UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Gabinete da Reitora
Nota à Comunidade da UFMG
Com nossos cumprimentos e votos de que toda a Comunidade da UFMG esteja bem, informamos que, como sinalizado em Nota à Comunidade do dia 19 de agosto, o Comité Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus reavaliou, com a concordância da Comissão de Acompanhamento do Conselho Universitário, a obrigatoriedade do uso de máscaras nos espaços da UFMG.
Assim sendo, considerando a evolução favorável da pandemia da Covid-19, com redução significativa e sustentada do número de casos, hospitalizações e óbitos, a partir da presente data, o uso de máscaras passa a ser recomendado, de modo facultativo, na UFMG. Recomenda-se avaliar o uso em ambientes fechados, com muitas pessoas e pouco ventilados, assim como por pessoas em situação de maior vulnerabilidade à Covid-19 ou que ainda não se sintam seguras.
Nessa transição, manteremos o cuidado com todas as pessoas, com base no diálogo e no respeito. Lembramos que a Prefeitura de Belo Horizonte recomenda que máscara continue sendo utilizada nos serviços de saúde, transporte público e por pessoas imunocomprometidas. Casos confirmados de Covid-19 devem seguir a orientação de afastamento das atividades acadêmicas e administrativas. Recomenda-se ainda o uso de máscaras no caso de sintomas gripais não associados à Covid-19.
Em relação à Monkeypox, o Comité esclarece que a transmissão ocorre principalmente por contato com lesões de pele ou mucosa ou fluidos corporais, por contato com objetos contaminados ou por meio de gotículas. A principal medida preventiva é identificar casos suspeitos, com febre e lesões de pele (em especial do tipo vesículas ou “bolhas”), que devem ser avaliados presencialmente em serviços de saúde. A gravidade da monkeypox é baixa e a indicação do Comité é a de que não há necessidade de quarentena ou suspensão de atividades presenciais, apenas automonitorização e acompanhamento médico das pessoas com sintomas.
Agradecemos toda a Comunidade da UFMG pela adesão ao uso universal de máscaras no período mais crítico da pandemia da Covid-19 e reforçamos a necessidade de todos contribuírem com o esforço coletivo de proteger toda nossa Comunidade e sociedade tomando todas as doses da vacina contra a Covid-19.
Belo Horizonte, 12 de setembro de 2022.
Sandra Regina Goulart Almeida
Reitora
Alessandro Fernandes Moreira
Vice-Reitor