Outras atividades no CMI:

Atividades de Extensão:

Projeto Música para Todos

O Projeto Música para Todos, sediado no CMI da Escola de Música, foi criado em 2011 para oferecer formação musical gratuita a bebês, crianças e adolescentes por meio da participação em corais, orquestras, aulas de instrumento e de musicalização. A educação musical é o fio condutor desse Projeto que percorre toda a faixa etária dos seis meses aos 17 anos de idade. Além disso, o Música para Todos proporciona experiência pedagógica a alunos da Escola de Música da UFMG, amplia a inserção profissional dos bolsistas envolvidos e desenvolve pesquisas sobre educação musical e sobre a formação do professor de música. Outra ação do Projeto são as Visitas Monitoradas de crianças e adolescentes, alunos de escolas públicas, à Escola de Música da UFMG e as práticas musicalizadoras com bebês nascidos muito prematuros e suas mães no Ambulatório Acriar (HC/UFMG). Já participaram do Projeto mais de 6000 pessoas, dentre bebês, crianças, adolescentes e suas famílias. O projeto tem sido tema de Trabalhos e Conclusão de Curso, de Dissertações e Teses e tem gerado inúmeras publicações. Os resultados do Música para Todos evidenciam a interlocução entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A prática musical tem contribuído para promover não apenas o desenvolvimento musical dos alunos, mas também o aprimoramento das relações interpessoais e tem permitido que práticas sociais, tradições culturais e valores sejam compartilhados entre os participantes.

Atividades de Ensino

Disciplinas para alunos de Graduação da UFMG:

  • Planejamento C e Planejamento F. Desde 2013, essas disciplinas têm contado semestralmente com a participação de mais de 130 alunos da Escola de Música da UFMG (Bacharelado e Licenciatura) bem como de outras unidades. Nessas disciplinas os bolsistas e estagiários recebem orientação para atuar nos projetos de extensão e nos cursos oferecidos à comunidade.
  • Disciplina Laboratório Musicalizador (obrigatória para o curso de Licenciatura) – atualmente acontece no prédio do CMI.
  • Disciplina Processos Musicalizadores: Educação Musical Infantil (obrigatória para o curso de Licenciatura) – atualmente acontece no prédio do CMI.

Endereço

Universidade Federal de Minas Gerais – Rua Professor Francisco de Assis Magalhães Gomes, Belo Horizonte – MG

redes Sociais

      facebook         instagram

E-MAIL

cmi@musica.ufmg.br