O cravo da Escola de Música da UFMG volta a soar depois de quase quatro anos parado!
Martin Sassmann, fabricante do cravo, é referência da chamada escola de “construção moderna” de cravo desenvolvida na Alemanha na década de 1960, em decorrência do renascimento dos instrumentos antigos de teclado que ocorreu no final do século XIX e início do século XX. A fama da oficina Sassmann fez com que na década de 1970 eles chegassem a produzir 120 cravos, espinetas e clavicórdios por ano.
A construção era inicialmente em série, utilizandose kits com plectros em plástico, sem pretensão de reproduzir os instrumentos históricos, mas visando dar mais potência ao cravo, à luz o movimento de regate dos instrumentos antigos liderado por Wanda Landowska. Sassmann figura entre as primeiras fábricas alemães a evoluir da construção dita “moderna” (em série) para uma construção mais tradicional, artesanal, resultando numa construção que podemos caracterizar como mista.
A reforma do nosso cravo Sassmann se deu graças ao minucioso trabalho do Luthier Corentin Charlot, que não mediu esforços para garantir o melhor resultado possível nesta restauração. A ele o nosso sincero agradecimento.
Esta ocasião especial será coroada com o concerto do excelente cravista Edmundo Hora, que nos deleitará com um repertório totalmente dedicado às obras de J. S. Bach, entre elas, a Fantasia Cromática e Fuga em ré menor, cuja ousadia harmônica e virtuosismo revelam a genialidade de Bach na elaboração de um discurso musical capaz de transmitir uma diversidade de afetos.
Convidamos você para este importante evento da Escola de Música da UFMG.
IARA FRICKE MATTE
