Setores Administrativos/Acadêmicos
Alberto Silva – Assistente em Administração – (Almoxarifado)
Tel: (31) 3409-4705
E-mails:
salmox@musica.ufmg.br – almoxarifado
spatri@musica.ufmg.br – Patrimônio
Atribuições: Almoxarifado e Patrimônio (RECEBIMENTO, REGISTRO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE)
Receber, conferir, armazenar e registrar os materiais de consumo e permanentes adquiridos de acordo com o documento de compra (Nota de Empenho e Nota Fiscal) ou equivalentes e buscar o ateste;
Classificar contabilmente os produtos com carimbo específico conforme plano de contas nacional;
Encaminhar as notas fiscais devidamente lançadas e carimbadas, juntamente com as solicitações de pagamento para a Contabilidade, Compras e arquivar uma cópia no setor;
Efetuar o registro no Sistema de Informações Patrimoniais das notas fiscais atestadas bem como outras informações necessárias para a incorporação dos materiais permanentes adquiridos pela Escola de Música;
Estruturar procedimentos relativos a estoques, programação de aquisição e fornecimento de material de consumo;
Distribuir os materiais de consumo conforme necessidade dos setores e departamentos da Escola de Música e preservar a qualidade e as quantidades dos materiais estocados;
Administrar a necessidade de reposição do estoque dos materiais de consumo e solicitar sua aquisição;
Emitir relatório contábil mensal dos materiais de consumo;
Viabilizar o inventário anual dos materiais estocados;
Emitir os termos de responsabilidade e gerar as etiquetas de numeração do patrimônio, efetuando sua fixação nos materiais adquiridos pela Escola de Música;
Organizar a distribuição conforme os termos de responsabilidade/transferência e coletar a assinatura, bem como acompanhar o retorno dos documentos dos materiais dos campi;
Acompanhar as movimentações físicas, efetuar as movimentações dos bens permanentes no sistema, emitir os termos de transferência e coletar as assinaturas;
Programar e organizar a movimentação dos bens, conforme solicitações;
Realizar os inventários periódicos previstos na I.N nº 205/88/SEDAP/PR e proceder ao tratamento das informações obtidas nos inventários anuais da Reitoria;
Fiscalizar o cumprimento das Instruções Normativas referentes à gestão patrimonial e demais disposições legais que forem pertinentes aos materiais permanentes.
Manter a organização das áreas de recebimento, conferência e armazenagem do depósito, atendendo às normas legais e instruções dos fornecedores, zelando pela limpeza e conservação.
Horário de Funcionamento: 08: 00 às 22: 00 horas.
Técnico responsável:
Leonardo Pires Rosse
Tel: (31) 3409.4725
E-mail: audiovisual@musica.ufmg.br
Atribuições: Produção de conteúdo audiovisual desde a gravação, edição e publicação de áudios e vídeos relacionados aos eventos da Escola de Música da UFMG.
Biblioteca Professor Flausino Vale
Endereço: Escola de Música
Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha, 31270-901, Belo Horizonte/MG
Tel:
E-mail: bib@musica.ufmg.br
Descrição:
A Biblioteca Flausino Vale reúne em seu acervo materiais especiais como partituras musicais, cd’s, discos vinil, fitas de vídeo, além de monografias, dissertações, teses, folhetos e periódicos específicos de música.
