PROJETO CORAL CIDADE DOS PROFETAS E AS GRANDES CELEBRAÇÕES COLONIAIS – 2022

O Coral Cidade dos Profetas tem sede na cidade de Congonhas, MG e é atuante há mais de 30 anos na pesquisa e difusão da Música Colonial Mineira. Neste ano de 2022 o projeto “Coral Cidade dos Profetas e as Grandes Celebrações Coloniais” pretende pesquisar e difundir em uma série de (05) cinco concertos algumas das mais belas e singulares composições do período supracitado, referentes à música de celebrações religiosas tais como Quaresma, Semana Santa, Natal, as festas intituladas a Nossa Senhora e as Missas Festivas. Em contrapartida à realização dos concertos, serão oferecidas ações formativas nas 05 (cinco) cidades contempladas pelas apresentações do Coral, sempre antes da realização de cada concerto. As cidades contempladas são Congonhas (abril), Belo Horizonte (maio), São João Del Rei (junho), Ouro Preto (julho) e Diamantina (agosto). Estas ações têm os objetivos de difundir e democratizar o acesso da comunidade à Música Colonial Mineira, buscando despertar o gosto por este gênero musical e formar público para estes concertos e quiçá, despertar o gosto em crianças, jovens e adultos para o estudo da música de concerto, tornando-se futuramente, profissionais da Música.

PROGRAMA EDUCATIVO 2022 

As ações formativas compreendem atividades de estudo e prática de música de concerto em encontros de no máximo 01:30h (uma hora e meia) de duração, sempre acompanhadas pelo maestro do Coral Cidade dos Profetas José Herculano Amâncio, pela coordenadora do Programa Educativo do projeto Carmem Célia Gomes que também é solista e coralista do Coral e de outros membros do Coral Cidade dos Profetas que falarão sobre a história do grupo, sobre os compositores que têm peças compostas nos concertos e apresentarão aulas práticas de técnica vocal e criação de um mini coral para a execução de pequenos trechos das peças cantadas pelo coral durante os concertos. Também serão apresentados pequenos excertos (fragmentos) das peças que o coral apresenta, executadas por quarteto de cantores do Coral Cidade dos Profetas. 

ProjetoViva Música

apresenta:

 

Dia 04 de maio de 2022 – Auditório Fernando Mello Vianna – Escola de Música da UFMG

 

Palestra – 17h20

Compositores Coloniais

“Projeto Coral Cidade dos Profetas e as

Grandes Celebrações Coloniais”

Por José Herculano Amâncio

 

O Coral Cidade dos Profetas tem sede na cidade de Congonhas, MG e é atuante há mais de 30 anos na pesquisa e difusão da Música Colonial Mineira. Neste ano de 2022 o projeto “Coral Cidade dos Profetas e as Grandes Celebrações Coloniais” pretende pesquisar e difundir em uma série de (05) cinco concertos algumas das mais belas e singulares composições do período supracitado, referentes à música de celebrações religiosas tais como Quaresma, Semana Santa, Natal, as festas intituladas a Nossa Senhora e as Missas Festivas. Em contrapartida à realização dos concertos, serão oferecidas ações formativas nas 05 (cinco) cidades contempladas pelas apresentações do Coral, sempre antes da realização de cada concerto. As cidades contempladas são Congonhas (abril), Belo Horizonte (maio), São João Del Rei (junho), Ouro Preto (julho) e Diamantina (agosto). Estas ações têm os objetivos de difundir e democratizar o acesso da comunidade à Música Colonial Mineira, buscando despertar o gosto por este gênero musical e formar público para estes concertos e quiçá, despertar o gosto em crianças, jovens e adultos para o estudo da música de concerto, tornando-se futuramente, profissionais da Música. As ações formativas compreendem atividades de estudo e prática de música de concerto em encontros de no máximo 01:30h (uma hora e meia) de duração, sempre acompanhadas pelo maestro do Coral Cidade dos Profetas José Herculano Amâncio, pela coordenadora do Programa Educativo do projeto Carmem Célia Gomes que também é solista e coralista do Coral e de outros membros do Coral Cidade dos Profetas que falarão sobre a história do grupo, sobre os compositores que têm peças compostas nos concertos e apresentarão aulas práticas de técnica vocal e criação de um mini coral para a execução de pequenos trechos das peças cantadas pelo coral durante os concertos. Também serão apresentados pequenos excertos (fragmentos) das peças que o coral apresenta, executadas por quarteto de cantores do Coral Cidade dos Profetas.

Concerto – 18h10

“Soprano na Ópera!”

