O cravo da Escola de Música da UFMG volta a soar depois de quase quatro anos parado!
Martin Sassmann, fabricante do cravo, é referência da chamada escola de “construção moderna” de cravo desenvolvida na Alemanha na década de 1960, em decorrência do renascimento dos instrumentos antigos de teclado que ocorreu no final do século XIX e início do século XX. A fama da oficina Sassmann fez com que na década de 1970 eles chegassem a produzir 120 cravos, espinetas e clavicórdios por ano.
A construção era inicialmente em série, utilizando-se kits com plectros em plástico, sem pretensão de reproduzir os instrumentos históricos, mas visando dar mais potência ao cravo, a à luz o movimento de regate dos instrumentos antigos liderado por Wanda Landowska. Sassmann figura entre as primeiras fábricas alemães a evoluir da construção dita “moderna” (em série) para uma construção mais tradicional, artesanal, resultando numa construção que podemos caracterizar como mista.
A reforma do nosso cravo Sassmann se deu graças ao minucioso trabalho do Luthier Corentin Charlot, que não mediu esforços para garantir o melhor resultado possível nesta restauração. A ele o nosso sincero agradecimento.
Esta ocasião especial será coroada com o concerto do excelente cravista Edmundo Hora, que nos deleitará com um repertório totalmente dedicado às obras de J. S. Bach, entre elas, a Fantasia Cromática e Fuga em ré menor, cuja ousadia harmônica e virtuosismo revelam a genialidade de Bach na elaboração de um discurso musical capaz de transmitir uma diversidade de afetos.
Convidamos você para este importante evento da Escola de Música da UFMG.

Edmundo Hora – Breve Currículo
Conceituado especialista em Música Barroca e instrumentos de teclado do século XVIII – Edmundo Hora – Doutor em Cravo pela Unicamp, desenvolve o seu trabalho baseado na interligação das técnicas específicas dos instrumentos antigos de teclado. Em Amsterdã-Holanda de 1984 a 1993, graduou-se como “Solista de Cravo” pela Escola Superior de Artes de Amsterdã e pós graduou-se na Hogeschool Stichting Amsterdam – Sweelinck Conservatorium, orientado respectivamente por J. Ogg e A. Uittenbosch, tendo em seu exame final, como presidente do júri, Gustav Leonhardt. Participou como professor de Cravo e palestrante nos Festivais de Londrina PR de 1984 a 1991, nos Encontros de Música Antiga e nas Oficinas de Música de Curitiba-PR de 1994 a 2002; nos Festivais de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora-MG de 1990 a 2002 e, na IV Semana de Música Antiga da UFMG em 2013. Tem seu trabalho registrado nos CD’s: “Terceiro Sinal” Música para orquestra barroca de Haendel com o contratenor Edson Cordeiro (1996), “Triplo Contínuo” – Música de Câmara Barroca Italiana para dois violoncelos e cravo – (1998), “América Portuguesa”- Música Colonial Brasileira – Coro e Orquestra Armonico Tributo (1999), Cravo e Fortepiano. Solista em diversas orquestras: Sinfônica de Minas Gerais, Sinfônica de Campinas, Sinfônica da Unicamp, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro-Porto Alegre, OSUSP, OSESP e Orquestra Barroca “Armonico Tributo”. Professor de Cravo e Música Barroca no Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp desde 1993, atua ainda desde 2004, no Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Cravo na mesma Universidade.