É a única Biblioteca do Estado de Minas Gerais, aberta ao público, a abrigar um acervo específico de obras musicais, tornando-se referência na área. Também oferece aos seus usuários os seguintes serviços:
Bibliotecários:
Carolina Carvalho Andrade Pereira – carolcristhie@ufmg.br
Elizabeth Almeida Rolim – elizabethrolim@ufmg.br
Felipe Lopes Alves – felipelalves@ufmg.br – Coordenador
Rachel Mariana Mateus de Oliveira – racheloliveira@ufmg.br
Assistente em Administração:
Marilene Costa – mcosta@ufmg.br
Links:
· Fundação Biblioteca Nacional – https://www.bn.gov.br/
· Biblioteca Digital de Teses e Dissertações IBICT– http://bdtd.ibict.br
· Portal de Periódicos Capes – https://www.periodicos.capes.gov.br/
· Biblioteca Universitária da UFMG – www.bu.ufmg.br
Renovação de empréstimos: https://catalogobiblioteca.ufmg.br
· Revista Per Musi – http://www.musica.ufmg.br/permusi
· Resgate da Canção Brasileira– https://www.grude.ufmg.br/cancaobrasileira
· Selo minas de Som – http://www.musica.ufmg.br/selominasdesom/
· Dicionário Cravo Albin – http://dicionariompb.com.br/
· Rede Social (Instagram) – https://instagram.com/bibliotecamusicaufmg?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Resoluções:
Cadastramento para uso dos computadores
RESOLUÇÃO Nº 1, DE 04 DE AGOSTO DE 2022 – Regulamenta o uso de equipamento de mídia (vitrola multifuncional) localizado na Biblioteca Flausino Vale (Leia a Resolução)
Plano de Contingência – (Clique aqui para abrir o arquivo)
Coordenador: Prof. Marcos Flávio Aguiar
Subcoordenador: Cléber José Bernardes Alves
Pessoal:
Ana Paula Rinuphi Pereira – Técnico Administrativo
Contatos:
(31) 3409-4715
E-mail: cenex@musica.ufmg.br
Horário de Funcionamento:
08:00 às 12:00, 14:00 às 16:0
Coordenador: Prof. Jessé Máximo Pereira
jmpviola@yahoo.com.br
Sub-Coordenadora: Profa. Stefanie Grace Azevedo de Freitas
freitas.stefanie@gmail.com
Vigência: 12/03/2021 – 11/03/2023
Pessoal:
Andréa Corrêa e Silva – Secretária Executiva
Alan Antunes – Técnico em administração
Contato: colgradmus@musica.ufmg.br
Tel: 3409-4716
Links:
COPEVE – Comissão Permanente do Vestibular
Coordenação
Coordenadora
Profa. Helena Lopes da Silva
Subcoordenador
Prof. Igor Leão Maia
Membros do Colegiado
Prof. Fausto Borém de Oliveira – representante da linha Performance Musical
Prof. José Henrique Padovani Velloso – representante da linha Processos Analíticos e Criativos
Profa. Helena Lopes da Silva – representante da linha Educação Musical
Prof. Sérgio Freire Garcia – representante da linha Sonologia
Aline Parreiras Gonçalves – representante discente
Secretaria
Geralda Martins Moreira – Secretária
Ariálisson de Freitas – Secretário Executivo
Contato: ppgmus@musica.ufmg.br
Tel: 3409-4717 | 3409-4747
Horário de atendimento da secretaria: 08:00 às 16:00 horas.
Paulo Henrique Pio de Oliveira – Assistente em Administração
Vitória Ventura – Estagiária
Tel: (31) 3409.4718
E-mail: divulga@musica.ufmg.br
Horário de Funcionamento:
07:00 às 17:00
Atribuições: Gerenciar e promover a comunicação interna e externa da instituição, estabelecendo uma conexão efetiva com seu público-alvo, Elaborar estratégias de comunicação para transmitir a missão, visão e valores da escola, bem como promover suas atividades e eventos, gestão dos canais de comunicação da instituição, como o site oficial, redes sociais, boletins informativos, murais internos, entre outros. Eles garantem que esses canais estejam atualizados, relevantes e alinhados com a identidade e objetivos da Escola de Música, Produzir conteúdos e desenvolver materiais como notícias, artigos, entrevistas, vídeos, fotos e outros recursos que informam e engajam o público, destacando as realizações, projetos, eventos e oportunidades da Escola de Música, manter um relacionamento próximo com veículos de comunicação, respondendo a consultas, fornecendo informações e divulgando as atividades da escola por meio de releases e notas à imprensa. Eles também podem coordenar entrevistas e eventos de mídia, oferecer assessoria de comunicação interna e externa, apoiando outros setores da instituição na elaboração de comunicados, materiais promocionais e estratégias de divulgação, organizar e promover eventos institucionais da Escola de Música, como concertos, recitais, palestras, simpósios e workshops. Eles cuidam dos aspectos de comunicação relacionados a esses eventos, como divulgação, convites e cobertura midiática.
