Educação Musical Especial e Musicoterapia

A Educação Musical Especial é uma especialidade que trata do processo de ensino-aprendizagem de música para a pessoa com deficiência, permitindo a acessibilidade ao desenvolvimento de habilidades musicais.
Já a Musicoterapia é um campo de saber e de prática que proporciona experiências musicais com objetivos prioritariamente terapêuticos, como o desenvolvimento socioemocional, da linguagem/comunicação, a autorregulação, entre outros.

No CMI, ambas formas de intervenção musical são direcionadas para crianças e adolescentes que apresentam alguma necessidade especial, como o Transtorno do Espectro do Autismo, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtornos de Aprendizagem, Deficiências Sensoriais, dentre outros.

Para participar da Educação Musical Especial e da Musicoterapia, as crianças passam por uma avaliação prévia, realizada pela equipe do CMI e são inseridas nas atividades consideradas mais adequadas, que podem ser coletivas ou individuais, dependendo das necessidades das crianças e dos objetivos traçados na avaliação.

• As aulas de Educação Musical Especial têm a duração de 20/30 minutos.
• As sessões de Musicoterapia têm a duração de 30/40 minutos.
• No decorrer do processo, dependendo do desenvolvimento da criança, ela poderá ser encaminhada para outras modalidades oferecidas pelo CMI..

Valores: Sob consulta.

Dicas: para saber mais sobre Educação Musical Especial e Musicoterapia, fique ligado no nosso instagram https://www.instagram.com/musicalizacaoufmg/
Você também pode conhecer mais sobre Musicoterapia acessando http://musica.ufmg.br/musicoterapia/

Endereço

Universidade Federal de Minas Gerais – Rua Professor Francisco de Assis Magalhães Gomes, Belo Horizonte – MG

redes Sociais

          facebook         instagram

E-MAIL

cmi@musica.ufmg.br