Mauro Chantal – piano

Daiana Melo

Melina Peixoto

 

Mauro Chantal é Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, onde desenvolveu pesquisa sobre vida e obra de Arthur Ibêre de Lemos, tendo sido orientado pela Profa. Dra. Adriana Kayama. Mestre em música pela UFMG, graduou-se em piano, classe do Prof. Dr. Lucas Bretas, e também em canto, classe da Profa. Dra. Mônica Pedrosa. Atua como docente na Escola de Música da UFMG nas áreas de canto e técnica vocal, além de integrar o projeto de pesquisa “Resgate da Canção Brasileira”. Possui mais de 100 títulos como compositor, todos envolvendo a música vocal. Com Lígia Ishitani, em 2005, gravou o CD Un doux refuge, com a íntegra das canções para canto e piano de Arthur Bosmans (1908 – 1991). Desenvolve atividades como baixo solista, tendo atuado em óperas como Rigoletto, Le nozze di Figaro, La traviata, Il ballo delLe ingrate, Pelléas et Mélisande, Macbeth, Roméo et Juliette e Il Guarany, Aleijadinho (em cartaz) além de atuar como pianista acompanhador. Em outubro de 2018, integrou o elenco de Pelléas et Mélisande na produção do Theatro Municipal de São Paulo, sob regência de Alessandro Sangiorgi, em comemoração aos 100 anos de morte

 

Daiana Melo, soprano, Belo Horizonte-MG, doutoranda em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Música pela mesma instituição e licenciada em música pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atuou em diversas óperas e concertos tais como: Tolomeo e Alessandro (Alessandro) de Domenico Scarlatti, Die Zauberflöte (Rainha da noite),

 

 

Bastien und Bastienne, ambas de Mozart, La cambiale di Matrimonio (Clarina), de Rossini, La Traviata (Violetta), de G. Verdi, Madama Butterfly (Miss Pinkerton), G. Puccini, Vênus e Adonis (Vênus), J. Blow, The old maid and the thief (Miss Pinkerton), G. Menotti, Cantata 209 de J. S. Bach, Exsultate Jubilate, Requiem; Missa solemnis; de Mozart, Carmina Burana de Carl Orf, Stabat Mater de Pergolesi, Glória de A. Vivaldi e da 9ª Sinfonia de Beethoven. Em 2011 foi vencedora do Prêmio Jovem Músico BDMG, em 2013 vencedora do IV Prêmio Jovem Solista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e em 2015 foi semifinalista do Programa Prelúdio da TV Cultura de São Paulo. Atualmente é professora da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais e integrante do Coral Lírico de Minas Gerais da Fundação Clóvis Salgado.

 

A soprano belo-horizontina Melina Peixoto é Doutoranda e Mestre em Performance Musical e Bacharel em Canto Lírico pela UFMG. Estreou como solista sob a regência de Carlos Alberto Pinto Fonseca aos 16 anos. Semifinalista do 8º Concurso Int. de Canto Bidu Sayão, atuou como solista no Réquiem e A Flauta Mágica, de Mozart, La Bohème, de Puccini, A Menina das Nuvens de Villa-Lobos. Ministrou Canto Lírico na UFSJ, UFMG e UEMG. Membro efetivo do CLMG, atuou como solista junto a Orquestra Filarmônica de MG, em 2014 e 2015, sob regência de Fábio Mechetti e em 2016, com a OSMG. Foi vencedora do VI Jovens Solistas da OSMG, pelo qual se apresentou sob regência de Roberto Tibiriçá, em 2018. Em 2019, foi Serpina em La Serva Padrona (Pergolesi), no Palácio das Artes e no Teatro Usiminas, com a Orquestra de Câmara do Vale do Aço. Em 2020, realizou apresentações virtuais como solista pela FCS e Orquestra Sesiminas Musicoop e em dezembro de 2021, foi Marília, na ópera Viramundo, Viraflor (Antônio Celso Ribeiro), estreada no Palácio das Artes, sob regência do Maestro Gabriel Rhein-Schirato.

Programa

Lascia ch’io pianga

Rinaldo – G.P. Händel (1685 – 1759)

 

A Serpina penserete

La Serva PadronaG.B.Perfolesi (1710 – 1736)

 

Der Hölle rache

Die Zauberflöte – W. A. Mozart (1756 – 1791)

 

Ah, no credea… Ah non giunge

La sonnambulaV. Bellini (1801 – 1835)

 

Je dis que rien ne m’epouvante

Carmem – G. Bizet (1838 – 1875)

 

Caro Nome

RigolettoG. Verdi (1813 – 1901)

 

Chi bel sogno di Doretta

La Rondine –  G. Puccini (1858 – 1924)

 

Addio del passato

La Traviata – G. Verdi (1813 – 1901)

 

Summertime

Porgy and Bess – G. Gershwin (1898 – 1937)

 

 

Coordenação geral: Profª Luciana Monteiro de Castro

Bolsista/ Produção: Matheus Dias Macedo

Bolsista/gravação áudio: Manuel Almeida

Bolsista/gravação vídeo: Jhonata Lino

Produção Gráfica: Paulo HPO

Produção e Diagramação: Roseli Reis

Supervisão de Áudio e Suporte Técnico: Fábio Janhan

VivaMúsica 04/05/2022