É diretamente ligado a Diretoria.
Francisco de Assis Caldas – Técnico em Contabilidade
Fernando Henrique França Becho Freitas – Assistente Administrativo
Tel: (31) 3409.4714
E-mail: scontab@musica.ufmg.br
Atribuições: O Setor é responsável pela administração dos recursos financeiros que a Unidade recebe do Tesouro nacional e outras fontes. Entre outras atribuições, destacam-se:
- Registrar empenho no Sistema Integrado Administração Financeira — SIAFI;
- Efetuar pagamentos;
- Receber a documentação para pagamento;
- Gerenciar o setor;
- Assessorar setores da Unidade;
- Atender ao público em geral
__________________________________________________________
transparência nos pagamentos:
__________________________________________________________
Quadro de Funcionários:
Francisco de Assis Caldas
facaldas@musica.ufmg.br
Fernando Henrique França Becho Freitas
fernandofreitas@musica.ufmg.br
Subchefe: Fernando Araújo de Paula
Secretária: Poliane Pereira Paulino
Pianistas Acompanhadores:
Heron Alvin Moreira
Robério Molinari Neves
Wagner Sander Delmondes
Contatos:
Email: dinc@musica.ufmg.br
Tel:(31) 3409-4706
O Departamento de Instrumentos e Canto (INC) tem presença marcante nos níveis de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola de Música da UFMG. Oferece atividades acadêmicas para a graduação e para a pós-graduação, nas áreas de Performance Musical, Musicoterapia e Música Popular. Os docentes do INC desenvolvem trabalhos de pesquisa e orientam alunos em linhas e projetos que exploram as interfaces da Performance Musical com Musicologia, Composição, Análise, Sonologia e Educação.
Mais recentemente, com a criação da habilitação em Musicoterapia e em Música Popular no currículo de graduação, o INC alargou seu campo de reflexão também para essas áreas.
O INC tem uma forte aptidão para realização de projetos de Extensão que, ao longo do tempo, testemunham a crescente participação de docentes e discentes no cenário musical e cultural de Belo Horizonte.
Entre as principais ações de Extensão promovidas por docentes do INC em funcionamento na EMUFMG estão a série de palestras e concertos VivaMúsica! A Big Band, a Banda Sinfônica, a Orquestra Sinfônica, o Coral de Trombones, o Grupo de Percussão e o programa interdepartamental Núcleo de Educação Musical e Cultura, que evidenciam a integração tanto com a universidade quanto com a comunidade externa.
Subchefe: Prof. Arnon Sávio Reis de Oliveira
Secretário: Antônio Marcos de Sousa Barbosa Miranda
Contatos:
E-mail: tgm@musica.ufmg.br
Tel: (31) 3409-4707
Diretoria Executiva
Período de vigência: maio de 2021 a março de 2022
Presidente: Núbia Eunice Viana Ferreira
Vice-presidente: Leandro Fernandes Martins
Tesoureiro: Paulo Augusto Mendes Porto
Secretário: Aurélio Luís Bernardes de Carvalho
Setor de Divulgação
Núbia Eunice Viana Ferreira
Marina Leite Lopes
Setor de Eventos
Marina Leite Lopes
Setor de Recepção e Orientação de Calouros
Aurélio Luís Bernardes de Carvalho
Leandro Fernandes Martins
Setor de Assuntos Discentes e Direitos Humanos
Mariana Malloy Mota de Oliveira
Contato: da@musica.ufmg.br
Gestor Administrativo: Marco Aurélio
Tel: 3409-4738
E-mail: marco@musica.ufmg.br
Gestora Administrativa: Sandra Pugliese Vieira
Tel: 3409-4710
E-mail: sandrapugliese.musica@gmail.com
Horário de Funcionamento:
07:00 às 16:00
Técnicos responsáveis:
Kennedy Fontana
Wilson Sant’ Anna
E-mail: suporte@musica.ufmg.br
Tel: (31) 3409-4711
Atribuições: O Setor é responsável pelo controle da rede de informática da Escola de Música. Entre outras atribuições, destacam-se:
Configuração de máquinas e instalação de aplicativos; Controle da Sala de Microcomputadores;
Controle dos Serviços de Rede:
. Servidor de arquivos
. Servidor de páginas Web
Coordenador: Prof. Jessé Máximo Pereira
jmpviola@yahoo.com.br
Sub-coordenadora: Profa. Stefanie Grace Azevedo de Freitas
freitas.stefanie@gmail.com
Vigência: 12/03/2021 – 11/03/2023
Pessoal:
Marco Aurélio Zambalde – Assistente Administrativo
Ícaro Luiz Rodrigues de Melo – Assistente Administrativo
E-mail: sensino@musica.ufmg.br
Tel: (31) 3409-4704
Atribuições: O setor é responsável pelo controle da vida acadêmica dos estudantes de graduação, ou seja, controlar matrícula, expedir atestados, expedir certidões e declarações, monitorar o rendimento dos alunos nas disciplinas lançando notas no sistema acadêmico.
