Melhorando a segurança e limpeza do auditório
Prezada comunidade da EMUFMG,
O Auditório Fernando de Mello Vianna é um espaço multiuso que atende a diversas atividades da Escola de Música da UFMG, como aulas, ensaios, palestras, apresentações artísticas, exames, gravações, etc. Essa alta demanda de eventos, contudo, tem trazido muitas dificuldades para alguns usuários, pois muitas vezes o referido espaço é deixado muito desorganizado após sua utilização. Por outro lado, acreditamos ser desejo de todos os usuários do espaço que o mesmo esteja sempre o mais livre e organizado possível. Sendo assim, o objetivo deste comunicado é estabelecer diretrizes para a utilização do Auditório Fernando de Mello Vianna, diretrizes estas que estão em conformidade com a Resolução 02/2016 da EMUFMG, que regulamenta seu uso, e que estabelece nos seu Artigo 6º, § 2º: “Qualquer montagem realizada no Auditório será da responsabilidade do aluno, professor, grupo ou entidade que organiza essa atividade. Após o evento, todo o material deverá ser desmontado e devidamente arrumado.” (ênfase nossa)
Uma dificuldade quanto à interpretação deste artigo é a expressão “devidamente arrumado”, para a qual propomos uma solução, que denominamos MAPA ZERO do Auditório. Este consiste em uma planta baixa onde pode ser vista a disposição padrão dos diversos elementos do espaço (piano, cadeiras, tablados, etc.), tanto do palco e plateia quando dos bastidores. Nossa proposta é que qualquer usuário do Auditório irá encontrá-lo nesta disposição e deverá entregá-lo do mesmo modo. Este MAPA ZERO, que foi desenvolvido durante o mês de março de 2023 pela equipe de bolsistas da OSEMUFMG e do Projeto VivaMúsica!, foi pensado para que qualquer usuário tenha o mínimo de esforço para montar e desmontar sua configuração almejada. Visando otimizar o funcionamento da OSEMUFMG (e também de outros grandes grupos, como os coros do CMI, que ensaiam aos sábados), uma estrutura central de tablados permanecerá montada ao fundo do palco, de modo que interfira o mínimo nas atividades realizadas mais à frente. Em cada uma das laterais ficarão dispostos oito tablados que poderão ser utilizados, a critério do usuário, para criar uma “parede acústica” no centro do Auditório (esta estrutura é recorrente nas atividades do Projeto VivaMúsica! e por usuários que desejam encurtar o espaço do Auditório). Este MAPA ZERO já está afixado nos bastidores e nas laterais do palco em lugar discreto, mas visível, para que sirva de orientação para os diversos usuários na desmontagem de seus eventos. Em anexo a este comunicado, enviamos foto e filmagem do Auditório e de seus bastidores nesta disposição, e também o referido mapa.
Para implementar esta nova cultura de utilização do Auditório Fernando de Mello Vianna, informamos que um termo de ciência deste procedimento deverá ser assinado pelos usuários ao solicitar as chaves do espaço. É importante salientar que estes novos procedimentos foram avaliados e aprovados pela Congregação da EMUFMG, em reunião ocorrida em 12 de maio de 2023.
Desde já agradecemos sua compreensão,
Diretoria da EMUFMG

