A Banda e a Origem do Samba

A Banda Sinfônica da Escola de Música da UFMG convida a comunidade acadêmica e demais interessados a participarem das videoconferências que estamos realizando, referentes ao primeiro semestre letivo de 2021, aprovadas no sistema ERE (Ensino Remoto Emergencial). As conferências

acontecem sempre às terças-feiras no horário de 15h30min às 17h30min.

Os temas são relacionados à pedagogia, performance e história das bandas. Os palestrantes são professores, pesquisadores, pedagogos, maestros e instrumentistas do Brasil, da Europa e dos EUA.
 
A próxima palestra será com o Professor Rubens Russomanno, e terá como tema: “A BAnda e a Origem do Samba”.
Aos interessados, favor entrar em contato através do e-mail bandasinfonicadaufmg@gmail.com, para receberem o link de participação.
 

Esperamos por vocês!

 Prof. Rubens Russomanno Ricciardi – USP/Ribeirão Preto


  • Maestro da USP-Filarmônica;
  • Coordenador do NAP-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance pela USP);
  • Diretor artístico do Ensemble Mentemanuque;
  • Professor da USP responsável pelo Festival Música Nova “Gilberto Mendes”;
  • Coordenador do Centro de Memória das Artes pela USP;
  • Curadoria da Série Concertos USP em Ribeirão Preto e São Carlos;
  • Professor titular da FFCLRP-USP e orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (Crítica da Cultura) pela EACH-USP;
  • Coordenador do Projeto USP Música Criança em Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra.

Carreira

Rubens Russomanno Ricciardi é professor titular do Departamento de Música da FFCLRP-USP e orientador pleno de mestrado acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (Linha de pesquisa Crítica da Cultura / Poíesis Crítica) pela EACH-USP. É compositor, maestro, pianista e musicólogo.

Graduado (Licenciatura em Música) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e com especialização (Musicologia) pela Universidade Humboldt de Berlim, sua carreira acadêmica contempla Mestrado (dissertação sobre Hanns Eisler), Doutorado (tese sobre Manuel Dias de Oliveira), Livre-docência (tese em Poética Musical) e Concurso para Professor Titular (performance em regência/piano) pela ECA-USP.

Suas linhas de pesquisa são 1) Filosofia das artes e crítica da cultura: por uma poíesis crítica e 2) Processos de desenvolvimento artístico: Performance em Música Brasileira – história, interpretação-execução,
processos composicionais e editoriais.

Fundador do Curso de Música pela USP em Ribeirão Preto, com seu bacharelado pioneiro em Viola Caipira, é também fundador e diretor artístico do Ensemble Mentemanuque (grupo dedicado à música contemporânea) e da USP-Filarmônica (orquestra de alunos de graduação, bolsistas da USP). 

É também, pela USP, professor responsável pelo Festival Música Nova Gilberto Mendes, coordenador e fundador do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM), do Centro de Memória das Artes, do Projeto USP-Música-Criança (com polos em Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra, contemplado pelo Programa Aprender na Comunidade da PRG-USP) e das séries Concertos USP/São Carlos e Concertos USP/Theatro Pedro II, respectivamente nas cidades de São Carlos e Ribeirão Preto. Sua obra sinfônica Candelárias foi premiada no México.

Tem artigos e capítulos de livros publicados no Brasil, em Portugal e na Alemanha. Suas composições de câmara e sinfônicas têm sido apresentadas em centros musicais no Brasil, na América do Norte (Canadá,
EUA e México) e na Europa (Espanha, Suíça, Itália, França e Alemanha). 

É parecerista da FAPESP.

Banda Sinfônica – Videoconferência 08 junho