A produção de “Canção de ver” é resultado de um longo trabalho desenvolvido por Andréa Peliccioni com intuito de proporcionar aos surdos uma experiência verdadeiramente musical. Essa busca resultou em seus estudos de Mestrado e em sua atual pesquisa de Doutorado, em realização na Escola de Música da UFMG – linha de Performance Musical. A tarefa aparentemente paradoxal, que levou a cantora e professora de música a estudos da língua de sinais – Libras, e a contatos mais estreitos com a cultura surda, exigiu de sua performance conhecimentos mais aprofundados de semiologia musical, das teorias tradutórias e da intermidialidade. Neste concerto, Andréa se apresenta com a pianista Renata Cicarini em canções do compositor mineiro Edmundo Villani-Côrtes, dando-nos uma pequena amostra de suas experiências nesta área, inovadora da Performance musical no Brasil.
Andréa Peliccioni Sobreiro – Mestre em Música pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2016). Realizou na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG os seguintes cursos: Bacharelado em Música com Habilitação em Canto (2010); Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música (2013) e Licenciatura em Música com Habilitação em Canto (2018). Atualmente cursa o Doutorado em Música pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Atua como Professora de Canto Efetiva na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. Sua experiência profissional tem ênfase em Performance musical cantada e Educação Musical, nas seguintes áreas: performance vocal, performan-ce musical cantada e sinalizada, canto coral, música e surdez.
Renata Júlia Cicarini – Graduada em Música com Bacharelado em piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Especialista em Educação Musical e Ensino de Artes – pela Universidade Cândido Mendes (2015). Mestre em Artes – pela Universidade do Estado de Minas Gerais, II/2018. Trabalha como professora de Educação Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais desde 2002. Atuou como professora de Artes do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, de 2006 a 2015. É professora de música em escolas especializadas e regulares da rede básica de ensino. Atua como regente de corais infantis e juvenis em escolas e igrejas. Como pianista correpetidora, de larga experiência, acompanha instrumentistas, cantores e corais em recitais e concertos diversos. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em acompa-nhamento Instrumental, Educação Musical e Canto Coral Infanto- juvenil.