MORRE NELSON FREIRE, UM DOS MAIORES PIANISTAS DO MUNDO, AOS 77, NO RIO DE JANEIRO.

O Brasil se despede de Nelson Freire, de 77 anos, que morreu em casa. A Orquestra Sinfônica Brasileira refere-se a ele como um dos maiores orgulhos do Brasil.

O corpo do pianista será velado nesta terça-feira (2), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A despedida será aberta ao público, das 11h às 16h, no foyer do espaço.

Conforme informações, ele foi um garoto prodigioso que começou a tocar aos três anos de idade, reproduzindo peças que a sua irmã tocava. Ao 12 anos, foi finalista do primeiro Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro.

No vídeo, feito pelo perfil Clássico dos Clássicos, ouvimos o pianista interpretando o Choros nº 5 (“Alma Brasileira”), de Villa-Lobos, peça que homenageia os “chorões”, passando pela viola sertaneja, até os ritmos afro-brasileiros.

Manifestações de músicos da EMUFMG

Artista do mundo’, foi assim o título da homenagem ao pianista Nelson Freire no recebimento do título de Doutor Honoris Causa pela UFMG.

Hoje o Brasil acordou e entrou numa grande fermata com a perda do pianista Nelson Freire.  O país se orgulha e agradece por Nelson ter apresentado o Brasil nas salas de concerto de todo o mundo.

A Escola de Música da UFMG, assim como toda a Universidade, se solidariza com os  familiares e amigos por esta perda irreparável.

“O médico cuida do seu corpo, o professor te educa e o artista alimenta o seu espírito”, disse Nelson Freire em uma entrevista.

Obrigado por cuidar e alimentar a todos com sua arte.

 
Diretoria da Escola de Música da UFMG,
Nesse momento de profunda tristeza pela perda de nosso grande pianista, Nelson Freire, nós, professores de Piano da Escola de Música da UFMG, vimos expressar nossa gratidão pelas diversas vezes em que conosco compartilhou sua inigualável arte. Em concertos memoráveis na capital mineira, muitos dos quais no Conservatório UFMG – ao responder generosamente aos convites de nossa colega, Celina Szrvinsk – Nelson nos brindou com seu enorme talento, profunda musicalidade e honestidade artística. Quis o destino que suas últimas apresentações acontecessem justamente aqui, em terras mineiras, ao celebrar seus 75 anos de vida… Sua ligação com Minas Gerais e com a UFMG se tornou ainda mais profunda quando, atendendo a uma proposição da Área de Piano – tendo à frente naquela época nossos colegas Miguel Rosselini e Celina Szrvinsk – a Congregação da Escola de Música sugeriu a concessão do título de Doutor Honoris Causa a Nelson, o qual foi por ele recebido em uma bela cerimônia em 15 de dezembro de 2016. Foi nessa cerimônia que Nelson Freire afirmou que “a música é veículo de beleza, equilíbrio, harmonia e amor à verdade”: palavras que traduzem toda uma vida e que seguirão, junto à sua música, a nos inspirar continuamente.
 
Maurício Veloso
Adalmário Pacheco
Stefanie Freitas
Laura Boaventura
Myrian Aubin
 
 
Área de piano – Escola de Música da UFMG
Que  DEUS conduza o grande NELSON FREIRE na LUZ, nas esferas da harmonia superior que ele sempre transmitiu e que agora seu SER habita integralmente.
 
Gratidão NELSON FREIRE por sua existência , 
 
Eduardo Ribeiro 
O ADEUS A NELSON FREIRE, GÊNIO BRASILEIRO NO PIANO.