O evento de ensino e extensão Tocar e Ouvir promove mais uma edição em 2024. Esta edição será iniciada com a palestra Antônio Carlos Jobim Dias e a modernização da música brasileira no século XX pelo professor Carlos Ernest Dias. A palestra audiovisual apresentará músicas, entrevistas e citações de e sobre o compositor Antônio Carlos Jobim Dias, enfocando a fusão de elementos populares e cultos, poéticos e musicais, orais e letrados, cantados e tocados que permeiam essa modernização, a qual inclui outros compositores e poetas como Ernesto Nazareth, Villa-Lobos, Manuel Bandeira, Claudio Santoro, Guerra-Peixe, Vinicius de Moraes, Jayme Ovalle, Radamés Gnatalli, Pixinguinha, Moacir Santos, Edu Lobo, Chico Buarque, Milton Nascimento, Wagner Tiso e Fernando Brant. Esta rica e fértil produção poético-musical gerou em nosso país uma música popular de características únicas, produzida por uma classe média urbana, intelectualizada, mas não acadêmica, popular, mas não folclórica, culta, mas não erudita. Esta música já foi classificada por alguns como uma nova “Gaia Ciência” e classificada por outros como portadora de uma “sofisticação coloquial”. O evento se encerra com a apresentação musical ao vivo de estudantes de música da EMUFMG e convidad@s.
ESCOLA DE MÚSICA DA UFMG
ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR DO TURNO NOTURNO
17 de outubro de 2024
Auditório da EMUFMG
Parte I – PALESTRA AUDIOVISUAL – 19:00 Prof. Carlos Ernest Dias
ANTONIO CARLOS JOBIM E A MODERNIZAÇÃO DA MÚSICA BRASILEIRA NO SÉCULO XX
Parte II TOCAR E OUVIR – 20:30
Apresentações musicais por alunos dos cursos noturnos da EMUFMG
Resumo da atividade:
A partir de estudos feitos em níveis de mestrado e doutorado pelo professor, oboísta, arranjador e compositor Carlos Ernest Dias, a palestra audiovisual apresentará músicas, entrevistas e citações de e sobre o compositor Antônio Carlos Jobim Dias em torno dos processos de modernização das práticas musicais brasileiras no século XX. Propõe-se que essa modernização se deu a partir da fusão de elementos populares e cultos, poéticos e musicais, orais e letrados, cantados e tocados, e incluiu outros compositores e poetas como Ernesto Nazareth, Villa-Lobos, Manuel Bandeira, Claudio Santoro, Guerra-Peixe, Vinicius de Moraes, Jayme Ovalle, Radamés Gnatalli, Pixinguinha, Moacir Santos, Edu Lobo, Chico Buarque, Milton Nascimento, Wagner Tiso e Fernando Brant.
Esta rica e fértil produção poético-musical gerou em nosso país uma música popular de características únicas, produzida por uma classe média urbana, intelectualizada, mas não acadêmica, popular, mas não folclórica, culta, mas não erudita.
Carlos Ernest Dias
Professor associado na Escola de Música da UFMG, músico oboísta, compositor e arranjador. Doutor em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017) na linha de pesquisa de Música e Cultura, possui mestrado pelo PPG em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF (2004) e bacharelado em música – oboé pela UFMG (1987). Atuou como oboísta nas principais orquestras sinfônicas do Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, e como instrumentista de sopros em shows e gravações com artistas como Marcus Vianna, Zeca Baleiro e Adélia Prado. Gravou em 1999 o CD “Imagem – Carlos Ernest interpreta Godofredo Guedes, Lô Borges, Marcus Viana e Milton Nascimento”, premiado pelo Troféu Pró- Música – MG. Coordenou a área de música do Festival de Inverno da UFMG entre 1993 e 1998, quando propôs debates e programações aproximando as práticas musicais de concerto das populares. Desenvolve pesquisas e práticas nas áreas de arranjo, instrumentação e interpretação musical, atuando como professor de oboé e corne inglês, grupo Instrumental Madeiras, banda sinfônica e Seminários de História: práticas musicais brasileiras
em perspectiva histórica e sociocultural. Desenvolve ações interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão, entre elas o projeto de extensão AMUSEDUC – ação musical socioeducativa e o evento Tocar e Ouvir, que relacionam conteúdos dos campos da Música, da Cultura e da Educação.
Bibliografia
ANDRADE, Mário de. O banquete; prefácio de Jorge Coli e Luiz Carlos Dantas. 3a. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2004
BORGES, Márcio. Os sonhos não envelhecem: histórias do Clube da Esquina. 7. ed. São Paulo: Geração Editorial, 2011.
DIAS, Carlos Ernest. Villa, Jobim e Edu: canções, afetos e brasilidades – uma escuta histórica e cultural do modernismo musical brasileiro. São Paulo, Ed. Dialética, 2023.
GUÉRIOS, Paulo. Heitor Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação 2. ed. Curitiba: Edição do autor, 2009