Ars Nova é matéria no Jornal Estado de Minas...

CONCERTOS

Inspirado em poemas de Fernando Pessoa, Ars Nova estreia 'Versos e claves'

Nova série de concertos do coral da UFMG tem apresentações gratuitas nesta terça (20/9) e quarta (21/9)

Nos dias 20 e 21 de setembro de 2022, às 19h30, o Ars Nova – Coral da UFMG apresenta sua nova série de concertos intitulada “Versos e Claves”. As apresentações acontecerão respectivamente em dois espaços situados na região central de Belo Horizonte: o Conservatório UFMG e o Museu Inimá de Paula.

O novo repertório busca juntar o universo poético e sonoro através de composições que utilizam poemas em suas letras. Dentre os escritores revisitados pelo coro, se destaca Fernando Pessoa, considerado como um dos principais poetas da língua portuguesa.

Ars Nova – Coral da UFMG mistura “versos e claves” em um repertório inédito

Nova série de concertos revisita obras do universo lírico de Fernando Pessoa

 

Nos dias 20 e 21 de setembro, às 19h30, o Ars Nova Coral da UFMG apresentará um novo repertório para o público. A nova série de concertos “Versos e Claves”, realizada no auditório do Conservatório UFMG (dia 20) e no Museu Inimá de Paula (21), traz composições musicais que revisitam alguns universos poéticos, dentre eles, o de Fernando Pessoa, considerado um dos principais escritores da língua portuguesa.

 

Serão duas as obras que utilizam a poesia de Fernando. A primeira, “Liberdade”, trata-se de um poema lúdico e irreverente que foi musicalizado por Ronaldo Miranda em 1986. Logo em seguida, o coro também apresentará “Cantigas”, uma série de 3 obras curtas, inspiradas em modinhas brasileiras, que foram compostas por João Carlos Rocha no ano de 2009.

 

Junto a estas composições, também se destaca “A 1ª Missa e o Papagaio”, poema de Cassiano Ricardo, feito em referência ao clássico quadro de Victor Meirelles, que retrata a catequização imposta aos nativos no Brasil do século XVI. No poema, Cassiano aborda, com humor, o tema do primeiro conflito da cultura portuguesa com a cultura indígena brasileira. Osvaldo Lacerda, responsável pela composição musical, acompanha a proposta dos versos e utiliza recursos sonoros que se transformam em verdadeiras caricaturas das imagens criadas pelo poeta.

 

Mix de repertórios

 

Desde o retorno às atividades presenciais, o Ars Nova se apresentou em diversos lugares públicos de Belo Horizonte. No decorrer dos meses, algumas séries de concertos deram enfoque a composições sacras e eruditas, enquanto outras carregaram uma temática mais popular. Desta vez, o coro resolveu fundir essas temáticas ao trazer de volta obras contrastantes, como “Carta a República” de Milton Nascimento e Fernando Brant, que evocam a música popular brasileira; “Which was the son of” do estoniano Arvo Pärt, composição erudita baseada no evangelho de Lucas; e “Five Childhood Lyrics” do britânico John Rutter, um ciclo de cinco canções que homenageiam o mundo infantil.

 

Os concertos são destinados a todos os públicos e possuem entrada gratuita. Mais informações sobre a apresentação podem ser obtidas no Instagram do Ars Nova-Coral da UFMG.

 

Sobre o Ars Nova

 

O Ars Nova-Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a Universidade Federal de Minas Gerais ao longo de décadas no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, em 1959, o grupo conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Atualmente, sob direção artística do maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.

Sobre o maestro

Lincoln Andrade é natural de Leopoldina-MG, mas foi em Brasília que começou seus estudos em música e iniciou sua carreira como professor e maestro. Possui doutorado em Regência pela University of Kansas (EUA), mestrado em Regência pela University of Wyoming (EUA), e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor e diretor do Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília e professor assistente premiado na University of Wyoming, na University of Kansas e na Indiana State University (EUA). Atuou como diretor musical do grupo Invoquei o Vocal e regente titular do Madrigal de Brasília. Foi regente assistente do Coro Jovem Comunitário de Kansas City e maestro do Coro Lírico do Teatro Nacional Cláudio Santoro, além de maestro titular do Coral Brasília e do Coral Lírico de Minas Gerais. Recebeu premiações no Festival Internacional de Coros em Atenas (Grécia), em 1994 e 2004. Atualmente, é professor de regência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador e regente do Ars Nova-Coral da UFMG.

 

 

Ars Nova – Coral da UFMG

 Regente titular

Lincoln Andrade

 

Regente assistente

Riane Menezes

 

Pianista correpetidor

Júlio Bastos

 

Sopranos

Amanda Moreira

Ariel Castilho

Carolina Claret

Letícia Muniz*

Núbia Eunice

Tamirys Lino**

Yangmei Hon

 

Altos

Aline Magalhães

Jamara Lopes

Jessye Oliveira

Lúcia Alves Melo*

Mariana Duarte

Priscila Neves

 

Tenores

Gustavo Piffer

Hendrigo Del Freitas

Jordane Morais

Messias de Oliveira*

Og Martins

 

Baixos

Carlos Morais

Dayvid Lucyan

Giancarlos de Souza*

Junior Stofel

Samuel Goetz

 

*Chefes de naipe

** Cantora convidada

 

Equipe Administrativa

 

Produção Cultural: Tayane Bragança, Eric Pedroso e Stéphanie Sal

Administração Institucional: Marina Araújo

Assessoria de Imprensa: Vinícius Fernandes

 

Serviço

Ars Nova – Coral da UFMG apresenta

Lápis e Papel

02 de agosto, às 19h30, no Museu Inimá de Paula

04 de agosto, às 19h30, no Conservatório UFMG

 

Assessoria de Imprensa

Vinícius Fernandes | arsnovacomunica@gmail.com

fb.com/arsnovacoraldaufmg | @arsnovacoraldaufmg

Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro

Ars Nova mistura versos e claves em um repertório inédito