Convidamos você para participar da Roda de Conversa sobre Saberes Tradicionais, Decolonialismo e Antirracismo no ensino das Artes.
Será uma conversa sobre a possibilidade de se pensar o currículo na área de Artes, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior, em perspectiva pluriepistêmica, interdisciplinar e antirracista, a partir da inclusão de saberes, cosmologias, tecnologias, poéticas e estéticas negro-diaspóricas, dos povos originários e de territórios de saberes tradicionais. Como resposta ao colonialismo e à colonialidade na educação, a ideia é refletir criticamente sobre possibilidades político-pedagógicas contracolonialistas e territorizalizadas.
Data: 14/01/25 (terça-feira)
Horário: 19h às 20h30
Local: Sala 04 da Escola de Música da UFMG
Facilitadora:
Prof. Fabiana Lima (Universidade Federal do Sul da Bahia)
Filha de Xangô e Oxum. Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutora pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) – Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. Professora adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Com experiência nas áreas de Educação e Relações Étnco-Raciais, Estudos Literários e Culturais, Formação de Professores. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Afro-Brasileiras em Artes, Tradições e Ensinagens (Aldeia/UFSB) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes/UFSB).
Organização:
Centro de Musicalização Integrado da UFMG
Não perca essa oportunidade de refletir sobre uma educação mais inclusiva e antirracista!
Contamos com a sua presença!