Talita Soares dos Santos – Assistente Administrativo
E-mail: spessoal@musica.ufmg.br
Tel: (31) 3409.4708
Horário de Funcionamento: 07:00 às 16:00.
Atribuições:
Secretária Geral: Aline Kellen de Araújo Coelho
Tel: 3409-4702
E-mail: secrgeral@musica.ufmg.br
Secretária da Diretoria: Claudia Mendonça Navarro Penna
Tel: 3409-4726
E-mail: diretor@musica.ufmg.br
Bárbara Lemos – Assistente em Administração
Tel: 3409-4726
Assistente em Administração: Bárbara Lemos
Tel: 3409-3913
A Secretaria Geral é o setor responsável pela condução dos encaminhamentos da Diretoria da Escola de Música, auxilia na elaboração dos documentos oficiais, tais como: ofícios, editais, portaria e pelo gerenciamento de correspondências enviadas e recebidas pela Diretoria.
Dentre várias atividades desenvolvidas, a Secretaria Geral é responsável por assessorar a Diretoria e a Congregação preparando pautas, redigindo atas, encaminhando as deliberações, além de assessorar as comissões designadas pela Diretoria e Congregação, os processos administrativos e os eventos ligados à Congregação.
A Secretaria também é responsável por processos eleitorais no âmbito da Unidade e por atender alunos, funcionários e professores, orientando-os de acordo com o regimento interno e resoluções da Unidade.
Principais atividades desenvolvidas:
– Secretariar reuniões da Congregação;
– Redigir portarias e editais conforme legislação vigente;
–Realizar as inscrições e as convocações dos candidatos e da banca dos concursos para a carreira de magistério de professores efetivos;
– Garantir o correto arquivamento de documentos do setor;
– Organizar a cerimônia de Colação de Grau oficial dos formandos da Escola de Música;
– Receber e encaminhar processos de estágio probatório de docente;
– Realizar o procedimento dos processos de progressão e promoção da carreira docente;
– Controle da agenda do Diretor e Vice-Diretor;
– Atendimento ao público;
– Assessorar a Diretoria nas questões administrativas da Unidade;
– Coordenar e averiguar a execução das demais atividades do setor.
Jander Rodrigues – Assistente Administrativo (Serviços Gerais)
Sérgio Araújo – Assistente Administrativo (Serviços Gerais)
Ronaldo Marcio – Assistente Administrativo (Agente de Compras)
Tel: (31) 3409-4725
E-mail: sgerais@musica.ufmg.br
O Setor de Serviços Gerais é responsável pelo gerenciamento da Infraestrutura da Ecola de Música, entre outras atribuições destacam-se:
- Manutenção predial
- Serviços de limpeza
- Serviços de portaria
- Organização das áreas de uso comum
- Transporte utilizado pela Unidade.
- Envio de materiais pelo correio
- Suporte à organização de eventos