Leandro Cardoso iniciou sua jornada musical aos 10 anos, quando ingressou na banda do Colégio Militar de Belo Horizonte. Seu crescente interesse pela música o levou à Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), onde aprimorou seus conhecimentos e habilidades no trompete.
Determinado a seguir carreira, Leandro prestou vestibular para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, após quatro anos de dedicação, concluiu o bacharelado em trompete. Durante esse período, ele se destacou ao ser aprovado em concurso para a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais, onde atuou como trompetista e arranjador por uma década.
Nos últimos anos, Leandro se apaixonou pela regência e decidiu encarar um novo desafio: prestar vestibular novamente para a UFMG, desta vez para a área de Regência. Aprovado, ele estudou com o renomado Professor Doutor Lincoln Andrade. Ainda durante o bacharelado, foi aceito no Mestrado em Performance de Regência Orquestral na University of Kansas, nos Estados Unidos.
Lá, aprimorou suas habilidades como regente assistente e regente substituto, tanto dentro quanto fora do campus, ao longo de dois anos.
Sua busca incessante pelo aperfeiçoamento o levou ao Doutorado em Performance em Regência Orquestral na prestigiosa École de Musique Schulich da Université McGill, em Montreal, Canadá. Durante o doutorado, Leandro não apenas refinou suas habilidades como maestro e performer, mas também foi convidado a ser regente assistente da Orchestre à Vents Non Identifié (OVNI), uma orquestra exclusivamente de sopros, atuante também em Montreal.
Em maio de 2024, após uma audição extremamente competitiva, Leandro conquistou a posição de regente assistente na Orchestre Symphonique de Québec (OSQ), a mais antiga e uma das mais tradicionais orquestras do Canadá. Leandro afirma que “a conquista da posição de regente assistente na OSQ é um marco significativo na minha carreira, que certamente irá me proporcionar a expansão do meu repertório e o aperfeiçoamento de minhas habilidades de interpretação e liderança.”
A trajetória de Leandro Cardoso é um testemunho de talento, dedicação e uma paixão incessante pela música e projeta internacionalmente não só este competente maestro, bem como, a Escola de Música da UFMG, seu berço de formação.

Ex-aluno da Escola de Música da UFMG, Leandro Cardoso, é o novo regente assistente daOrchestre Symphonique de Québec, no Canadá