG e hoje têm atuação importante no cenário musical do país. Muitos de seus ex-professores optaram profissionalmente pela Educação Musical e pela docência e atuam em diversas instituições de ensino superior, particulares e públicas, cabendo aqui citar a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a própria Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Hoje, o CMI tem por finalidade desenvolver atividades de docência, extensão e pesquisa, além de promover a divulgação de conhecimento por meio de publicações e de eventos científicos, artísticos e culturais. 

Endereço

Universidade Federal de Minas Gerais – Rua Professor Francisco de Assis Magalhães Gomes, Belo Horizonte – MG

redes Sociais

          facebook         instagram

E-MAIL

cmi@musica.ufmg.br