Viva Música 16 de junho

Apresenta: Ayram Nicodemo

Ayran Nicodemo 
 
É violinista, professor, arranjador e compositor. Mestre no Ensino da Performance pela UNIRIO, 1º violino da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ, e aprovado em concursos públicos para o cargo de professor titular da UFMG (2018) e de professor substituto da UFMG (2020) e da UFRJ (2017).
 
Ayran Nicodemo tem se destacado por sua atuação eclética, realizando repertórios que vão desde a música de concerto tradicional, até a produção contemporânea e a música popular. Desenvolve intenso e vasto trabalho no repertório solo, de música de câmara, e orquestral. 
 
Como professor, ministrou aulas e masterclasses nas 3 primeiras edições do Festival Internacional Gramado InConcert, na UNIRIO (Universidade Federa do Estado do Rio de Janeiro), na UFU (Universidade Federal de Uberlândia), na escola Seminários da Pró-Arte no RJ, entre outras instituições de ensino. Vários alunos seus já recebem reconhecimento em concursos, vestibulares e orquestras.
 
Além de gravar dois programas para a TVBrasil (Partituras), e 3 programas para a Rádio MEC (Concertos MEC e ‘Blim-blém-blom’), já lançou 7 CDs, e participou, como artista convidado, de vários outros. Dentre os principais CDs: 
 
‘Pedra Cigana’ – Violino Solo (2014); 
‘Pra Bagunçar’ – Grupo CRIA (2013); 
‘A Família’ – Grupo CRIA (2018);
‘Conversa entre irmãos’ – Septeto Jonas Hocherman (2013); 
‘Leve o que quiser’ – Pietá (2015); 
‘Orquestra Manouche’ – Betto Serrador (2018);
‘Cartas de Amor’ – GNU (2015).
 
Em junho de 2018, Ayran Nicodemo realizou sua 1ª turnê de violino solo pela Europa, com 6 concertos em 4 países – Espanha, Itália, Portugal e França. 
 
É produtor e diretor artístico da ‘Semana do Violino’, com 7 edições anuais seguidas desde 2014, e também produtor e dir. artístico da ‘Série Cordas em Foco’ em 2016 no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) no Rio de Janeiro.
 
Atualmente é professor de violino na Escola de Música da UFMG, e como doutorando na Linha de Pesquisa de Performance na UFMG pesquisa o Ciclo de Sonatas para violino e piano de Heitor Villa-Lobos.
Viva Música 16 de junho