O Programa de Pós-graduação irá promover, entre os dia s 7 e 11 de junho, um congresso virtual sobre música e retórica com vasta programação acadêmica e artística.

Inscrição para os interessados no período de 31/05 a 6/6.
 

Musica Poetica é uma expressão que faz referência direta à importância dos conceitos, termos e estratégias de persuasão da retórica clássica histórica e sistematicamente aplicados à música.  
A nova linguagem musical criada no Barroco, a monodia acompanhada, surgiu do anseio de expressar toda a gama dos afetos humanos – sobretudo, de acordo com Manfred Bukofzer, as paixões violentas. 
Nesse contexto, a seconda pratica, como a monodia foi batizada por Claudio Monteverdi (1567-1643), se apropriou do Docere, delectare et movere (ensinar, agradar e persuadir) criando suas próprias figuras retóricas a partir do modelo da retórica literária. 
Apesar de estar fortemente ligada ao Barroco, podemos afirmar, baseados em Walter Ong, que a cultura ocidental no tocante às suas manifestações intelectuais e acadêmicas pode ser descrita como uma cultura retórica, ao menos até a revolução industrial e o advento do romantismo. 
Como, no entanto, a monodia sobrevive até nossos dias permanece o uso de estratégias retórico afetivas similares ao Barroco, como é possível perceber na canção popular. 
O Congresso Musica Poetica ilustrará esse maravilhoso diálogo entre música, literatura e sociedade, num evento aberto ao público, com concertos, conferências e comunicações de pesquisadores consagrados, artistas brasileiros e estrangeiros, envolvendo também estudantes de pós-graduação e graduação.

I CONGRESSO MUSICA POETICA