ESCOLA DE MÚSICA DA UFMG

ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR DO TURNO NOTURNO PEDAGOGIAS BRASILEIRAS DO RITMO

Oficina de ritmo baseada na abordagem colaborativa criativa

02 de outubro de 2024

19:00 às 22:00

Auditório da EMUFMG

Resumo da atividade:

Partindo da pesquisa de pós-doutorado realizada pela pesquisadora e percussionista Emília Chamone, esta oficina propõe o estudo das “pedagogias brasileiras do ritmo” desenvolvidas por artistas-pedagogos brasileiros como José Eduardo Gramani, Lucas Ciavatta, Fernando Barba (Barbatuques), Marco Antônio Guimaraes (Grupo Uakti) e Leitieres Leite (Universo Percussivo Baiano). A oficina tem como objetivo enriquecer a formação de músicos e educadores musicais em relação ao ensino do ritmo e às práticas musicais coletivas em geral, estabelecendo passarelas práticas e teóricas entre diversas propostas artísticas e pedagógicas apresentadas. Ela pretende igualmente desenvolver a criatividade e a sensibilidade rítmica dos participantes. A abordagem corporal da música, a prática musical coletiva, a improvisação e as percussões corporais são seus pontos fortes.

Emília Chamone

Percussionista, etnomusicóloga e educadora musical, Emília Chamone desenvolve uma investigação artística e pedagógica sobre a transmissão do ritmo. Mergulhada na riqueza da música popular brasileira, ela cursou a bacharelado em percussão contemporânea na UFMG. Na França, ela realizou um mestrado e uma tese de doutorado na EHESS/Paris na área da Etnomusicologia. Engajada na transmissão da música brasileira em França, trabalhou como professora na Philharmonie de Paris, no CNSMD/Paris, nos conservatórios parisienses Paul Dukas e Mozart e realizou diversos projetos artístico-educativos em escolas, centros culturais e festivais (Passages Transfestival, Villes de Musiques du Monde e Banlieues Bleues). Como percussionista, Emília Chamone já dividiu o palco com importantes artistas brasileiros e franceses, como Hamilton de Holanda, Chico Lobo, Grupo Copo Lagoinha, Karine Huet, Marina Gomes, Tabajara Belo, Grupo de Percussão da UFMG, Zalindê, Kerry James, entre outros. Atualmente, Emília Chamone é professora efetiva da Faculdade de Educação da UFMG, integrando o departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE).

Infra estrutura necessária

  • Sala ou estúdio espaçoso
  • Cadeiras (de acordo com o número de participantes)
  • Paperboard ou quadro branco
  • Caixa de som (com entrada mini-jack ou bluetooth)
  • Instrumentos de percussão (variados, em função da disponibilidade)

Número máximo de participantes: 35

Bibliografia

BARBA, F. O corpo do som: experiências do Barbatuques. Música na Educação Básica, Brasília, 2013.

BARBATUQUES. Apostila Barbatuques Curso de Formação Básica, 2012.

CIAVATTA, L. O Passo e o conceito de posição: “dura quanto?” ou “onde começa e onde termina?” Música na Educação Básica, p. 51–61, 2013.

GRAEFF, N. Fundamentos rítmicos africanos para a pesquisa da música afrobrasileira: o exemplo do Samba de Roda. Música e cultura: revista da ABET, n. 9, p. 1–23, 2014

 

ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR DO TURNO NOTURNO PEDAGOGIAS BRASILEIRAS DO RITMO – Oficina de ritmo baseada na abordagem colaborativa criativa