MORRE NELSON FREIRE, UM DOS MAIORES PIANISTAS DO MUNDO, AOS 77, NO RIO DE JANEIRO.
O Brasil se despede de Nelson Freire, de 77 anos, que morreu em casa. A Orquestra Sinfônica Brasileira refere-se a ele como um dos maiores orgulhos do Brasil.
O corpo do pianista será velado nesta terça-feira (2), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A despedida será aberta ao público, das 11h às 16h, no foyer do espaço.
Conforme informações, ele foi um garoto prodigioso que começou a tocar aos três anos de idade, reproduzindo peças que a sua irmã tocava. Ao 12 anos, foi finalista do primeiro Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro.
No vídeo, feito pelo perfil Clássico dos Clássicos, ouvimos o pianista interpretando o Choros nº 5 (“Alma Brasileira”), de Villa-Lobos, peça que homenageia os “chorões”, passando pela viola sertaneja, até os ritmos afro-brasileiros.
Manifestações de músicos da EMUFMG
Artista do mundo’, foi assim o título da homenagem ao pianista Nelson Freire no recebimento do título de Doutor Honoris Causa pela UFMG.
Hoje o Brasil acordou e entrou numa grande fermata com a perda do pianista Nelson Freire. O país se orgulha e agradece por Nelson ter apresentado o Brasil nas salas de concerto de todo o mundo.
A Escola de Música da UFMG, assim como toda a Universidade, se solidariza com os familiares e amigos por esta perda irreparável.
“O médico cuida do seu corpo, o professor te educa e o artista alimenta o seu espírito”, disse Nelson Freire em uma entrevista.
Obrigado por cuidar e alimentar a todos com sua arte.